As novidades já estão à vista!

As novidades já estão à vista!

Na quinta-feira, dia 2 de julho, a editora fez mais uma de suas já tradicionais lives de bate-papo e nesta, eles comentaram melhor sobre as novidades e que em breve devemos ter informações mais concretas ^^. A live na íntegra vocês podem assistir logo abaixo. Antes de começarmos, só gostaria de dizer que é tanto, mas TANTA live que estou ficando sem ideias de introdução o_O. Agora podemos ir rs.

A live foi dividida em blocos e estes dessa live em específico foram:

  • Bloco 1 – Sobre a assinatura e envios de “Solo Leveling”;
  • Bloco 2 – Avisos e atualizações;
  • Bloco 3 – Falando sobre logística e vendas;
  • Bloco 4 – Perguntas & Respostas.

Bloco 1 – Sobre a assinatura e envios de “Solo Leveling”:

Primeiramente, o Júnior começou avisando que o volume 1 do manhwa de “Solo Leveling” chegou no comecinho da semana, na segunda-feira. Eles começaram a preparar e a enviar alguns pedidos na própria segunda. O Júnior comentou do caso do leitor que recebeu o volume em menos de 24 horas depois da postagem. Aconteceu porque o cara mora do lado da agência dos Correios que a editora faz as postagens, por isso a entrega foi tão rápida :). Com a chegada do volume para uma pessoa, também já começaram as ligações/e-mails perguntando: “Cadê o meu Solo!?”.

O Júnior lembrou que o envio não é tão simples e há todo um processo de embalagem do volume, então tenham calma! Sempre lembrando que a editora está com uma equipe reduzida e são muitos envios para serem feitos. É natural que algumas pessoas recebam antes que outras. Os envios já estão sendo feitos e segundo ele, na quarta-feira a editora fez um envio de cerca de 500 pedidos, misturados entre assinaturas e pedidos normais feitos na loja virtual da editora e estão priorizando os envios/postagens para depois enviar os códigos de rastreio. Vale ressaltar que, a editora não está fazendo os envios por ordem do pedido. Está tudo misturado e o que vier na frente, é o que eles preparam. Não é porque você fez a compra à meia-noite de quando começaram as vendas, que você será um dos primeiros a receber o volume. O Júnior ressalta que é importante os clientes fazerem os pedidos de assinaturas, porque eles são limitados e ajudam a editora, além dos brindes e do frete grátis. No caso de Solo, quem fez a compra do pack, se safou do pequeno reajuste que a obra sofrerá (não foi informado o novo valor).

A Amazon deve/deveria receber o lote de volumes que eles adquiriram da NewPOP na sexta-feira, dia 3. À partir disso, entra o processo de logística da Amazon e eles que decidem quando começam os envios. O Júnior comentou que ele imagina que esses envios comecem na segunda-feira (06/07). Ele alertou que quem comprou depois, provavelmente deve demorar um pouco mais para ter seu volume enviado. Porém, mesmo com alguns adiamentos de lançamento na Amazon, o público não irá receber o volume em agosto.

Para quem não viu, a editora postou no seu canal do YouTube os dois trailers oficiais do manhwa de “Solo Leveling” com legendas em português (vou linkar um deles logo abaixo). Gerou uma movimentação em parte do fandom da série por causa da tradução dos termos “levante-se” e “erga-se”. O Júnior explicou que a tradução usada nesses trailers foi antes de qualquer adaptação da novel ou do manhwa, e que não necessariamente, reflete ao que será usado no manhwa/novel. Ainda foi comentado que quando a NewPOP demonstrou ter interesse em traduzir esses trailers (Vou chamar de PV agora, cansei!), os autores e a equipe que cuida da obra ficou muito feliz, porém, ainda demorou um pouco para aprovar os PVs, pois foram pedidas algumas modificações. Inclusive, a editora está solicitando se eles podem fazer um trailer eles mesmos e esse trailer deles, iria para todos os países que venham a licenciar a obra *_* (NewPOP está podendo).

O volume 2 do manhwa sairá entre o final desse mês e o começo do próximo, porém o Júnior acredita que esse volume demore um pouco mais para sair. Então é possível que ele só chegue no começo de agosto, porque o segundo volume ainda não foi aprovado. Segundo o Júnior, Solo tem um processo mais demorado porque os autores precisam aprovar todas as páginas do volume. A NewPOP já recebeu a aprovação de todos os brindes do pack do manhwa. A editora deve mandar para impressão logo para quando o volume chegar, os brindes estejam no jeito para enviá-los :). Como já foi comentado em outras lives, a novel da obra irá atrasar. Foi dito que a tradutora do livro teve alguns contratempos causados pela pandemia. O Júnior disse que ela está bem.

