
No dia 26 de janeiro, a editora NewPOP anunciou um novo selo, o Xogum, junto com 4 títulos que serão publicados nele: “Divina Comédia”, “Mazinger Z”, “Kamen Rider” e “Kamen Rider Black”. Os anúncios ocorreram no 2° dia do evento NewPOP Week. Nessa postagem veremos como se encontra a publicação desses títulos pelo mundo, começando por “Divina Comédia”, seguido de “Mazinger Z”, “Kamen Rider” e por fim, “Kamen Rider Black”. Além disso, daremos nossas opiniões em relação aos anúncios.
Sinopse de Divina Comédia: “Um dos grandes clássicos mundiais pelas mãos de um dos grandes mestres do manga. Conheça a história da Divina Comédia. É a aventura de Dante pelo ponto de vista do grande Go Nagai.”
Sinopse de Mazinger Z: “Construído com a Super-Alloy Z, Mazinger foi construído pelo Professor Juzo Kabuto como uma arma contra as Bestas Mecânicas do mal Dr. Hell. Koji Kabuto, o neto do Professor Kabuto, se torna o piloto de Mazinger Z quando seu avô é morto, e a partir daí luta contra o Dr. Hell e seus aliados.”
Sinopse de Kamen Rider: “O mundo foi atormentado por Shocker, uma misteriosa organização terrorista. Para seu plano de dominação mundial, Shocker recrutou agentes sequestrando pessoas, transformando-as em ciborgues mutantes e, em última instância, fazendo uma lavagem cerebral nelas. No entanto, uma das vítimas foi resgatada pouco antes da etapa final e seu nome era Takeshi Hongo. Com sua sanidade e consciência moral permanecendo intactas, Hongo se tornou o super-herói humano alterado Kamen Rider e lutou contra Shocker com seus poderes recém-adquiridos.”
Sinopse de Kamen Rider Black: “O Desmemoriado Minami Kotaro se une a dois apresentadores de um programa para desvendar os mistérios do seu passado viajando pelo mundo ao mesmo tempo que enfrenta criaturas da organização Gorgom.”
Japão
“Divina Comédia” (Dante Shinkyoku/ダンテ神曲) foi escrito e ilustrado por Go Nagai. Foi publicado pela editora Kodansha entre 1994 e 1995, sendo finalizado em 3 volumes. Depois de um tempo, a obra recebeu uma nova versão completa em 2 volumes também pela Kodansha. Em 2014, o mangá foi lançado no formato digital pela EBOOK Initiative Japan, sendo concluído em um total de 3 volumes.

Itália
Na Itália a obra foi publicada pela editora d/visual entre 2006 e 2007, sendo finalizada em 3 volumes. O mangá foi relançado pela editora J-POP na sua coleção Go Nagai em 2014, sendo completo em 3 volumes. Em 2016 a editora lançou um box da obra. Por fim, ela recebeu uma nova edição pela mesma editora em 2019, publicada em um único volume. Por lá, a obra atende sob o título “La divina commedia”.

França
Na França o mangá foi publicado pela editora Black Box Éditions na coleção Collection Go Nagai em 2015, sendo concluído em 3 volumes. A obra saiu sob o título “La Divine Comédie”.

Opiniões
KAIO: Não conheço nada desse título e com certeza não era um que eu apostava que a NewPOP iria trazer. Mas é Go Nagai e volume único, então com certeza vou comprar!
ALÊ: Vocês já devem saber que sou uma verdadeira cadela da NewPOP. Acho impressionante como (quase) tudo que eles anunciam me parece interessante. Dessa leva de 4 títulos, “Divina Comédia” foi o que mais me soou atrativo. Então de certo irei comprar.
Japão
“Mazinger Z” (マジンガーZ) foi escrito e ilustrado por Go Nagai. Foi publicado na revista Weekly Shounen Jump da editora Shueisha entre 1972 e 1973, sendo interrompido após a publicação de 4 volumes. Após isso o mangá foi transferido para revista TV Magazine da editora Kodansha, tendo um enredo mais parecido com a sua adaptação em anime que foi lançada na época. Com isso, os volumes encadernados da obra possuem divergências entre a versão da Shueisha e da Kodansha. Capítulos que tinham em uma não constavam na outra e vice-versa. Além disso, alguns capítulos não constam em nenhuma dessas versões. Fora que em ambas, os capítulos estão organizados de maneira não cronológica. Fonte: Blog BBM. A obra possui diversas edições por editoras distintas (Shueisha, Kodansha, Asahi Sonorama, …) e em diferentes formatos. Tem um site que apresenta as várias versões da obra que pode ser acessado por aqui.

