screenshot_2020-04-06-14-45-41-1.png
Veja as medidas adotadas pela editora para enfrentar esse período turbulento.

Veja as medidas adotadas pela editora para enfrentar esse período turbulento.

Nesta tarde de segunda-feira (06/04/2020), a editora JBC enviou um comunicado para a imprensa (estamos nesse meio… Emocionado :’) ), informando as medidas adotadas pela editora para enfrentar os problemas gerados pela COVID-19 (Coronavírus). Vejam o que o comunicado diz abaixo:

Segundo o comunicado da editora, assim como outras empresas ao redor mundo, a JBC também foi afetada pelos impactos da pandemia e a editora precisou rever toda a sua estratégia que envolvia o cronograma de publicações, desde títulos que estão em publicação, aos mangás digitais e até as obras que foram recentemente anunciadas.

A editora disse que a programação feita para os meses de março e abril não chegaram a ser afetados. As obras previstas para esses meses já chegaram recentemente da gráfica, ou estão para chegar. Ao todo estão previstos dez volumes para esses meses, sendo eles:

Março:

  • Sakura Wars volume 1 (edição TRIG);
  • Hokuto no Ken volume 6;
  • Cavaleiros do Zodíaco – Saint Seya Kanzenban volume 17;
  • Cavaleiros do Zodíaco – Lost Canvas volumes 16 e 17.

Abril:

  • Fruits Basket volume 3;
  • UQ Holder volume 16 e 17;
  • Fire Punch volumes 7 e 8 (FINAL).

Ainda segundo o comunicado, diante desse cenário, a editora acredita que agora é o momento para ampliar ainda mais o acesso de seu conteúdo aos leitores. Então, a editora está acelerando a produção de volumes de mangás para serem lançados em e-book. Segundo eles, os volumes continuaram sendo disponibilizados nas principais plataformas digitais (Amazon, Kobo, Google Play, dentre outros), bem como os simulpubs (publicação de capítulos no mesmo dia que estes são publicados no Japão). A editora possui um catálogo de mais de 500 volumes lançados no formato digital e ressalta que é possível lê-los onde você estiver, seja no celular ou no tablet, desde que você tenha baixado o aplicativo da empresa que você adquiriu o volume.

A JBC mencionou que todos os títulos que eles publicam em simulpub atualmente, continuaram saindo normalmente. Os títulos que a editora publica nesse formato são: “The Ghost in the Shell – The Human Algothm”, “Cardcaptor Sakura – Clear Card Arc” (ambos tem periodicidade mensal) e “Edens Zero” (este é semanal). “Sakura Wars” e “Gunsmith Cats: Burts”, foram lançados primeiramente em edições digitais seguindo o número de páginas originais, por volta de 200 páginas por volume. Estes seguem com seu cronograma de lançamento inalterado. O mesmo vale para as edições Tankobon (volumes “normais”, com em média, 200 páginas por volume) de “Fruits Basket” e o retorno de “A Heroica Lenda de Arslan”.

Outro problema enfrentado pela JBC é o das gráficas. Além da alta do dólar, as gráficas estão com dificuldades para importar alguns tipos de papel que a editora usa na produção dos volumes dos mangás da editora. A redução de turnos nessas empresas irá afetar a entrega dos volumes físicos dos próximos meses, então esperem atrasos e tenham paciência. E ainda se tem o problema de escoamento dos volumes. Além da Amazon e de mais alguns sites, as lojas físicas estão fechadas devido a quarentena implantada para tentar amenizar a disseminação do vírus. Algumas dessas lojas estão procurando soluções para atender os pedidos dos clientes, realizando entregas por delivery, oferecendo frete grátis, ou até mesmo a retirada na loja com hora marcada. Porém, não será suficiente para absorver toda a produção mensal da JBC, ainda mais que há os produtos de outras editoras.

O Departamento de Marketing da JBC está trabalhando na divulgação de lojas parceiras que disponibilizam a venda via internet ou encomendas por telefone (afinal, elas também precisam vender para gerar dinheiro). Segundo a editora, uma nova opção de venda que estará disponível em breve, é o serviço de P.O.D (Print on Demand). Com este serviço, o leitor poderá comprar qualquer edição, de qualquer mangá da editora que estiver disponível no serviço, facilitando para que o leitor/consumidor possa completar sua coleção. Os primeiros volumes a estarem disponíveis nesse serviço são o Henshin Mangá 1, 2 e o 3. Em breve, a editora promete disponibilizar mais séries e volumes, incluindo volumes esgotados.

A ideia desse serviço não é de agora. Em meados do ano passado, a editora comentou que estava com a ideia de fazer reimpressões por demanda. Você pede o volume que quer, a editora faz a reimpressão e você paga o valor. Espere por aumentos bem consideráveis, dado que será menor a quantidade de edições sendo reimpressas.

Por fim, foi dito que a editora estuda outros novos formatos de distribuição que logo serão divulgados para o público. O momento é de muita cautela, união e trabalho para enfrentar essa crise da melhor forma possível.


A JBC é a segunda editora a se manifestar à respeito dos impactos gerados pelo vírus. Anteriormente, a editora NewPOP comentou em sua live sobre o que a editora deve fazer para tentar amenizar os impactos e o planejamento da editora. A única editora que publica mangás de forma regular e que não se manifestou à respeito da pandemia e as medidas que irá tomar, é a editora Panini (para a surpresa de 0 pessoas).

Isso foi tudo o que foi dito no comunicado. Obrigado a todos que leram :). Agora, eu aproveito para pedir que se cuidem, lavem as mãos com frequência e FIQUEM EM CASA SE POSSÍVEL!!! Agradeço ^^.

Deixe um comentário