Uma narrativa leve e muito fofa, mas que pode gerar alguns dramas ocasionalmente :)

Uma narrativa leve e muito fofa, mas que pode gerar alguns dramas ocasionalmente 🙂

Olá pessoas! Vamos finalizando as primeiras impressões dos animes da Temporada de Outono de 2020 com “Adachi to Shimamura”. Pedimos desculpas pela demora para o lançamento da postagem. Tivemos problemas no decorrer dela que são de força maior. A @MisuRose está em um momento delicado, mas demos o nosso melhor para produzir o post com a mesma qualidade que os demais, indo no nosso tempo. Então esperamos que esteja do agrado de vocês (Para vocês terem uma ideia, começamos a escrever o post no dia 14/10 o_O). Bora lá \o/

Sinopse: “Adachi e Shimamura passam o tempo jogando Ténis de mesa no ginásio da escola, ou a falar sobre a sua série de TV favorita ou comida, enquanto pensam uma sobre a outra.”


Alê – Mana, vamos para mais uma postagem de primeiras impressões da Temporada de Outono de 2020 com “Adachi to Shimamura” :). Essa postagem vai estar saindo bem tarde (e está sendo produzida atrasada). Eu estive ocupado durante a semana, dado que a maior parte dos animes da temporada eu que estava encarregado (são 15 no total o_O), então acabei priorizando outros posts. Enfim, falemos deste GL que parece promissor na sua simplicidade. Adachi to Shimamura me apresentou uma história fofa, com algumas nuances de que terá um drama de personagens, sobretudo da Adachi, além de uma ou outra coisa mais incômoda, ao qual ainda chegaremos lá. Mas a primeira coisa que preciso abordar aqui é que a dupla Adachi e Shimamura funciona muito bem. O episódio é focado praticamente todo nas duas e na forma que uma vê a outra e conseguem fazer isso muito bem. Introduzem bem ambas só nesse jogo de visões que uma tem da outra. Eu não cheguei a pesquisar muito sobre o que a obra iria trabalhar. Só vi os visuais, alguns trechos dos PVs e o que eu sabia do título é que vinha de uma novel GL (Girls Love). Basicamente isso. Imaginei que fosse me contar uma história mais fofa, perceptível até pelo character design, mas confesso que não esperava que as duas fossem ditas delinquentes. A obra vai permear as duas interagindo em suas matadas de aula e fui pego de surpresa hahahaha.

View post on imgur.com

Rose – Mano, tenho que confessar que esse episódio foi uma surpresa para mim. Eu gostei da trilha sonora e de como ela se adaptou perfeitamente a atmosfera das cenas e diálogos. Sobretudo, gostei bastante das protagonistas. A dinâmica das duas é suave e fofa. No entanto sinto que teremos cenas de drama no futuro. Se isso é ruim? Claro que não! Afinal um pouco de sofrimento é o que torna os momentos felizes mais satisfatórios hahaha. Honestamente eu estava preocupada, porque antes de assistir o anime, ouvi várias críticas a respeito das protagonistas não terem carisma. Mas agora minha inquietação se foi, porque embora Adachi e Shimamura sejam pessoas introvertidas e bastante reservadas, consegui ser cativada por elas. Talvez por ter me identificado com seus receios e inseguranças? Sim, talvez. Mas afinal, essa não era a intenção do autor? Bom, eu não li o material original. Apenas conheço brevemente um pouco sobre o manga, então não sei o que esperar sobre os próximos episódios. Mas adoraria ver mais sobre as personagens secundárias e também acompanhar o desenvolvimento do romance entre as protagonistas. A Adachi e a Shimamura serem delinquentes é a prova viva que não podemos julgar os outros pela aparência hahaha.