França
Na França a obra foi publicada pela editora Black Box Éditions na coleção Collection Go Nagai em 2016, sendo completa em 6 volumes.

Espanha
O mangá foi lançado pela Selecta Visión entre 2001 e 2003, saindo 5 volumes no total. Em 2012 a obra recebeu uma nova edição pela editora Norma Editorial, tendo um total de 3 volumes. Ela também lançou um box da obra no mesmo ano.

Itália
Na Itália o mangá foi publicado pela editora d/visual em 2009, sendo finalizado em 6 volumes. Em 2014, a editora J-POP republicou a obra na sua coleção Go Nagai Collection, lançando 6 volumes no total.

Opiniões
KAIO: É MAZINGER Z NO BRASIL!!! Mesmo eu querendo mais “Getter Robo” (ainda tenho esperança que um dia venha pra cá), esse ainda é um título que eu queria MUITO e ele é um mangá muito importante, sendo o primeiro de mecha que a NewPOP terá no catálogo. Começando com um dos primeiros do gênero, chega a ser poético. Quero muito que isso venda bem pra que venha mais Go Nagai e obras de mecha ao Brasil.
ALÊ: É um título muito importante para o mercado japonês na formação do mecha, então é um título que pretendo adquirir, por mais que não tenha muito interesse no gênero (daqui para frente vou dizer quase a mesma coisa).
Japão
“Kamen Rider” (仮面ライダー) foi escrito e ilustrado por Shotaro Ishinomori. Foi serializado na revista Weekly Shounen Magazine da editora Kodansha em 1971, sendo finalizado em um total de 4 volumes. A obra recebeu uma versão no formato bunko pela editora Chuokoronsha (Chuokoron-Shinsha) em 1994, finalizada em 3 volumes. Em 2013, a editora Fukkan.com lançou uma edição completa em 2 volumes. A Kodansha publicou uma versão em formato digital em 2014, concluída em 3 volumes.

Estados Unidos
Nos Estados Unidos a obra foi publicada no formato digital pela Ishimori em 2012, sendo concluída em 3 volumes.

França
Na França o mangá foi publicado pela editora Isan Manga em 2013, sendo finalizado em um total de 2 volumes.

Itália
O mangá foi lançado pela editora d/visual em 2009, sendo completo em 2 volumes. Por lá, ele saiu sob o título “Masked Rider”.

Espanha
No evento Manga Barcelona do ano passado, a editora Ooso Comics anunciou que publicará a obra no país. A edição espanhola será completa em 3 volumes.
Opiniões
KAIO: MAIS ISHINOMORI NO BRASIL!!! E dessa vez com uma das obras mais importante da careira dele. Eu nunca li nada que ele fez, mas conheço sua reputação e fico muito feliz com a vida desse mangá. Finalmente vou poder ter contato com uma de suas obras e fico mais feliz ainda por ser “Kamen Rider”, a minha franquia de tokusatsu favorita.
ALÊ: Esse era quase certo que viria. Desde meados do ano passado quando a NewPOP comentou que traria um mangá de tokusatsu, justamente na época que “Kamen Rider Black” iria passar na TV aberta,. Eu supus que era esse ou o ‘Black’ que viriam e no fim, vieram os dois. Pretendo adquirir, mas não será prioridade. NewPOP, se quiser mandar para nós, estamos sempre abertos
Japão
“Kamen Rider Black” (仮面ライダーBlack) foi escrito e ilustrado por Shotaro Ishinomori. Foi publicado na revista Weekly Shounen Sunday da editora Shogakukan entre 1987 e 1988, sendo compilado em um total de 6 volumes. Em 1995, foi lançada uma versão completa em 3 volumes pela Super Visual Comics da editora Shogakukan. Depois disso, em 1998, a obra foi relançada no formato bunko pela mesma editora das edições anteriores, sendo completa em 3 volumes. A editora Kodansha publicou uma versão digital da obra em 2014, finalizada em 5 volumes.


Opiniões
KAIO: Como se 1 já não fosse bom, teremos 2 “Kamen Riders”! Te falar que quando a NewPOP disse que iria lançar um mangá de tokusatsu, as maiores apostas era em algo do Ishinomori e isso estava certo, porém eu nunca imaginei que iriam anunciariam 2 de uma vez. Foi uma grata surpresa (nem tanto para o meu bolso). Que esse mangá venda bem para a NewPOP trazer mais coisas dele!
ALÊ: O que disse para “Kamen Rider” também se aplica aqui: pretendo comprar, mas não será prioridade. Se NewPOP quiser mandar o volume 1 para o blog, estamos a disposição