A editora disse que verá algum dia para falar só sobre Solo, além de trazer alguns conteúdos exclusivos sobre a série periodicamente. Não há uma data para isso e disseram que farão enquetes no Twitter da editora em algum momento.


Bloco 2 – Avisos e atualizações:

Passando para as atualizações, já foi comentado no NewPOP com Café, mas não custa nada repetir: A capa do segundo volume de “Given” está aprovada e a previsão de lançamento é entre o finalzinho de julho e o começo de agosto. O Júnior contou que ele comentou um erro estratégico ao colocar Given e Solo no mesmo mês. É um volume de pedidos muito alto ao mesmo tempo, e disse que precisava de pelo menos 1 semana entre os dois para conseguir aliviar a quantidade de pedidos. Irá rever algumas coisas, mas está tudo indo nos conformes :).

“A BESTA” tinha chego no dia da live e o Júnior mostrou rapidamente a edição nacional do mangá. Foi comentado que os envios para os parceiros lojistas devem começar na segunda-feira.

Segundo o Júnior, como a pandemia no Japão está mais controlada, algumas editoras japonesas estão voltando a trabalhar “normalmente”. E começaram a enviar muito material para a editora. A NewPOP recebeu arquivos digitais (que eles usam para diagramar) de diversas séries, enquanto os volumes físicos começaram a ser postados também. Segundo ele, nessa semana deve começar a chegar! Com esses materiais chegando, a editora consegue pensar no retorno das séries que estão paradas no momento.

Segundo o Júnior, as primeiras séries que devem retornar são: “Citrus”, que provavelmente volta de forma mensal, “GTO” que deve voltar sendo publicado bimestralmente, mas no planejamento da editora, eles pretendem lançá-lo um pouco mais rápido, (ainda falando de GTO, a editora já fechou a compra de todos os volumes da obra, que são 25 no total), então o material dos demais volumes deve chegar logo também e a tradução da obra está pronta até o volume 18. “Toradora!” já havia sido retomado meses atrás, mas a editora deve acelerar esses três volumes finais, lembrando que o volume 8 está previsto para esse mês. “Re: Zero” está com a capa do volume 13 em aprovação e será lançado esse mês. O Júnior disse que por eles terem muito material de Re: Zero adiantado, a editora pode acabar acelerando o lançamento de alguns volumes (Situação hipotética: a editora pode publicar dois volumes de forma mensal, aí pula um mês, saindo de forma irregular, mas mais rápido que o usual).

Sobre as séries que a editora já tem anunciadas: nesse primeiro momento, a editora quer finalizar algumas séries (Toradora! e Citrus, por exemplo), porém a editora irá começar a publicar novas séries também! A editora conseguiu ajeitar alguns formatos, tiragens e preços, além de formar algumas parcerias para ajudar. Segundo o Júnior, os primeiros títulos que devem vir são a adaptação em mangá de “Zero no Tsukaima”, que é completa em 7 volumes, e a novel de “Crônicas da Guerra de Lodoss” (Lodoss War), também completa em 7 volumes.

O “Terra das Gemas” (Houseki no Kuni) deve entrar na “fase 2”, que não foi muito bem explicada, mas eu acredito que seja para títulos que devem demorar um pouco mais para começar. O Júnior disse que o mangá começará a ser publicado ainda esse ano, então aguardemos mais informações :). Sobre a nova edição de “A Voz do Silêncio”, foi dito que chegou o material com os extras do mangá e as páginas coloridas que serão usadas tanto no miolo da edição, como no projeto gráfico das capas do mangá. Chegou o material de “The King of Fidhters”, mas nada mais foi dito. A editora também falou do “Patrulha Estelar Yamato”, título que entra no Selo PRIME da editora. Eles estão conversando com a Amazon, porque é um título custoso para a editora produzir, então eles não sabem se agora é o melhor momento para lançá-lo. Em todo caso, o título se encontra em processo de aprovação.

