20250724_1050115696527565062809284
BL que se passa na Era Bunsei termina após mais de 10 anos de publicação.

É meio-dia do dia 24 de Julho no Brasil e assim, já passa de meia-noite no Japão (dia 25, portanto) e esse dia marca o lançamento do último capítulo de “Momo to Manji” (百と卍) no Japão. O mangá BL escrito e ilustrado pela Sakura Sawa está encerrando no capítulo 48, no volume 77 da onBLUE, após mais de 10 anos de publicação na revista.

Capa do volume 77 da onBLUE
Capa do último capítulo de “Momo to Manji”
Uma das páginas do último capítulo de “Momo to Manji”

“Momo to Manji” (百と卍) é escrito e ilustrado pela Sakura Sawa. O mangá começou a ser publicado em Maio de 2015 na revista onBLUE, prestigiada revista BL da editora Shodensha. O mangá conta com 6 volumes lançados atualmente (o 6º saiu em Maio de 2024) e o mangá deve se encerrar com 7 volumes no total. O 7º volume está previsto para 25 de Setembro. A série conta com mais de 600 mil cópias em circulação no Japão.

Em 25 de Setembro, também será lançado “Sakura Sawa Gashuu Matoi – Matouhi –”, um artbook reunindo artes da autora. O artbook será lançado pela Shodensha e celebra o 15º ano de aniversário de carreira da Sakura Sawa. Ele tem pouco mais de 100 páginas. Em 24 de Setembro, também será lançado um “Livro de Entrevistas com Sakura Sawa”, um livro de 300 páginas (publicado pela Film Art Inc.) que reúne entrevistas e histórias que a autora tem para contar em relação à “Momo to Manji” e outras obras da autora. Nenhum desses trabalhos possui capa divulgada.

A Sakura Sawa é formada pela Universidade de Artes de Kyoto e debutou a carreira no final dos anos 2010 com o mangá “Tousei Ukiyoe Ruikou: Nekojita Gokoro mo Koi no Uchi” (editora Fusion Product). O interesse dela pelo Período Edo começou quando ela viu o drama “Shinsengumi!“, exibido entre Janeiro e Dezembro de 2004. Ela lançou sua primeira série em 2010 com “Kabuki Iza“, mangá em 4 volumes publicado nas revistas Fellows! e Harta, da editora Enterbrain. Ela se consagra como uma grande figura do mangá com “Momo to Manji” a partir de 2015. Em 2020, a autora começou a publicar na fromRED (Shu Cream) “Junshin, Hisashikarazu“, outro mangá que se passa no Período Edo, mas até o momento, ela só publicou 1 capítulo (a época do lançamento, a fromRED estava bem no comecinho da sua existência).

Sinopse da obra: “Na segunda metade da Era Bunsei (começo do século XIX), o músico errante Manji acolhe o ex-kagema Momo. No abraço feroz e apaixonado de Manji, Momo finalmente entende como é ser um amante em pé de igualdade com seu parceiro e tudo isso parece um sonho!
Com um amor ao seu lado e o resto de suas vidas se estendendo além deles, será que algum dia ele se acostumará a ser tão feliz?”

Deixe um comentário