"MAIS DE QUALQUER FORMA, o off-set é MELHOR"

Olá! Meu nome é Rubens, mas sou mais conhecido por Rubnesio ou Rub nas redes sociais. Sou o novo colaborador do LD e esse será meu primeiro post. Adoraria ter começado de outra forma e até tinha um post em collab com o Alê para fazer minha estreia no blog. Só que para quem me conhece, sabe que eu adoro ironizar e zoar as paradas que eu não gosto ou que estão errados em sua concepção. Se tiver otaku envolvido, aí que tenho uma satisfação maior em tecer comentários “construtivos” sobre o assunto. E como repercutiu o assunto desse post no Twitter, achei que não podia deixar passar o bonde e fazer alguns comentários sobre o assunto. Fiz uma promessa para mim mesmo que serei mais tranquilo em escrever os posts e menos incisivo/agressivo em emitir as opiniões aqui no blog, como geralmente eu faço no Twitter (vou tentar pelo menos xP).

Começou com um Youtuber (não vou citar nome, mas a Thumb já entrega quem é ele) de 900k de inscritos (na publicação desse post), decidiu fazer um vídeo falando de suas preferências dos materiais utilizados nas edições brasileiras de mangás. O que ele gosta mais, o que ele odeia, o que ele ACHA disso (vamos enfatizar nesse ACHISMO dele) e como ele gostaria que fosse a escolha de papeis para a fabricação de seus mangás queridos. Até aí tudo bem. Cada um pode emitir e publicar sua opinião/gosto a vontade que é tranquilo quanto a isso (mesmo sendo uma bosta de opinião, de boas). Só que o tal Youtuber, não CONTENTE em passar SÓ sua opinião, decidiu ser uma WIKIPEDIA DE TIPOS DE PAPEIS difundindo informações equivocadas e organizando um movimento de pedidos e ‘FLOOD’ na página da editora Panini. Mas antes de falar sobre, vamos começar por partes.

Eu não sou entendido sobre o mundo editorial e como funciona esse mercado. Até por isso, não vou me ater em aspectos técnicos porque não compreendo totalmente todas as variáveis que regem aqui no Brasil, como a escolha de formato e material utilizado pela editora, periodicidade, contratos de licenças com as editoras japonesas, esses tipos de coisas (o Alexsander compreende melhor sobre o assunto e fez uma thread comentando isso no Twitter). Vou focar no básico do básico para corrigir alguns absurdos ditos no vídeo.

Para contextualizar o pessoal perdido no tema, é o seguinte: o Youtuber em questão, prefere o papel Offset em seus mangás do que papel Offwhite. Inclusive, para você que não sabe diferenciar entre um papel e outro, tem um post no BBM (link aqui) que explica de maneira sucinta, o que é um Offwhite ou Offset e suas características. Vou novamente salientar que você gostar de um papel em relação a outro tipo material, ok. Só que aí começa a MERDA TODA.

Uma das justificativas utilizadas pelo SR. MONOPÓLIO YOUTUBER (piada interna do blog) é que o papel mais branco do OFFSET NÃO CANSA A VISTA A CURTO PRAZO E EM MENOS DE UMA HORA DE LEITURA (tempo médio para ler um volume de mangá de 200 páginas), NÃO IRÁ AFETAR O OTAKU. Vamos lá, porque isso é FÍSICA BÁSICA. Quando a claridade incidi nos objetos, existe diversos fatores na quantidade de luz que esses tipos de materiais conseguem absorver e a cor é um dos principais aspectos a serem levados em conta. Quanto mais escuro a tonalidade, mais luz o material absorve e menos luz é refletida. Logo, quanto mais CLARO (branco) o papel for, mais LUZ É REFLETIDA e menos é absorvida. Só fazerem um experimento agora. Olhem diretamente para o sol do meio dia, sem óculos de proteção, por 3 segundos. Sua vista vai doer para um caralho. Não importa o que digam, mas isso é extremamente prejudicial para sua visão. Agora imagine você lendo num papel onde a tonalidade de BRANCO é predominante durante uma HORA por dia. Você realmente acha que sua visão não será afetada ou prejudicada conforme o tempo for passando? É uma questão de lógica e tempo. Você prefere ter uma visão meia boca no futuro em detrimento de um papel mais branco ou prefere um papel um pouco mais amarelado para não fuder contigo depois? Não acreditem no que o GÊNIO DO MUNDO OTAKU (mais uma piada interna) diz por aí.

