Isso vai ser a pura decadência (creio eu)...

Isso vai ser a pura decadência (creio eu)…

Olá pessoas! Este é meu primeiro post solo comentando algum anime da temporada e confesso que gostaria de começar minhas de impressões com “Runway de Waratte” (ASSISTAM!!! ESTREIA DIA 10). Todavia, como nem tudo nessa vida é como gostaríamos, vamos começar as impressões com “Murenase! Seton Gakuen”. E para variar no meu “histórico” de animes, adivinhem? Esse é mais um anime “duvidoso”. Acredito que já deve haver pessoas achando que sou masoquista… MAS EU NÃO SOU!!! Talvez um pouco… Enfim, vamos ao episódio.

Atualização dia 04/05/2020: saiu a review do anime, só ir nesse link para ler ^^.

Sinopse: ““Sobrevivência de comédia romântica com animais mais aptos” acontece em uma escola de animais, onde os currículos dos alunos se concentram na ideia de “sobrevivência dos mais aptos”. O humano solitário (que odeia animais) e a garota lobo solitária da classe se encontram e, suas vidas absurdas na academia começam.”

  • Impressões do episódio:

Já começo dizendo que o anime, em grande parte não me agradou. A começar pelo narrador presente no decorrer desse episódio (e espero que tenha sido só nesse episódio) que é muito irritante. Eu entendo a função dele de te situar no mundo, porém Seton Gakuen não acerta muito bem ao colocar a narração. Um outro anime que utiliza um narrador e que eu acho muito bem usado é “Kaguya-sama: Love is War”. Ali o narrador é usado pontualmente, em momentos apropriados, dizendo apenas o necessário. Já em Seton Gakuen, isso não ocorre muito bem. O narrador diz coisas que são muito desnecessárias, que facilmente poderiam ser notadas sem serem verbalizadas, ou encaixadas em algum pensamento ou diálogo entre os personagens, por exemplo. Em uma cena é narrada a seguinte frase: “Ele odeia animais.”. Para quê? Essa frase poderia ser apenas um pensamento do Mazama ou poderia ser um pensamento mais ou menos assim: “Eu odeio esses animais”. Para dizer a verdade, isso nem precisa ser verbalizado. As ações e expressões do Mazama dizem isso por si mesmo, sem precisar de qualquer fala.

Eu vi pessoas comentando no Twitter sobre o anime ser educativo. Em partes, eu concordo. Há duas cenas que destaco que eu realmente acho que contenham esse aspecto. Uma delas sendo relacionada à comida e como os animais se portam diante de um “inimigo” (vale dizer que nessa cena o narrador é bem usado). E a outra cena em questão é que o Mazama cita a árvore filogenética (ele não cita o termo “árvore filogenética” em si, vocês entenderam, eu acho…) da zebra e, diz que seu parente mais próximo não é o cavalo e sim, o asno. Isso é uma é uma forma interessante de se usar biologia e que eu gostei bastante.

Foi isso que consegui ver de educativo. Porém, o que vem após essas cenas acaba ofuscando esse teor educativo que eu gostei muito e é ali que mora o perigo. Com “perigo” eu me refiro ao tom de comédia que o anime traz/pode trazer no futuro. Explico: depois dessa cena que eu mencionei no parágrafo acima, o protagonista agarra a garota zebra, levanta a saia dela para mostrar o rabo dela e assim, provar o que ele afirmou, o que não faz muito sentido, visto que ela não deve ser a única zebra na escola. Eles já deveriam saber disso e os alunos devem estudar anatomia e a própria árvore filogenética… É, essa cena está ali por estar. Enfim, o cara assediou ela e tudo passou como se fosse uma piada qualquer.

Outra cena um tanto semelhante e essa ocorre mais ao final desse episódio. Na cena em questão, um grupo de ursos atacam a Ranka (a loba para quem não se lembra) e a humana sem sal, também chamada de Hino Hitomi. A Hino acaba sendo pega por esses ursos e bom, a cena disso são os ursos enfiando as patas por debaixo das roupas dela. E claro, temos a típica cena da donzela em perigo que o protagonista brota para salva-lá (s).

