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Uma conversa sobre a produção das obras.

Na noite do último domingo (25), a editora MPEG realizou uma live em seu canal no YouTube com foco de mostrar um pouco de como funciona a produção das obras. A live foi um bate-papo, sem grandes informações ou anúncios. Eu (Alê), mais uma vez estava presente (novamente convidado de última hora), mas como foi uma live divertida e com curiosidades que normalmente não se tem no mercado, considerei legal compilar em um post para ajudar a difundir o assunto. Aproveitarei esse espaço para comentar um pouco da relação da editora com o blog e impressões iniciais sobre eles.


Perguntas e Respostas

Na live, além de mim e do Gabriel (dono da editora), estava também o Dih, que é o editor dos primeiros títulos da editora. A MPEG começou a live lembrando que neste fim de ano, teremos o lançamento de 3 obras:

  • Dih comenta que para fazer uma capa, ele procura se informar mais sobre do que se trata a história, para encontrar uma paleta de cores que de fato combine com a obra;
  • Ele comenta que “Alter Ego” tem a vantagem de ter muitas artes coloridas, o que facilitou esse processo;
  • A editora comentou que a Espanha gostou muito da capa brasileira, especialmente da tipografia do título;
  • A capa (que vocês veem mais abaixo) é exclusiva do Brasil;
  • Perguntada sobre o começo da editora, o Dih responde que está sendo uma experiência muito legal para ele, especialmente porque é a primeira vez que ele tem contato com títulos espanhóis. Ele comenta que a qualidade dos arquivos é muito boa. Embora tenham tido alguns problemas de comunicação, os espanhóis são muito solícitos, aprovando o material sem grandes problemas;
  • Perguntada sobre o que atrai a editora em algum título, o Gabriel responde que ele pensa no interesse comercial, se tem potencial de vendas e se irá atrair o público. Comenta que tem obras que ele gostaria de lançar, mas que são desconhecidas, e que mesmo fazendo um trabalho de marketing muito bom, certamente não venderia tanto. Também pensa na questão da demografia (lembrando que a editora tem o foco em Shoujosei e Novels);
  • Dih lembra que o começo da editora não está sendo “comum”, pois as primeiras licenças da editora são de títulos da Espanha. Comenta que o país tem obras interessantes e que as produções nacionais estão ganhando força, tal qual ocorre na França, a exemplo de “Radiant”, lançado no Brasil pela Panini e que ganhou adaptação em anime anos atrás;
  • Eu comento que a iniciativa da Planeta Cómic (uma das maiores editoras de mangás e quadrinhos da Espanha) é interessante, pois eles trazem um projeto de uma revista (Planeta Manga), sendo lançada bimestralmente, e que posteriormente, os ‘mangás’ lançados ganham edições compilatórias físicas, semelhante ao que acontece no Japão. Não é algo que se vê todos os dias;
  • Gabriel lembra que vários títulos lançados na revista estão sendo licenciados para diversos países. Alter Ego foi lançado na França e Estados Unidos. Itália e Brasil também com lançamentos agendados. Sirius – Twin Stars já foi licenciado no Brasil, Estados Unidos e França;
  • Eu comento que imagino que o objetivo da Planeta Cómic com o projeto é chegar no Japão, porque os títulos lançados estão em sentido oriental de leitura e que para ganhar mais notoriedade, a editora está licenciando as obras lançadas para o ocidente, e a Planeta sendo essa editora enorme que é, tem potencial;
  • Destacamos que entre os ‘mangás’ lançados na Planeta Manga, Alter Ego é um dos, senão o título de maior notoriedade atualmente;
  • Perguntada sobre a questão da sobrecapa, a editora disse que os três títulos já anunciados por eles (Alter Ego, Reflexos do Futuro e Sirius – Twin Stars) serão lançados com sobrecapa, e a intenção é manter todas as obras que vierem por eles com essa característica;
  • A editora conversou muito a respeito de gráficas e acordaram que deveriam entregar o melhor material possível. Fizeram o máximo possível para manter um bom preço e com uma garantia de boa impressão. A gráfica que irá imprimir as 3 primeiras obras da editora é a Santa Marta, que trabalha com a Cia das Letras;
  • A editora disse que o preço de Reflexos deve surpreender (ele será mais barato que Alter);
  • Sobre anunciar um BL, a editora disse que logo mais deve ter um anuncio. O Gabriel não tem como dar previsão no momento, pois querem ter algum material em mãos primeiro;
  • A editora disse que não quer anunciar algo e não ter data prevista. Consideram melhor esperar, seguindo o cronograma de anúncios e publicações conforme previsto;
  • Dih lembra que a MPEG precisa tomar certo cuidado, pois eles são mais uma editora no mercado e que neste momento, tem muitos títulos sendo lançados. Precisam tomar cuidado para não dar passos maiores que as pernas;
  • A editora disse que não pode chegar em toda live e fazer um anúncio, e nem querem isso;
  • Sobre o cadastro de “Date a Live” no ISBN, a editora disse que NÃO é deles;
  • Sobre frete grátis na loja da MPEG, a editora não consegue garantir, mas a ideia é ter pelo menos um período curto oferecendo frete gratuito para os 3 primeiros títulos, nem que seja de uns 3 dias;
  • Sobre lançar ou não obras derivadas ou continuações de títulos lançados por outras editoras, a MPEG responde que não tem um pensamento pronto e que é algo muito relativo, variando de obra para obra, sendo necessário avaliar cada caso;
  • A capa de Reflexos do Futuro ainda está em aprovação;
  • O processo de licença acabou sendo mais demorado do que o imaginado. Houve muita burocracia e esse foi um dos motivos para gerar os atrasos de Alter e Reflexos (antes estavam previstos para agosto e setembro, respectivamente);
  • O Dih comenta que os arquivos de cada história que compõe Reflexos, vieram de uma forma diferente. Como cada conto foi ilustrado por um artista distinto, cada um tem seu modo de trabalho, resultando em arquivos em estados diferentes;
  • Um autor teve os arquivos enviados limpos, só precisando diagramar com as falas traduzidas para o português. Outro mandou algumas páginas limpas e outras não;
  • O Dih comenta que os arquivos foram enviados com uma particularidade que bem provavelmente daria moiré (problema nas retículas) na hora que fossem impressos. Eles precisaram checar página por página e ir mudando essa configuração, tratando as imagens para não causar problema no final;
  • Durante a live, encontraram arquivos com problemas. Eles terão que entrar em contato com a licenciante e pedir para enviarem novos;
  • A MPEG também relatou de casos que os arquivos simplesmente não vêm para a editora e precisam solicitar para a licenciante;
  • A editora comenta que a resposta não demora muito. O problema é que demoram para enviar os novos arquivos;
  • Dih comenta que há cuidado para fazer as onomatopeias e adaptar cada detalhe para a nossa edição;
  • O Dih traduziu Alter Ego, está traduzindo Reflexos do Futuro, e deve traduzir Sirius;
  • A revisão das obras está a cargo da Renata Leitão;
  • A Iara está trabalhando na diagramação;
  • Dih alerta sobre a ilusão de que dá para ficar rico trabalhando com setor editorial, porém não é real. Vale o mesmo para a falácia de que as editoras são ricas;
  • A editora finaliza agradecendo a todos que já compraram Alter Ego e pedindo apoio do público. Querem trazer muitas coisas e tem muito a mostrar ainda.