Outra falácia dessa criatura é que ele prefere papel OFFSET com gramatura mais baixa do que o OFF WHITE. PUTA MERDA. Isso só demonstra que ele NÃO LER A PORRA DOS MANGÁS que compra, NÃO É POSSÍVEL. Um mangá com páginas TRANSPARENTES é terrível. A JBC, um tempo atrás, entrou nessas de gramatura baixa no OFFSET. O resultado que temos é ORANGE em que, nem necessitamos de ler contra luz e mesmo com outras folhas embaixo, ainda assim conseguíamos ver o que tinha na página seguinte, tendo uma sobreposição nos desenhos de uma forma maluca, fazendo com que seja impossível diferenciar o que era da página ou se o leitor estava vendo os quadros seguintes. PELO AMOR DE DEUS, ISSO É HORRÍVEL. PREFIRO VERSÃO DE COLECIONADOR MEGA CARA DO QUE PÁGINAS TRANSPARENTES CARALHO. VAMOS REGREDIR AGORA AOS TEMPOS DE PAPEL JORNAL!???

Não satisfeito, ele diz que o preço do OFF WHITE é mais barato que OFFSET, por isso que as editoras escolhem por ser mais “em conta”. As vezes eu me pergunto se o Youtuber citado PESQUISA ANTES DE FALAR, PORQUE NÃO É POSSÍVEL. Dois minutos de busca e a informação está ali. A diferença de preços é mínima em muitas gráficas já que chamam de OFFWHITE um OFFSET amarelado. Logo, se o preço de um é X, provavelmente o preço da outra é X também (ou aproximado). Não estou generalizando. Offset por padrão é mais caro. Só estou dizendo que é muito difícil afirmar dessa forma sem algum dado concreto. E muitas vezes nem é o preço que influencia na decisão da editora na escolha do papel. Em vários casos, essa determinação já vem de contrato. A editora só obedece. Não vão nessa de preços e que foi escolha da Panini o tipo de papel utilizado nos mangás que vocês podem estar errados na história.

Chamequinho não compactua com Otakus que não entendem de papel.

E por último, o Movimento Sem Mangas (MSM em homenagem ao MST) organizado pelo ENTENDEDOR DE MERCADO EDITORIAL DE MANGÁS (prometo ser a última piada interna xP). PARA QUÊ FAZER ESSE FLOOD TODO NA PÁGINA DA PANINI??? PARA QUÊ??? Se você conhece a Panini, sabe que ela é péssima em gerenciamento de mídias sociais e do setor de reclamações. Se você criticasse que o mangá não está bom, que a tradução foi péssima ou que o preço está elevado, você vai tomar AQUELA IGNORADA BONITA. É um foda-se GIGANTE. Agora vocês imaginam um BANDO DE OTAKUS ACÉFALOS RESPONDENDO A MESMA COISA EM TODO POST DA EDITORA QUE NEM BOT, VAI FAZER A PANINI MUDAR DE IDEIA? Não estou pedindo para vocês reclamarem. Estou falando para vocês reclamarem DE ALGO ÚTIL CARALHO. Reclamem dos preços altos dos mangás de lutinha. Reclamem da qualidade da tradução se for abaixo do esperado. Reclamem do péssimo atendimento na loja virtual deles. Reclamem da PANINI em negligenciar suas mídias sociais. Reclamem do papel, se for o caso, de não ter te agradado realmente ou de sua qualidade. Reclamem disso e não sejam massa de manobra de Youtubers que querem seus gostos priorizados em contra ao que o mercado demanda. TENHAM OPINIÃO PRÓPRIA CACETE!

Só para fechar o meu comentário, o EGOCENTRISMO DO CIDADÃO BATEU NO CÉU AGORA. Só olharem o prints abaixo.

Ele realmente acredita que pode mover montanhas com seu VÍDEO INTRANSIGENTE. O mundo otaku só se afunda cada vez mais.

3 thoughts on ““DE QUALQUER FORMA”, O “GÊNIO OTAKU” SEMPRE ESTARÁ ERRADO

Deixe um comentário