Ao final desse conflito temos uma cena que dá a entender que a Ranka vai ser submissa ao protagonista e não só ela, teremos harem pelo que a OP indica (eu mereço). Por que eu digo isso? Bom, no começo do episódio a Ranka que chama o Mazama para fazer parte da matilha dela e, no fim das contas, ela que faz o “ritual” para entrar na matilha dele e o narrador até fala de submissão ao alfa. Ou seja, ela vai estar abaixo dele… Mas isso não chega a ser uma surpresa total, já que o “Gênio do Youtube de Animes brasileiro” adora o mangá e em um de seus vídeos ele fala sobre como o protagonista é politicamente incorreto, como tem “piadas erradas”, entre outros causos. Ou seja, MUITO MAU SINAL!

Por fim, eu gostaria de abordar dois temas, sendo o primeiro o design dos personagens. Eu até cheguei a ver alguém comentar sobre isso, mas se formos reparar nos alunos da escola, podemos ver que os alunos homens são todos bem diversificados e alguns chegando a serem animais mesmo. Já com as garotas, isso não acontece. Todas têm apenas rabos e orelhas de animais. Isso talvez mostre um pouco para onde o anime vai querer ir. Pense nas garotas como sendo um fetiche para macho…

O segundo ponto é o ritmo do episódio que é muito ruim. Acontece tantas coisas nesse episódio que ele poderia facilmente distribuir os acontecimentos em 3 episódios e trabalhar/desenvolver muito melhor cada um dos ocorridos. Acontece tanta coisa que não dá tempo de respirar, o que também atrapalha na hora de simpatizar com os personagens. A personagem que melhor deu para desenvolver carisma foi a Ranka, mas o que ajudou e muito é a dubladora dela, que é a mesma da Hanako-san de Asobi Asobase. Mas só por isso mesmo.

  • Conclusão:

Se alguém for continuar, então vamos seguir acompanhando, tem potencial para ser MARAVILHOSO!!! (PS: isso é sarcasmo.)

O tweet acima é o que citei no post :).

8 thoughts on “Murenase! Seton Gakuen #1 – Impressões

  1. Ótimo texto, análise muito coerente! E assim como eu, acha que o cara do intoxi anime fala bastante merda kkkkj
    Vou passar a acompanhar seus posts, tá de parabéns, cara 🙂

  2. Análise muito boa, bem completa e coerente como sempre. Só acho desnecessário essas indiretas a outros “comentadores de anime” , isso é um comportamento bem infantil a minha opinião ( coisa que ate mesmo essa outra pessoa faz o tempo inteiro também) , essa rixinha entre os dois é bem irritante as vezes ,eu só quero saber do anime e seria bacana uma review que falasse exclusivamente do Anime. Me desculpe se eu te ofendi , não foi meu objetivo, e mesmo que você responda esse comentário sarcástica, me zoe e ate mesmo me ignore, saiba que continuarem acompanhando seus posts , no final val muito a pena, obrigado.
    ( nesse anime em específico fiquei bem triste pq tinha visto o ep antes de ler a review e tinha gastado muito , e agora me sinto super burro por ter gostado do narrador explicando as coisas )

    1. Que isso cara, nunca que faria isso. Críticas construtivas são sempre muito bem vindas ^^. Levarei isso à diante para os próximos, como você mesmo disse, o outro lá vive fazendo isso também. Agradeço por nos acompanhar, estamos aqui para ouvir e aprender com os erros, se erramos, admitiremos isso. Obrigado pelo feedback :). Mais uma vez, obrigado por ler e nos acompanhar e não se sinta burro hahahaha, acontece, eu mesmo vivo achando certas coisas legais e só percebo que não é bem assim quando debato com alguém (geralmente com nosso redator Rub), é normal isso ^^.

  3. Eu gosto do Marco só quando trata de assuntos objetivos. Quando ele comenta ou tenta fazer algum tipo de review, a percepção exibida fica muito distorcida porque ele tem baixa variedade de géneros. Ele é o cara mais mainstream em matéria de animes desses grandes YouTubers brasileiros.

Deixe um comentário