Alê – Lendo seu comentário e achando estranho você ter se deparado com pessoas que falaram que ambas não tinham carisma, fico um tanto chocado, porque a dinâmica das duas e os pensamentos com suas visões e receios com a amiga foram muito cativantes. Talvez o pessoal tivesse a imagem de que elas fossem mais animadas e extrovertidas, mas nossa, achei deveras estranho hahaha. E aproveitando, houve algumas partes do episódio que eu acabei me confundindo em quem estava pensando o quê, porque eu não sei o que aconteceu, porém eu achava que a Adachi era a Shimamura e a Shimamura era a Adachi, entende? Por algum motivo acreditava com certeza que uma era a outra. Ela tem a cara da Adachi e a outra da Shimamura. Me soou muito trocado por algum motivo hahahahaha. Aí acabei me perdendo e não consegui “aceitar” quem é quem ali. Espero que eu perca essa impressão nos próximos episódios, porque isso vai me auto sabotar hahaha. Agora passando para outros dois aspectos que me incomodaram um pouco (depois eu só vou reclamar de mais uma coisa e volto para as coisas boas, prometo), a primeira é o fanservice e a segunda é aquele astronauta. Começando pelo fanservice que de longe foi o mais incômodo. Assim, se você reparar no episódio, há momentos em que os frames estão com focos nas coxas das garotas. A cena que a Adachi esta suada e fica mexendo na saia, eu estava quase crendo que iriam mostrar a calcinha dela ali (graças aos céus isso não aconteceu). E outro ponto do episódio foi a piadinha com os peitos de uma das amigas da Shimamura. Eu ‘entendo’ que esse tipo de humor seja muito corriqueiro e talvez algo “normal” no dia a dia por lá, e que nesse caso foi para gerar um momento cômico que eu confesso ter achado engraçado. Só que eu não posso deixar passar um pouco do meu descontentamento com cenas assim, porque não acho que encaixe na narrativa da história coisas assim, sabe? Eu entendo o humor, mas não vi necessidade DAQUELA piada. O anime é para ser fofinho (e com drama, quem sabe?)… Enfim, não gostei. Agora sobre o astronauta, boa parte das cenas com ele eu achei um erro. Parecia uma total quebra de ritmo e até a metade do episódio mais ou menos, eu não via um propósito nas cenas dele. Se era só para estar ali, se era para ser humor, eu não compreendia. Só no final do episódio que eu entendi que ele deve ter sua função na trama, porém a forma que ele foi introduzido me soou muito estranha. Acho que poderiam ter mantido só a cena final com ele, porque é mencionado no decorrer do episódio pelas meninas, então o final não seria do nada. E o gancho funciona muito bem e me deixou curioso para saber o que é aquela criatura e qual a função dele aqui.

View post on imgur.com

Rose – Sim! Adachi e Shimamura podem não ser extrovertidas, mas são muito carismáticas. Eu gostei das duas e de como o roteiro desenvolveu elas no primeiro episódio. Por isso ver pessoas dizendo que elas não eram carismáticas me deixou um pouco triste. Nossa mano, fiquei um pouco confusa agora… hahahah. Você achava que a Adachi era a Shimamura e que a Shimamura era a Adachi? (Espero ter entendido). Isso é, de certa forma, engraçado. Sempre achei a Shimamura com cara de Shimamura e a Adachi com cara de Adachi, hahahaha. Sendo honesta, esses pontos negativos que você me apresentou também não me soram naturais/positivos dentro do anime. O fanservice, como eu tinha imaginado, aparentemente será recorrente na obra. Isso me incomoda um pouco, confesso, mas poderia ser BEM pior. Sobre a piada dos peitos… Bom, piadas assim são normais em grupos de amigas, principalmente adolescentes (de acordo com minhas próprias experiências) e confesso ter me identificado um pouco com determinadas situações hahaha. Mas como você mesmo disse, essas piadas não parece se encaixar na narrativa. Acho que Adachi to Shimamura deveria focar mais no seu desenvolvimento de personagens e drama do que nesse tipo de humor “cru”. (Outro ponto que me incomodou nessa piada, e que não consegui mencionar anteriormente, foi o fato da personagem em questão não ter nenhuma característica marcante a não ser os peitos). Sobre o/a (não entendi direito sobre quem ou o que se tratava aquela criatura, nem sua função no anime) astronauta… quando o vi só consegui pensar: “WTF, mas o que é isso???”.

View post on imgur.com

Alê – Isso mesmo Hahahahah. Para mim, uma tinha a cara de ser a outra, aí confundi tudo na minha mente o_O. Vou ser sincero e enquanto for take nas coxas das personagens, ainda vai estar tranquilo. O problema vai ser se evoluir para coisa pior, mais sugestiva. Torço para que não aconteça, porque Adachi to Shimamura tem muito potencial para ser um dos melhores da temporada. Siiiiiim! A própria Shimamura diz que ela basicamente só tem peitos, nada além disso. É deveras estranho que ela pense assim de UMA AMIGA! Muito estranho. Eu consegui engolir aquele astronauta durante booooa parte do episódio, mas pelo menos o gancho no final com a personagem funcionou. Ao menos isso. Agora, tem uma cena que curti muito que é quando a Shimamura encontra a Adachi enquanto andava com suas duas amigas. Elas passam se encarando e não trocam uma palavra, até aquele momento. Elas não eram amigas e a Shimamura estando diante das suas colegas, se comportou como desconhecidas. Deu para notar o desconforto das personagens com aquela situação. Não saber se cumprimentavam ou se caso acontecesse, o que viria depois? Como as amigas reagiriam? O ‘segredo’ das duas seria descoberto (embora o segredo não tenha durado por muito mais tempo hahaha)? E no dia seguinte após essa situação é notável que a Adachi tomou uma postura de querer se distanciar da Shimamura (dado que ela não sabia que sua companheira tinha amigas), mas ela logo age para tentar resgatar essa relação, logo após ela ter tido uma reflexão de como são relacionamentos entre pessoas. Todo esse segmento é MUITO bom! Esse miolo foi o que mais gostei do episódio. E ainda tem a questão do ciúmes da Adachi pela Shimamura ter outras amigas além dela, coisa que eu acho que ainda irá render dramas e conflitos internos, o que me deixa animado.