Opinião

Bom, passada todas as informações, vamos agora para comentar um pouco da relação do blog com a MPEG e algumas coisas que me agradam nesse começo da editora.

Para começar, acho válido dizer que conheço o Gabriel (dono da MPEG) de meses antes da editora aparecer. um ano antes para ser mais exato. Nós conversávamos bastante por causa do Aviso de Oferta, e quando a editora foi anunciada oficialmente, por si só foi algo legal quando a proposta foi dar atenção para demografias que eu amo e as que mais me importo (as ‘femininas’), ainda mais que sabemos como o mercado tende a tratar Shoujos, Joseis, BLs e Yuris…

A MPEG ocasionalmente também nos procura para parcerias. As threads de anúncios ou apresentações de títulos, sou eu quem escrevo, por exemplo (e dou alguns conselhos relacionado a noticias de novos mangás no Japão que acho interessante). Como a relação é bem próxima conosco, não vemos por que não apoiar durante esse começo da editora.

Mas algo que me deixou muito feliz, foi a preocupação de trazer um material de qualidade que vai agradar ao público, mas principalmente pela atenção com o preço que será praticado no produto. É muito bom ver esse pensamento, principalmente no cenário que o Brasil está. O formato (tamanho) dos títulos anunciados por eles são bem semelhantes aos dos lançados pela Panini, mas parece haver uma certa diferença. A MPEG oferece páginas coloridas, uma sobrecapa, e ao preço de R$ 33,90. A Panini nos dá um mangá sem essas especificações, com o mesmo preço. Para uma editora pequena, sem nada publicado, é um feito bem chamativo. E a edição será impresso na gráfica Santa Marta, empresa que a Cia das Letras trabalha bastante. É ótimo ver movimentações para favorecer o consumidor, como “Reflexos do Futuro” que deve ser mais barato que “Alter”.

O Brasil está em um momento muito complicado da economia. Tudo muito caro e a oferta de títulos está muito grande. Mais de 100 títulos foram anunciados só nesse ano e tem dezenas de séries em publicação atualmente. É preciso tomar cuidado para não dar passos maiores que as pernas, coisa que eles demonstram ter noção do cenário.

Enfim, a live de domingo foi muito divertida! Legal para aprender um pouquinho mais sobre a produção e perrengues que eles passam nesse processo, e até como fazem para resolver os problemas. A MPEG está com uma equipe interessante, com pessoas que são conhecidas no mercado editorial, como o próprio Dih que já trabalhou na Panini e agora está na NewPOP, e a Renata Leitão, que vemos frequentemente na JBC. Fica aqui meu desejo de boa sorte e espero que renda bons frutos. Demonstram ter um bom planejamento inicialmente. Tem potencial para crescerem.

Finalizamos agradecendo o convite para a live e lembramos que temos um sorteio rolando em parceria com a MPEG! 🙂

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