Aquele anime que eu podia ter pulado e ter ido ver coisa melhor.

Aquele anime que eu podia ter pulado e ter ido ver coisa melhor.

SINOPSE: A arremessadora Takeda Yomi, não conseguiu completar seu objetivo durante o fundamental em aperfeiçoar sua “arma secreta”. Agora no ensino médio, ela tem a chance de poder jogar beisebol com todo seu potencial, junto com sua amiga de infância, Yamazaki Tamaki, que consegue pegar todas as bolas que arremessam a ela.

Andar no seguro, nem sempre é uma boa

Na própria sinopse, o anime não esconde o que vai ser. Será aquele clássico anime de esporte, onde teremos intrigas internas, rivais poderosos, inimigos excêntricos, torneios, sonho de ser o melhor do Japão (se ainda tem tempo, do mundo quem sabe), protagonista com uma habilidade oculta ou inusitada…é quase um checklist do que se deve fazer para o básico de uma história com a temática voltada para o esporte.

E não foi diferente aqui em Tamayomi na sua estreia. Tudo o que você possa imaginar de começo de narrativa da maioria dos animes de beisebol, aconteceu aqui. Protagonista que treinou duro em um atributo, conseguiu a skill no máximo extrapolando o senso comum, quase virando um super poder adquirido; amiga de infância que reaparece na mesma escola da protagonista, reacendendo a paixão dela por beisebol; a personagem principal ter um trauma na infância que serve como obstáculo mental, travando seu potencial; personagem avoada que quer iniciar um clube de beisebol; a superação do conflito inicial e o convite para formarem um time competitivo. Em um parágrafo, eu resumi o que aconteceu nesse episódio sem nenhuma dificuldade ou de forma incompleta. A história é mega simples e costumeira para animes do gênero. São diversos clichês sendo mostrados, que eu fiquei entediado nos primeiros 5 minutos de Tamayomi.

Diferente de outros animes que eu já fiz review ou comentei aqui no blog, Tamayomi não é horroroso ou que não seja possível de se assistir. Ele só é MAIS UM. Vou salientar que não conheço o original e que todas as impressões são dessa estreia. Não sei se melhora mais para frente (igual a Reborn) ou se fica pior daqui a alguns episódios. O que eu vi foi um anime que não me prendeu a atenção em nenhum momento, e que eu fiquei com a sensação que poderia ter visto algo melhor no lugar. Nem as personagens achei carismáticas ou interessantes. Todas parecem engessadas em seus arquétipos, dificultando minha empatia com qualquer uma delas. Nem os problemas da protagonista eu me importei, o que é um problema para mim. Preciso de alguma identificação com alguém para me sensibilizar com a situação mostrada, coisa que não ocorreu aqui.

Em relação a produção, o estúdio parece que vai pesar muito nessa adaptação. A animação está no LIMITE DO LIMITE da econômica, quase feia de doer. Nesse primeiro episódio não mostrou inconsistência ou animações distorcidas. No entanto, pelo que foi exibido aqui, é um pulo para a desgraça completa nos quesitos técnicos. Além de suas limitações, as escolhas dos designs não foram legais. Tudo era genérico, sem vida, que aparenta que todos os personagens foram pegos de algum outro anime qualquer da década passada. As cores lavadas, a falta de personalidade e de criatividade, prejudicou ainda mais algo que já não andava bem das pernas. A trilha sonora é esquecível. Mesmo a fotografia tendo bons momentos isolados, a direção é medíocre. Nos quesitos mais relacionados a produção, o anime derraba bonito.

Recomendo?

Se você tiver assistido pouco anime de esporte e é o seu gênero preferido, Tamayomi pode ser uma boa escolha e que se torne relevante para ti de alguma forma. Agora, se você viu centenas de animes, ou até já está saturado com certas convenções das animações voltadas ao beisebol, talvez seja uma boa você escolher uma outra opção para assistir nessa temporada.

2 thoughts on “Tamayomi #1 – Primeiras Impressões

Deixe um comentário