Que mistureba... Pode sair algo bom se souberem conduzir!

Que mistureba… Pode sair algo bom se souberem conduzir!

Já venho repetindo isso em algumas postagens. Estamos nos últimos momentos das postagens de primeiras impressões da Temporada de Outono de 2020! No presente momento, restam apenas mais 3 postagens de primeiras impressões para serem lançadas (Adachi to Shimamura, Eternity e o próprio MWZ). O que posso adiantar sobre “Magatsu Wahrheit: Zuerst” é que ele foi uma mistura de elementos muito doida, mas que pode dar bom se souberem trabalhar tudo que foi apresentado.

Sinopse:A trama centraliza em dois jovens que vivem no Império Varheit, cujos planos de realocação estão progredindo: um pouco tímido Inumael, que trabalha duro como transportador, e Leokadio, um ingênuo recém-chegado ao Império. Um é um irmão importante e o outro passava os dias na Cidade Imperial pensando em seu futuro como soldado. Por outro lado, no Império, muitos seres humanos já foram extintos do mundo, e a ressurreição da “luz”, o desastre que causou os monstros ferozes no mundo, foi prevista e a mente humana foi devastada. Enquanto isso, o destino de Inumael e Leocadio, e a história do Império, mudam drasticamente como resultado de um contrabando.”


“Magatsu Wahrheit: Zuerst” é uma adaptação de um jogo que por si só, já não passa muita credibilidade pelo histórico que esses animes possuem, rs. Porém, MWZ nos apresentou um começo até que bem decente. Soube apresentar seus personagens centrais, a realidade daquele mundo ou um pouco da farofa que é tudo aquilo. Foi tudo dosado para o espectador não se sentir perdido e ao mesmo tempo intrigado com o que está acontecendo, porque tem humanos, governo tirano, mutações, crimes, tráfico… esse negócio é quase um “MadMax”.

A introdução do episódio é funcional e consegue passar um pouco das questões que permeiam aquele mundo. Apesar de ser uma narração, pelo menos não é algum personagem pensando tudo aquilo a troco de nada ou conversando sobre com alguém. Não acho que será “só aquilo” (já é muita coisa). Acredito que ainda vamos ter mais caroços aparecendo no angu e logo nisso mora um perigo, porque tendo TANTOS problemas sendo jogados de uma vez, se não tiver um tempo decente para apresentar, desenvolver e tentar resolver tudo, fica muito fácil se perder no caminho e virar uma lambança de eventos.

O episódio tem uma troca muito interessante de perspectiva. Começamos com o episódio mostrando o Leokadio, que está começando sua carreira como guarda do exército. Vemos um pouco da sua vida, família, a ambientação do local que ele irá trabalhar, o que é muito bom. E já vemos que a criatura tem um azar do caramba, dado que logo no primeiro dia de trabalho, ele vai para a linha de frente de um combate. O guri precisa de um sal grosso rápido XD. Passamos quase metade do episódio nessa visão do Leo para depois, na outra metade, vermos o lado do outro protagonista, o Inumael. O que me chama atenção nessa mudança é que fica tão suave essa transição que eu não estranhei o outro personagem não ter tido mais foco. Ficou ótimo.

Nesse meio tempo ainda temos a gangue fazendo tráfico de armas e o que tenho a dizer sobre eles é: que bandidos conscientes. Achei muito interessante eles quererem tirar o Inu da cadeia, por ele não ter culpa do que aconteceu. A relação do grupo parece muito boa como se fossem uma família. Creio que irão trabalhar mais o ponto de vista deles em relação ao que está acontecendo com o mundo, sobretudo em relação ao reinado. Acho que o anime irá querer mostrar o lado dos que vão ser tidos como vilões, enquanto quem é o mal daquilo tudo são os vistos como bons (ainda fico curioso em onde vai se encaixar os humanos mutantes).

Falando dos personagens, não tem nenhum decente. Todo mundo é desinteressante e não teve um que me atraiu ao ponto de me cativar ou me importar. Pelo menos a obra não tentou me forçar drama com os personagens que morreram ali na cena final. A produção parece ter ciência de que o elenco tem importância, nem tentando dar profundidade para eles. E aproveitando sobre o final, eu tive uma leve sensação de que eles queriam mostrar mais coisas, só que não ia dar tempo. O corte do fim do episódio foi muito seco e eu não senti que era um gancho para o próximo. Ele só… termina e é isso.


Sobre a produção ela está ok e tem bons momentos de ação. A staff parece estar adiantada para poder preparar algumas boas cenas fluidas, o que me soa animador, porém, o que não me empolgou em NADA foi a OP… Não tem animação e que negócio mais porco foi aquele??? A direção tem seus momentos, mas até aqui está só ok também. Acho que o diretor não consegue dar peso nas cenas, então fico com receio de eventos futuros que possam vir a precisar dessa presença dele. A animação entorta em alguns quadros, principalmente se estiver um pouco mais distante. Aí o char design muda bastante. Fico mais animado para as cenas de ação que podem empolgar, então estou no aguardo para elas ^^

A minha maior questão com a animação, é sobre o que ela quer me contar. Eu mencionei no começo a grande mistura de coisas que ele tem e de certa forma ficou bom até aqui, porém, fico preocupado porque são muitas coisas acontecendo e que podem crescer e gerar mais pendências no futuro. Se o anime não souber trabalhar e separar cada uma delas, ao mesmo tempo que não deixa elas de lado por muito tempo, pode ficar bom. Agora está muito fácil para esse trem sair dos trilhos e virar um verdadeiro desastre. O primeiro episódio conseguiu segmentar bem os assuntos, apresentou tudo de forma clara e soube conduzir seu “prato principal” deste episódio. Resta aguardar para saber se vão continuar nesse mesmo andar da carruagem ^^

Ao menos por enquanto, eu não recomendo e nem faço o oposto. Apesar de ter sido bem feito até aqui, nada me cativou realmente. Os personagens são todos bem qualquer coisa e ainda há o considerável alto risco de se perder no caminho. Diria para irem por sua conta e risco. Se ao menos ele tiver cenas de ação bem feitas (já vi uma em um dos PVs), pode valer o entretenimento sem muito compromisso. E como deu para notar, por algum motivo eu sai colocando um monte de frases e ditados populares. Só me vieram na cabeça e fui usando XP

A personagem mais decente até aqui *_*

3 thoughts on “Magatsu Wahrheit: Zuerst (MWZ) #1 – Primeiras impressões

  1. concordo plenamente com seus argumentos, porém de todos os animes que eu vi esse anime concerteza se saiu melhor que muitas adaptaçoes de jogos.

Deixe um comentário