Na noite de hoje, dia 31 de Julho, a editora JBC anunciou por meio de uma live feita no canal da editora YouTube, que relançará “Ranma ½”. O relançamento foi decidido após a conclusão de uma pesquisa que a editora realizou no canal de comunicação no WhatsApp. Na pesquisa, a editora perguntou ao público se era desejado uma reimpressão seguindo a edição lançada pela editora anteriormente (38 volumes), em que só seria feito uma remasterização dos arquivos (melhora na qualidade de imagem), ou se preferiam pelo relançamento, seguindo a edição Wideban (20 volumes).
Esse relançamento, no entanto, só deve começar a ser publicado no próximo ano. A editora informou que já fez e encaminhou uma proposta para a editora japonesa (Shogakukan) e aguardam os detalhes. A ideia da JBC é relançar o mangá em um formato muito semelhante ao feito em “InuYasha” (formato 12,8 x 18,2 cm, sobrecapa, papel off-set…), porém, tudo depende das aprovações e exigências da Shogakukan. A expectativa é começar a publicar a nova edição no 2º semestre de 2026, “InuYasha” estiver se encaminhando para o final.

“Ranma ½” é de autoria de Rumiko Takahashi. Foi publicado na revista Weekly Shounen Sunday da editora Shogakukan entre 1987 e 1996, sendo finalizado em 38 volumes. A obra recebeu uma nova edição entre 2016 e 2018, completa em 20 volumes. No Brasil, a editora JBC publicou os 38 volumes da obra entre 2009 e 2013.

Sinopse: “Soun Tendo, dono de uma escola de artes marciais, estava bastante ansioso para receber o amigo Genma Saotome e seu filho, Ranma. Isso porque, sendo pai de três belas filhas com idades entre 16 e 19 anos e todas solteiras, sua preocupação era arranjar casamento para uma delas e, desse modo, dar continuidade ao comando da escola. Mas o patriarca da família Tendo terá uma grande surpresa. Por causa de uma maldição, Ranma se transforma em mulher quando é molhado com água fria, voltando à sua forma original ao entrar em contato com água quente. Seu pai, por sua vez, se transforma em um imenso urso panda. Entretanto, isso não será um empecilho para os planos de Soun e ele lhe concede a mão de Akane, sua filha mais nova, a mais cobiçada do colégio e também a mais rebelde de todas. Tanto que ela odiou essa ideia. Assim começam as confusões de Ranma ½ o mangá que mistura comédia, romance e muita ação.” Fonte: Editora JBC.