Rose – Entendo. Acredito que situações assim acontecem com todo mundo. Quando encontramos pessoas que foram importantes pera nós no passado, mas não temos contato há muito tempo, é natural se sentir nervoso ou não saber o que dizer. Só que o caso da Adachi e da Shimamura é um pouco mais complicado. Elas ainda eram amigas na época, mas não falam uma com a outra por medo de terem seu segredo descoberto pelas amigas da Shimamura. Isso machucou ambas, evidentemente. Talvez por isso Adachi resolveu se afastar. No entanto, elas se reconciliaram novamente. Também foi uma surpresa para mim ver esse lado ciumento da Adachi, porém por outro lado, me fez ter certeza que os sentimentos dela vão muito além de uma amizade. Claro não devemos de forma alguma romantizar ciúme. Mas como você mesmo disse, não creio que irá se tornar algo abusivo no futuro. E acredito fortemente que a autora (ou autor?) irá desenvolver muito bem essa característica negativa da Adachi. Me pergunto como Shimamura irá reagir quando descobrir que Adachi tem sentimentos por ela. Concordo com você Alex. A produção é limitada (como era de se esperar pelos teasers), mas o diretor e a staff estão fazendo o possível para fazer um bom trabalho com o que eles tem disponível. Eu gosto das cores frias (usadas no cenário e nas personagens). A trilha sonora é encantadora e os momentos de reflexão das protagonista são tão bem escritos que se tornam realistas e identificáveis. Claro existem alguns momentos estranhos (como a cena da cigarra ou os ângulos de intenção duvidosa), mas estou satisfeita com esse primeiro episódio. Eu só gostaria de ver mais sobre as amigas da Shimamura, sobre como elas iram construir uma relação com a Adachi e também ver um pouco mais sobre o romance na obra ^^

View post on imgur.com

Alê – Concordo plenamente. Em minhas considerações sobre essa estreia, apesar de alguns tropeços e decisões um tanto estranhas, Adachi to Shimamura conseguiu apresentar sua ideia muito bem, além de dar indícios de possíveis dramas que virão no futuro dessa trama. Estou animado, entretanto espero que esses pequenos tropeços não se repitam muito no decorrer dos episódios, dado que pode acabar pesando na avalição da animação e sinceramente torço para que a produção ao menos consiga segurar as pontas nesse mesmo nível. A Tezuka Productions é muito limitada e com pandemia então, imagino a situação que o estúdio está. Rezando pelo menos pior hahahaha.

Rose – Exatamente! Adachi to Shimamura é um anime com um potencial gigantesco se tratando de drama, romance e desenvolvimento de personagens. Certamente ocorreram alguns tropeços na adaptação, mas era esperado. Só torço para que esses problemas não se tornem tão recorrentes e prejudiquem a obra como um todo. Enfim, gostei bastante desse primeiro episódio e pretendo acompanhar a série do início ao fim e considero a obra uma boa aposta para aqueles que gostam de GL e drama!

View post on imgur.com

4 thoughts on “Adachi to Shimamura (Adachi and Shimamura) #1 – Primeiras impressões

  1. Olha, devo dizer que esse anime me surpreendeu positivamente. Estava esperando algo mais parado, mas o florescer de sentimentos de ambas protagonistas tem uma dinâmica tão boa que o ritmo do anime não cai. Pelo contrário, vc acaba sendo “tragado” pro turbilhão de incertezas que engolem as meninas.

    Só estou achando a astronauta deslocada demais da história. A personagem é carismática e já foi revelado boa parte da sua identidade, mas não estou conseguindo vê-la tendo uma função mais assertiva no desenrolar da história. Espero que não tenham colocado ela ali pra bancar o conceitual.

    E olha, mesmo se o estúdio estiver com orçamento apertado, devo dar parabéns á staff, pq pra mim eles estão fazendo um excelente trabalho. Em questões técnicas não estou vendo nada que me faça virar os olhos e a direção está muito boa.

    Pra mim está sendo uma ótima experiência.

    1. Até o momento eu só vi 1 episódio, terminamos a postagem dias atrás e eu prefiro não ver outros episódios enquanto o post não vai ao ar, para eu não mudar meu julgamento/atrapalhar o que eu achei daquele episódio. Mas te falar que um dos meus medos era esse astronauta não ter uma função narrativa e só estar ali para algum tipo de humor, eu acho ele muuito deslocado, não entendo se era para ser algo cômico, porque ele só fala “Shuuuu”… E as transições para ele foram bem ruins nesse episódio, salvo algumas exceções…

      É notável que está havendo um esforço da staff para ao menos tentar compensar as limitações da Tezuka Productions, reconheço e merece mérito, porque faz muita diferença no final ^^

Deixe um comentário