O Júnior alerta que não é porque as coisas estão melhorando, que as coisas estão normais. O Júnior acredita que teremos uma segunda onda de infecção da COVID-19 (também acho) e que as coisas irão parar de novo, ele disse até que algumas lojas do sul do país já pararam novamente. Logo, a editora está indo com calma, tomando cuidado para não dizer que vai acontecer x, y e z, e nisso vem uma segunda onda da doença e os planos vão para o ralo, tudo cuidado é pouco! O Júnior disse que pretende fazer um NewPOP Cast só falando das decisões da editora nesse período de pandemia, as estratégias da editora, porquê algumas séries tiveram que parar, para esclarecer melhor esse assunto.


Bloco 3 – Falando sobre logística e vendas:

A editora começou falando sobre os Correios. Segundo a editora, depois que o pedido é retirado pela agência que a editora trabalha, os pedidos passam para uma triagem na própria agência, isso significa que eles colocam as etiquetas de envio, colocam no sistema deles a etiqueta e o CEP do destinatário para localizar a pessoa. Só esse pequeno processo, dependendo do volume de pedidos, não é feito tão rapidamente, então pode acontecer de a editora mandar um volume muito alto de pedidos em um determinado dia da semana e ele só ser postado no dia seguinte, ainda mais em tempos de pandemia, que há menos funcionários trabalhando nas agências.

Depois de o pedido ser processado, a agência despacha os pedidos para o centro de distribuição dos Correios, e posteriormente para uma agência mais próxima da residência do destinatário. O Júnior disse que as entregas dependem muito de agência para agência e de carteiro para carteiro, além disso, o Júnior disse que há muitos pedidos que retornam para a editora por conter alguma informação errada, ou até por faltar alguma informação, como um ponto de referência decente.

Passando para a logística de envios da editora, segundo o Júnior, primeiros eles imprimem os pedidos por ordem alfabética, colocam as notas fiscais e as etiquetas, pós isso começam as preparações do pacote do pedido. Foi comentado que se caso algum cliente manda um e-mail falando que errou o CEP, por exemplo, eles têm que caçar a etiqueta do pedido, em um bloco centenas de outras, podendo atrasar o envio do pedido. Nos tempos de pandemia, o que a editora está fazendo é imprimir tudo de uma vez e repartir os pedidos entre os funcionários e enviar para a casa de cada um, em decorrência disso, alguns pedidos podem ser enviados mais rápidos que outros, enquanto outros podem demorar mais.

Uma mudança que a editora fará e que ajudará eles, é que eles farão em breve um novo site para as assinaturas da NewPOP. Quem já fez as assinaturas na loja atual, não mudará nada, mas para aqueles que farão no futuro, esse novo site vêm para que os clientes não comprem mais produtos junto da assinatura, por isso atrasa mais a produção das embalagens e, consequentemente, atrasam os envios. Porque é muito mais fácil a editora enviar um pedido que contenha só o volume da assinatura, do que um pedido que além da assinatura, tenha mais 5 mangás, por exemplo.

Quanto aos envios para as lojas, foi explicado que todo mês a NewPOP envia um checklist para todas as lojas parceiras cadastradas (para quem não sabe, a editora tem um registro com as lojas que eles trabalham), com o checklist enviado, a loja em questão faz o pedido de quantos volumes quer e quais títulos ela vai querer, a editora não manda nada sem a loja fazer o pedido. Algumas lojas de São Paulo que trabalham com a NewPOP, retiram seus pedidos na própria editora, outras trabalham com os Correios e muitas trabalham com transportadoras. A Amazon funciona da mesma forma, segundo o Júnior, quanto antes começa a pré-venda de algum volume, melhor, porque assim eles conseguem ir vendo o interesse do pessoal e o desempenho de vendas. Um pouco antes do lançamento do volume, a Amazon envia o pedido para a editora informando a quantidade de volumes que irá querer.

Uma curiosidade: o volume 1 do manhwa de “Solo Leveling” foi a melhor pré-venda da editora na Amazon! A obra não tem a maior tiragem da editora, mas foi o título que mais vendeu em uma pré-venda na Amazon ^^.

Voltando ao assunto, a editora tem que fazer um controle de estoque. Segundo o Júnior, na época que a editora trabalhava cm bancas, a NewPOP trabalhava com uma empresa que fazia esse controle do estoque deles, porém desde que eles pararam de trabalhar com as bancas, eles analisaram e para eles não compensava pagar uma empresa para isso, então desde há alguns anos, é a própria editora que faz esse controle.

