Esse anime é SENSACIONAL.

Esse anime é SENSACIONAL.

Sinopse: A obra conta a história de Sugimoto, um combatente que sobreviveu a guerra russo-japonesa, que ocorreu em Hokkaido, ao norte do Japão. Levando o apelido de “O invencível Sugimoto” o protagonista parte na corrida do ouro em busca de ajudar a esposa viúva de seu amigo de guerra, que havia falecido em combate. Durante uma viagem em busca do ouro, ele encontra uma pista para o esconderijo de um grupo de ladrões. Acompanhado de Ainu, uma garota que havia salvo sua vida, uma vez que não era acostumado ao brusco tempo que havia lá, eles correm contra o tempo para sobreviverem aos tais criminosos.”

Golden Kamuy sempre foi aquela obra que não atraiu tanta atenção aqui no ocidente, graças o pessoal ter tido um choque de ver um urso HORROROSO EM CG na estreia da primeira temporada. Diversas pessoas desistiram do anime ali, não acompanhando o restante da jornada dos protagonistas em busca do lendário tesouro perdido de um grande bandido. Eu sou daqueles que ainda insiste em alguma obra, mesmo com uma animação feia, desde que sua história valha muito a pena. E posso dizer que não arrependi da minha decisão de ter continuado a assistir essa adaptação.

Não estou dizendo que o enredo seja algo fabuloso ou inovador, pois temos diversos filmes americanos que apresentam essa trama familiar, de alguém famoso no passado escondeu diversas riquezas impossíveis de serem cogitadas. Então temos um heist movie dos clássicos em que diferentes grupos de distintos interesses tem o objetivo em comum de achar algo muito valioso. E eu posso dizer que o elenco de Golden Kamuy é fabuloso. São tantos personagens dos mais variados possíveis, com muita presença, marcantes e carismáticos dos seus jeitos de serem. Normalmente eu reclamo da subutilização de parte do cast em que o roteiro ignora ou esquece de vários personagens enquanto a narrativa prossegue, graças ao inchaço do elenco e da incapacidade do autor de se controlar em não sair criando personagens a torto e a direito. Graças a Deus isso não acontece aqui, visto que todos têm um objetivo de existir naquele mundo. Mesmo o figurante ou barman careca não estão ali de graça. Se alguém está naquele local e tem alguma fala, certamente terá alguma serventia para que o enredo prossiga para o próximo ponto. Poucos animes conseguem fazer esse aspecto com tanta maestria. Até eu que não consigo lembrar os nomes de personagens dos animes que ando assistindo, reconheço tal pessoa ao bater o olho (também graças aos designs únicos de todos presentes no anime) e que fez tal coisa nas temporadas passadas, sem grandes dificuldades. Um mérito a ser exaltado aqui.

Obviamente não podia ser diferente na estreia dessa temporada. Tivemos mais de 30 personagens aparecendo nesse episódio e consegui lembrar de tudo o que fizeram nas outras seasons de forma bem natural, tendo agora o contexto do que já aconteceu até aquele momento e o alinhamento de cada um. Olha que demorou mais de 2 anos entre as temporadas e ainda recordo de tudo, coisa que por exemplo não acontecia em SAO, que fez mais de 50 episódios e eu esquecia totalmente da existência de algum personagem de uma semana para outra. Isso mostra de como o roteiro de Golden Kamuy soube executar com excelência essa parte de estabelecer seus personagens para serem recordados de alguma forma para o espectador.

A direção continua muito boa em adaptar de forma suave tanto material sem aparecer que está apressado. A edição é outro ponto alto, fazendo cortes rápidos entre núcleos diferentes de um jeito natural, não sendo abrupto nas transições de cenários e assuntos. Esses dois aspectos juntos, resultam em um episódio tão gostoso de acompanhar, que nem vi que tinham passados os 20 minutos de duração, só caindo para a realidade quando os créditos começam a subir. Eu consigo ficar totalmente imerso com muita facilidade em Golden Kamuy. Agora quanto ao aspecto técnico da animação, realmente o anime deixa a desejar, apesar da estreia ter entregado alguns cortes muito bem produzidos e animados. Não vai ser uma constante, entretanto, nesse retorno, a produção deu uma caprichada.

Só que o destaque fica para a comédia. Nesse primeiro episódio da 3° temporada, o timing cômico está mais afiado que nunca. Todas as piadas funcionam e de várias maneiras possíveis. Como todas as situações são bizarras, malucas e imprevisíveis, o teu riso vai vim naquela mistura de engraçado e susto com o que está sendo exibido. Definitivamente a comédia não é para qualquer um, visto que fica bem na divisa da comédia pastelão/maluca/nonsense, com uma parada cômica e situacional com diversos clichês. Quando o Sugimoto sai perguntando para todos quem viu a Asirpa por aí, mas mostra por engano uma foto sensual do Genjirou, tendo uma reação de aprovação de um dos interrogados, gera uma gargalhada inesperada ligando a um fato que ocorreu nas outras seasons. Também temos que citar que o anime brinca mais com a sexualização dos personagens masculinos em vez dos femininos. Na real, tirando alguns comentários feitos por algum personagem ignorante de intelecto, quase não temos uma objetificação das mulheres aqui. Toda a comédia nesse sentido é mais de ‘erotizar’ um homem musculoso do que um corpo feminino e levando em conta a nossa época, é um motivo de elogio, infelizmente (gostaria que em um futuro próximo, essa mentalidade vire recorrente em vez de ser algo ocasional ou só na pura sorte).

Quanto a história do tesouro, tivemos muita progressão nessa parte, porque a cada pista achada, mais pessoas interessadas nessa fortuna aparece no meio dessa confusão. Não podemos esquecer que os protagonistas ainda não têm o conhecimento das peles falsas ou identificar sua veracidade para montar o mapa que mostra o destino final. Eu sei que essa parte da história é só uma desculpa para termos todos os conflitos dos personagens, mas estou genuinamente curioso de quem vai achar e o que tem lá no local prometido.

Vale a pena assistir?

OH se vale! Quem ainda não viu as primeiras temporadas, aproveitem esse começo da terceira para dar uma maratonada nas anteriores e acompanhar Asirpa & CIA nessa aventura sem destino certo pare encontrar e solucionar esse mistério do tesouro. E se você foi um daqueles que desistiu do anime por causa do urso feio para cacete, não se preocupe, porque quase não aparece animais depois e melhora o CG como todo nos episódios seguintes. Então não se preocupem, porque Golden Kamuy vale muito a pena ser visto.

1 thought on “Golden Kamuy 3rd Season #1 – Primeiras Impressões

Deixe um comentário