Foi bem melhor que eu esperava, e a nostalgia me venceu.

Não escondo que adoro a primeira temporada de Hataraku Maou-Sama. Ele é um dos meus animes favoritos, e foi um dos poucos que revi há pouco tempo. Não costumo rever séries, filmes ou animes, pois gosto da ideia que a minha primeira experiência com a narrativa é algo sólido e que assistir duas vezes qualquer coisa que seja, será uma perda de tempo. Dá para contar nos dedos quantos animes revi na vida (também, depois de 900 animes assistidos, tenho vontade zero de revisitar várias obras, principalmente as ruins). Então se eu tiver disposição para ver mais de uma vez qualquer anime, significa que ele foi muito importante na minha vida. Fiz essa introdução só para dar o contexto do meu CAGAÇO que eu estava com essa segunda temporada de Hataraku Maou-Sama, considerando que os trailers não estavam vendendo a obra direito. Graças a Deus deu tudo certo e irei comentar um pouco mais da estreia no decorrer deste post.

SINOPSE: O Rei Demônio Sadao estava a um passo para a conquista do mundo, mas acabou sendo derrotado pela heroína Emilia e forçado a ir para outro mundo: A Terra. Sadao precisa virar um freelancer em uma rede de fast food para conseguir sobreviver e pagar suas despesas, ao mesmo tempo que Emilia tenta derrotá-lo na nossa realidade.

Indo logo para a parte que eu não gostei, porque foi a única coisa que não consegui largar em relação ao primeiro anime, que são os designs dos personagens nessa nova season. Compreendo que o primeiro anime é de quase 10 anos atrás e que estava em um outro estúdio na época, mas os designs bem que podiam ser mais próximos da primeira versão. Eu até não vou comentar tanto em relação aos personagens masculinos, pois mesmo com as diferenças gritantes, as personalidades de todos ainda casam com o novo visual. O que foi cagado para mim são o que fizeram com os rostos femininos. Todas, sem exceção, ficaram com caras de bebês. Tentaram aumentar a fofura nos traços, que ficou muito bizarro. Os olhos que mais me incomodaram. A cara da Chiho de adolescente voltou a ter 1 ano de idade de tão destoante que aparentava o novo design delas em comparação com a antiga. Eu estou ligado que tentaram aproximar mais ao visual da novel nessa segunda temporada, que no original elas têm olhos maiores e formato de rosto mais arredondado, eu estou ligado. Só que não deu para mim. E olha que eu tenho 0 problemas com mudança nos designs, visto que o meu anime favorito que é Oregairu, rolou a mesma coisa lá também. Da primeira para segunda temporada houve uma troca de estúdio responsável pela produção e alteraram os designs dos personagens, e parte da staff. Só que em Oregairu, amei a mudança, pois foi para melhor. Também estranhei ao ver os trailers, mas nos primeiros minutos do episódio de estreia de Oregairu, conseguiram me convencer que as mudanças foram importantes e boas, coisa que em Hataraku foi o pelo lado oposto no quesito visual. Quando os ângulos eram mais próximos dos rostos das personagens, mais eu não entendia porque escolheram esse visual mais “moe” delas. Me irritou demais, vocês não têm noção.

Mas ainda bem que só foi o visual que me irritou na nova temporada de Hataraku, pois os demais elementos continuam com a mesma qualidade, ou até levemente superior quanto ao seu antecessor, dependendo do aspecto referenciado. As piadas mesmo funcionam como acontecia há uma década atrás. O sentimento de nostalgia me atingiu em cheio. Vendo as interações do Maou, com o Shirou e Hanzou sobre as divisões das tarefas domésticas e falta de dinheiro entre o convívio dos 3 na introdução, me transportou para a mesma sensação que eu tive em acompanhar todos os percalços de demônios sem poderes tendo que lidar com a difícil realidade de humanos sem capacidade mágicas, que precisam acordar cedo, pagar as contas, declarar imposto renda, manter uma casa… Para mim foi muito especial essa estreia, com aquele mesmo clima que eu tinha amado, retornando com mesma intensidade no tempo presente. E a estreia foi inteira para reapresentar todos os personagens do núcleo principal para quem não lembrava mais do que tinha acontecido, contextualizando onde está cada um e o que estão fazendo. Rapaz, foi engraçado o episódio.

