Aqui, a direção sabe fazer acontecer

Vamos a mais um post de primeiras impressões de animes da Temporada de Inverno e dessa vez com a comédia romântica “Oroka na Tenshi wa Akuma to Odoru” ou “The Foolish Angel Dances with the Devil” ou ainda, como foi apelidado, “Kanaten”. Uma comédia com um demônio um pouco tonto e uma anja sadista. O que poderia sair daqui?

Sinopse: “Masatora Akutsu, um demônio que está em uma missão de recrutamento numa escola humana, está atrás de aliados para o Inferno na luta contra os anjos celestiais. Mas quando ele se senta ao lado da cativante Lily Amane, ele terá uma surpresa celestial incrivelmente hilária!”


Eu confesso que fui assistir ele com um pouco de má vontade. Pensei “Ah, mais uma comédia romântica Shounen (no caso, é Seinen) padrão…”. O Rub (ex-redator do blog e amigo meu) chegou a comentar razoavelmente do anime, mas ainda assim, fui sem muita expectativa ver. E como deu para ver na sinopse, estão se autodenominando como “hilária”, o que normalmente não é um bom sinal. Se autodenominar de algo normalmente significa que é o oposto. Porém, aqui, embora ele realmente não seja hilário, acabou sendo um anime bem divertido de assistir nesse primeiro episódio. ^^

Na história acompanhamos o demônio Akutsu disfarçado de humano em um colégio em busca de alguém que ele possa levar para o inferno para servir de motivação para o exército dos demônios na luta contra os anjos, à la Joana d’Arc. A introdução do personagem na escola é ótima, com uma peruquinha parecendo um velhinho, fingindo ter tido problemas capilares e contando uma história triste (tão parecida com a da Ju) para logo em seguida, sem querer, ser desmascarado pelo professor. Essa sequência é ótima, tirando a parte da surra que ele leva, porque acho que o tom da cena não combina com o restante.

Posteriormente ele vê a Lily e se apaixona por ela rapidamente. Temos a apresentação de alguns personagens do núcleo de apoio como o Hirota, o garoto emocionado que gosta da Lily e que é um tanto chato, e o Tanigawa, que é mais calmo e ‘controlado’, provavelmente vai servir como ponto de equilíbrio entre os rapazes já que o Hirota é meio descontrolado e inconveniente (pra dizer o mínimo). E também temos o protagonista Akutsu, que é mais excêntrico pelo lado de que ele é um demônio, então é quase certo que ele vai deixar escapar alguma coisa relacionado a sua origem.

O restante do episódio segue muito divertido e chega o momento em que o Akutsu enfim interage com a Lily. Depois de ser revelado como demônio por causa de um acidente de caminhão, a Lily se revela como um anjo para ele e não o bastante, ela é uma anja com desejos sadistas. Poupando sua vida, mas o prendendo como um cachorrinho. A cena em que ela o prende na coleira é excelente. Inclusive, a montagem dela prendendo ele com todo um teor sexual, o Akatsu sendo praticamente um passivo, é excelente!

O final acaba sendo um pouco anticlimático, porque a OP entrega o que o anime se trata, então não tem a surpresa que a cena queria passar realmente, uma pena. Essa sequência final tem momentos de ação bem animadas, inclusive, fiquei surpreso, principalmente se tratando do estúdio responsável pelo projeto (Children’s Playground Entertainment).

E falando nisso, o trabalho de animação está bem competente na estreia. O design de personagens é okay, mas conseguem manter ele bem feito (embora eu sinta que a Lily tenha tido uns 5 rostos diferentes ao longo do episódio) e há boas sequências de animação no final. Agora meu destaque maior vai para o diretor, Itsurou Kawasaki, que anteriormente foi diretor de, por exemplo, “Mahou Shoujo Ore!”, um anime que embora eu não tenha assistido, vejo falarem muito bem da comédia dele. E vendo a estreia de “Kanaten”, entendo muito bem o motivo. O timing cômico dele é muito bom de maneira geral, com exceção de uma ou outra cena que eu sinto que ele pesa um pouco a mão no tom e outras que o corte não fica orgânico. Mas tirando isso, impecável!

Posso dizer que o anime não reinventa a roda, mas faz girar muito bem! Não sei se vão conseguir segurar o anime nesse mesmo nível, seja de roteiro ou animação, mas avaliando pela estreia, recomendo para quem busca uma comédia romântica. ^^