Uma ideia interessante que foi jogada no lixo, graças a sua péssima execução!

Uma ideia interessante que foi jogada no lixo, graças a sua péssima execução!

Mais um dos animes da temporada que não sei bem porque eu resolvi assistir, tanto que eu demorei horrores para ver o primeiro episódio, e esse post vai sair depois que o episódio 2 já foi lançado, e para ser sincero, nem sei se vou continuar com esse anime. Enfim fiquem com as primeiras impressões desse anime ruim, que tinha uma proposta interessante, confesso, mas que a execução assassinou esse começo.

Sinopse: “Famosos escritores históricos japoneses renascidos lutam juntos para proteger obras literárias de “agentes erosivos” que roubam literatura das memórias das pessoas.”

Antes de resolver pegar esse anime, deveria ter prestado atenção em apenas um detalhe: o anime é uma adaptação de um jogo. Esse motivo já era mais que o suficiente para me fazer passar longe disso daqui, mas como eu sou uma mula, não vi e nemsabia quem estava na staff, ou sequer li a sinopse (que é quase inexistente). O resultado foi um episódio desastroso, principalmente na montagem de forma geral. Foi uma completa bagunça esse episódio. O começo parecia o meio, a resolução da trama foi no meio do episódio, o que deveria ser a introdução estava completamente perdida, fora que o episódio foi EXTREMAMENTE massante. O tempo NÃO PASSAVA! Quando eu acreditava que já estava chegando no final (porque a resolução já estava praticamente feita), ainda faltava uns 8 minutos para o fim. Foi terrível!

Falando mais sobre todo esse caos narrativo, o episódio começa com uma festa de casamento, com o protagonista meio que fugindo dali e um cara fazendo o personagem principal voltar a correr, assim vamos para a OP… Sim, esse é o começo dessa “coisa”. Para mim o problema já começa aqui que, apesar de algumas coisas se encaixarem mais tarde no episódio como as falas que o cara do cabelo azul diz para o Dazai, o meu problema continua sendo com a ordem dos eventos. O casamento da irmã do Dazai, ela diz que ele fez aquela festa de casório em um dia, porém mais tarde, sabemos que o rei tinha dado um dia para ele ir e voltar para o castelo e assim, ser morto pela majestade. Pela distância/tempo que ele leva para voltar ao castelo, era impossível ele ter feito aquela festa em um dia. Pouquíssimo o tempo para ir, organizar a tal festa, para só então voltar.

Outro problema para mim é o que levou o Dazai a querer matar o rei. Ele diz que ouviu dizer que o rei era um tirano, que não ouvia a ninguém e que matava quem o desacatasse. Mano, ele OUVIU DIZER. Pela fala dele, nem sabe se é verdade ou se alguém disse isso para ele e por qual motivo que desconhecemos, resolveu ir matar o rei, sem mais nem menos. A construção daquele mundo é uma coisa tão porca, mal fundamentada, chega dar desgosto de ver de tão mal feito que é. Não te dão uma localidade precisa por exemplo, não te dizem onde o protagonista mora, nunca mostram ou dão a entender onde o Dazai vive. Ele tem um amigo no reino, mas não sabemos se vive por ali mesmo ou a irmã dele mora na puta que pariu. O cara atravessa meio mundo para ir e para voltar, mas você continua sem ter uma noção de espaço boa.

A ambientação é péssima! Acho que essa ambientação foi uma das piores da temporada. O rei, soldados e até o Dazai veste roupas semelhantes com as usadas na Grécia ou na Roma Antiga, mas o Akutagawa (o cara de cabelo azul) aparece usando roupas mais “modernas”. NINGUÉM estranha. Mais para frente aparecem chinelos de madeira e kimonos japoneses. É uma bagunça total! E ninguém acha estranho, todo mundo fica de boas com o que estão vestindo.

O meu problema mesmo com esse episódio veio ali na metade do dele, relacionado ao amigo do Dazai. Eu estou confuso demais com tudo! Esse amigo, ele existe só na história? É uma pessoa real? Que porra de concurso é aquele??? A composição de série somada a direção, foram terríveis e não souberam conduzir as coisas para esclarecer tudo, muito pelo contrário. Conseguiram misturar a ficção com a “realidade” e até agora eu quero entender se aquele amigo é apenas um dos personagens, ou se ele fez parte da vida do Dazai, porque o que dá a entender é que esse amigo seria um dos jurados que o PROTA foi avaliado pela sua história. Mas se for isso, por que raios ele está lá dentro??? É esse tipo de problema que essa merda tem.

Continuando a seção de problemas, o Akutagawa diz que não há como o autor morrer dentro da própria história, mas ele fica mega preocupado com o Dazai sendo atacado pelos maculados. Não vejo muito fundamento nisso. E PIOR! DO NADA o Dazai se transforma e enfrenta o vilão????? Do nada a criatura se transforma e até minutos atrás ele nem estava entendendo o que estava acontecendo ali! Se foder.

E a parte final… Bom, é explicado que aquele mundo (outra coisa que não entendi, mas logo eu falo disso) é protegido pelos escritores porque os maculados mudam os finais das histórias, para SÓ DEPOIS DISSO destruírem a história. Primeiro, por que caralhos eles mudam o final, para só depois destruir o livro em si??? Esse final é MUITO mal fundamentado (assim como todo o resto). Ao meu ver, eles dão mais atenção em uma coisa que facilmente poderia ser deixado para outro episódio, e pecam no que era mais essencial ali dentro. Toda essa explicação poderia ter ficado para o próximo episódio, porque ao fazer nesse, precisaram picotar as coisas para caber naqueles minutos, o que resultou essa estreia confusa. E mais! Se tirassem esse trecho, poderiam ter trabalhado melhor as questões que ficaram MUITO mal colocadas no episódio.

“Tô sem nada pra fazer, vou destruir livros”

Outra coisa que quero entender é por que o Dazai está entre os escritores que “salvam os livros”. O Dazai não aparenta ser um bom escritor, nem um dos mais experientes. Então por que ele está ali??? Apenas por protagonismo? Conveniência? Bungou to Alchemist: Shinpan no Haguruma têm problemas sérios…

E cara, o compositor de série desse negócio é o cara que fez “Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu”, anime que meio mundo elogia (eu ainda não vi). Isso mostra que nem sempre o compositor salva essas coisas. Mas nesse caso aqui, nem parece que ele tentou, não sei. Pode ter outros problemas envolvidos como falta de tempo, produção apertada, entre outras coisas.

A direção parece estar tão perdida quanto o compositor de série. MAS há boas cenas de ação. Tem duas em específico que ficaram bem decentes e muito bem animadas. De resto, a animação é bem ok e em alguns momentos ela é precária. A OP me passa essa sensação de precariedade, pela falta de frames. Ela é bem animada, mas é prejudicada por não ter todos os quadros preenchendo a movimentação. Então ela é apressada e travada. E o design do rei é MUITO estranho. Ele me incomoda demais. O rosto dele é muito bizarro.

OLHA ISSO!!!

Eu realmente não sei se irei continuar com o anime, mas se eu seguir em frente e independente de onde eu parar, irei fazer um último post falando o que eu achei do anime até aquele ponto. Posso parar no episódio 2, mas eu volto para comentar o anime ^^.

Deixe um comentário