Senti um alívio que o timing cômico foi mantido mesmo com a mudança da equipe de produção. E tem umas cenas engraçadas que são elevadas pela direção. A piada do Mitsuki estar gordo foi excelente, tanto pela edição e montagem em dar ênfase no quão absurdo são esses seres superpoderosos sucumbirem a tentações mundanas da nossa realidade, como comer demais ou gostarem de mulheres bonitas. É maravilhoso toda essa sequência de fatos, como também a piada de baratas dentro da casa do protagonista. Um cara que matou geral no mundo alternativo, o fodão da porra toda e o ser mais perigoso, que todos temiam (e é mostrado nos minutos iniciais da estreia novamente), ter medos de insetos voadores (não julgo, pois se tiver ratos ou baratas no mesmo local em que estou, sou o primeiro a fugir aos berros). Aí tem todo o suspense dos personagens citando nomes alternativos para os bichos, diminuindo sua representação de medo ou que desconhecem e temem só ouvir a menção de barata e “ela está ali” na mesma frase. São formidáveis esses momentos e como eu estava precisando dessa nova temporada de Hataraku Maou-sama.

O episódio termina com 2 mistérios no roteiro. Quem seria aquela personagem desconhecida que apareceu na introdução do episódio e como aquele bebê “maçã” surgiu ali. Dá para deduzir que ela veio da mesma realidade do Maou e da Emi. Quem são seus pais verdadeiros, ou o que irão fazer depois da garotinha ir morar com eles, os protagonistas? E não é spoiler gente, porque está na cara que será aquela dinâmica de personagens pouco jeitosos com crianças cuidando de uma filha adotiva. Está muito evidente que teremos essa parada. Até não esquecendo, curti a abertura da segunda temporada. Prefiro a primeira, fácil, entretanto essa nova opening não faz feio. De resto, a produção mantém o nível da primeira temporada, sem comentários aprofundados a fazer. PORÉM…

Igual ao que ocorreu com Kanojo, Okarishimasu, infelizmente sei os rumos que as novels de Hataraku tomam, principalmente no original. Eu torço demais para que se por acaso eles façam mais temporadas de Hataraku, a equipe de produção conserte as cagadas feitas pelo autor. Aliás, eu acho um milagre, e tanto, estarmos tendo uma segunda temporada do anime, visto as tretas e bagunças internas que tiveram na época envolvendo o autor e uma porrada de pessoas. Isso explica esse espaçamento de lançamento entre as duas partes de Hataraku, mesmo o anime sendo um sucesso comercial em 2013 (Hataraku tinha ido melhor em faturamento do que Oregairu, para efeitos de comparação). Duvido que eles rushem a história e finalizem o anime nessa season, porém não sei se depois de quase 10 anos, Hataraku Maou-sama tenha ainda tanta importância assim como teve no passado, justificando novos investimentos para mais adaptações.

Hataraku Maou-sama é um dos melhores animes que eu vi durante esses anos e torço para que continue assim na segunda temporada. Recomendo para a galera que não conhece nada da obra, assista a primeira animação de 2013, para ver se irão curtir ou não. Na época, Hataraku chamou a atenção dos otakus por sua originalidade e por ser uma excelente comédia. Não sei se irá funcionar da mesma forma em 2022. Centenas de animes foram lançados posteriormente, e provavelmente alguns desses melhoram a fórmula que Hataraku usou no passado. Para mim vale o risco e que recomendo por ser uma obra muito divertida, engraçada e interessante de acompanhar semanalmente.

Deixe um comentário