A NewPOP trabalha com três faixas de vendas: a primeira é a curva A, que são títulos que vendem muito e de maneira constante. A curva B, para títulos que tem uma venda razoável. E a curva C, para títulos que não vendem tanto. A editora sempre tenta fazer reimpressões quando o estoque de determinado volume está perto do fim, sem deixar ele esgotar por completo, isto se o produto for da curva A, para as demais, é um outro processo, mas a editora sempre faz o possível para manter os títulos deles sempre disponíveis :).

A editora ainda comentou que quando eles ainda trabalhavam em bancas, qualquer título, mesmo que ele não vendesse muito bem, precisa ter um tiragem alta para atender as bancas. Um dos outros fatores que fizeram eles abandonar as bancas, foi o serviço mal feito, eles já até chegaram a receber mangás que não eram deles na devolução do estoque, mangás danificados, outros totalmente lacrados, ou seja, sequer havia sido enviado.


Bloco 4 – Perguntas & Respostas:

Chegamos ao último bloco da live, a primeira pergunta foi sobre como “A BESTA” está indo em vendas, o Júnior respondeu que eles está indo muito bem e que surpreendeu a editora, o Júnior disse que sabia que iria vender, mas que não esperava que fosse ir tão bem na pré-venda. Ainda na fala dele, Given, Solo Leveling e A BESTA, foram as novidades da editora nesse período de pandemia e todos foram muito bem.

Perguntaram sobre o oitavo volume de Made in Abyss, o volume já foi traduzido e a capa já foi mandada para aprovação, então em breve ele já deve entrar em pré-venda.

Perguntaram sobre a escolha da capa dura em alguns títulos, se não seria melhor lançar alguns mangás mais grossos em capa dura. Foi respondido que a capa dura é um processo mais trabalhoso e demorado de se fazer, porque geralmente você precisa da guarda, o processo de colagem é mais demorado, além de ser mais caro do que uma capa cartão. O Júnior disse que está quase convencendo um amigo dele que trabalha em uma gráfica, a participar de um NewPOP com Café, para falar sobre processos gráficos para o público.

Perguntaram para a editora se eles irão fazer um mangá da Pop-chan (nome provisório (?) da mascote da editora). O Júnior respondeu que tem algumas ideias/planos para a mascote, inclusive, ela deve ter uma participação em um projeto futuro, mas não sabem se irão fazer um mangá com a mascote.

Perguntaram se a editora pode publicar algum manhwa que não tem edição impressa oficial lançada. O Júnior respondeu que sim, eles podem e até já lhes foi oferecido alguns títulos (não especificados), devido ao ótimo trabalho em Solo, já tiveram até autorização, se eles quisessem, para eles mesmos montarem os volumes, pegando painel por painel e montando o volume. A editora só não sabe como ficaria, porque no caso de Solo, tem uma equipe montando, além de ter material novo na edição impressa.

Perguntaram se a editora irá aumentar o número de lançamentos mensais, o Júnior respondeu que quer normalizar o número de títulos mensais o quanto antes, mas é aquilo, por conta da pandemia, com as lojas fechadas as vendas caíram muito, então eles estão indo com cautela, irão aumentar o número de títulos mensais, mas não há previsão para que isso ocorra.

Perguntaram sobre a recepção do artbook de Re: Zero e se a editora pretender trazer artbooks de outras obras. Foi respondido que foi um produto bem recebido, ainda não esgotou, tanto é que ainda se encontra disponível na Amazon, mas é um produto MUITO caro de se fazer e a editora não sabe se conseguiria fazer de novo com o mesmo preço. Eles tem interesse em outros produtos do gênero, mas eles precisam analisar se vale a pena trazer, se o mangá e/ou novel daquela série vende bem, para ver se é viável trazer, porque tudo em um artbook é caro, a produção, as imagens, a impressão, tudo é custoso.

Chegaram os contratos de dois títulos novos que irão compor um dos novos selos da editora, porém, a editora não fará anúncios de novos títulos enquanto eles não derem previsões concretas de retorno das séries deles, porque não adiantar sair anunciado um monte de título novo e não dar continuidade aos títulos que a editora possui.

Por fim, quem quer comprar “NO.6”, o próximo volume que deve esgotar é o volume 6, então comprem enquanto ainda tem e enquanto não sai a reimpressão dos volumes 1 e 5.

Deixe um comentário