A síntese total da ruindade da animação japonesa.

A síntese total da ruindade da animação japonesa

SINOPSE: se passa em mundo semelhante a um jogo de MMOPRG, em que o Minato é convidado a ser presidente de uma empresa que gerencia uma equipe de exploração de RAIDS em mundos paralelos, com a finalidade de salvar a empresa da falência.

Eu não sei vocês, mas eu custei para terminar esse anime, PUTA MERDA. E olha que eu tenho uma porrada de coisas do que odiei nessa estreia. Vou começar pelo design GENÉRICO dos personagens. Logo de cara que vi, lembrei de OREIMO (Ore no Imōto ga Konna ni Kawaii Wake ga Nai). Se você viu esse anime, com certeza você vai ter um Déjà Vu ao bater o olho nesse anime (pesquisando aqui, a pessoa responsável pelo Character Design de Oreimo é o mesmo desse anime. Está explicado agora essas coincidências). Como Oreimo não é daqueles animes que você adora ao assistir, veio logo esse sentimento de reprovação no anime Shachou rapidamente. O principal problema que tenho com esse design é a variação (se é que tem alguma nos designs) entre os personagens. Praticamente só trocam a cor dos olhos e do cabelo com alguns cortes distintos e pronto, temos o anime. É uma falta de originalidade e criatividade INACREDITÁVEL. Em muitos momentos, eu estava confundindo quem era quem, porque era TUDO IGUAL (e como já tenho dificuldade de lembrar os nomes dos personagens, então imaginem no problema que eu tive em diferenciar entre um e outro personagem nessa história).

Só que o que me incomodou mais foi o timing das piadas. Você consegue ver que houve uma tentativa de punchline nos diálogos e nas interações, só que nenhuma piada engrena. Tudo é muito mecânico e sem vida. Parece que o roteirista pegou o original, só copiou e colou para o anime e esse é o resultado. Eu sei que o anime não é focado na comédia ou é para ser escrachado. Mas caralho, se vai colocar uma piada, tenta dar um ritmo a elas e construir as cenas cômicas de uma forma que não fique vergonha alheia total. Chegou no ponto que eu estava torcendo para não rolar nenhuma piada mais, porque eu não aguentava a inabilidade desse diretor em conduzir as cenas e para acabar o mais rápido possível o episódio.

Só que quando você está na “merda”, a última coisa que você quer é uma enxurrada de clichês tudo de uma vez. Pois é EXATAMENTE ISSO QUE ACONTECE. Não bastasse eu ficar com sono vendo o anime (vi o episódio durante a tarde e antes eu não estava cansado), aparece os clichês até no talo: quando mostra que o protagonista não quer ser presidente, mas aceita no final; quando o Minato pensa que sua melhor amiga quer ficar com ele, mas é o contrário; quando aparece uma Tsundere com cabelo amarrado esitlo Nico de Love Live; quando um mago que faz experimentos bizarros; quando uma contadora que só pensa no lucro; quando eles vão na missão e começa tudo dar errado, porém o resultado final é melhor que o esperado; quando descobrem que a empresa não vai sobreviver se não conseguir mais dinheiro; quando o protagonista é bonzinho ‘passivo’ e é salvo no último momento, quando a missão genérica aparece… já tinha perdido total interesse no que estava acontecendo pela sua previsibilidade. Conforme o anime estava passando, só me perguntava “Por que tinha pego esse anime para ver mesmo?”. O roteiro não ajuda e não apresenta novidades com a produção no total piloto automático. Só são cenas de plano e contra-plano safados, trilha sonora genérica de algum jogo de celular e uma animação mega estática para uma aventura, evidenciando que esse anime foi um erro. Ele só reafirma a estigma que adaptações de games não funciona para uma outra mídia.

Vale a pena?

Muito difícil eu falar para todo mundo não assistir o anime, porque sempre tento pensar que mesmo os ruins, tem gente que vai gostar de ver a animação. Entretanto, nesse caso aqui, Shachou, Battle no Jikan Desu! Entra no hall dos animes que vão morrer no esquecimento mais rápido que a alta do dólar na bolsa brasileira. Não consigo recomendar a ninguém. Nem para os fãs de Isekai, nem para os fanáticos por anime de aventura. Definitivamente é um anime que não recomendo.

Deixe um comentário