Três títulos: um extremamente famoso, outro não tão famoso mas que está começando a "aventurar" pelo mundo e um que só chegou em nossas terras...

Três títulos: um extremamente famoso, outro não tão famoso, mas que está começando a “aventurar” pelo mundo e um que só chegou em nossas terras…

Na noite de quinta-feira (21/05), a editora NewPOP realizou uma live em seu canal de YouTube. Dentre outras coisas informadas para o público, a editora realizou três anúncios: o primeiro foi “JOY Second”, continuação de “JOY” (leia nossa resenha aqui), o segundo título foi o mangá “Devil Ecstasy” e o terceiro e último anúncio foi o mangá “Aku no Hana”. Nessa postagem nós iremos dar nossas opiniões sobre os títulos anunciados e mostraremos onde essas obras já foram publicadas pelo mundo :). A live você pode conferir na íntegra pelo link abaixo. Quem não quiser assistir a live, mas quer ficar por dentro do que foi informado, em breve nós faremos um resumo da live. Então eu peço que fiquem de olho em nossa conta do Twitter (@LDesintoxicados) ^^.


Aku no Hana:

Japão:

A obra mais famosa de Shuzo Oshimi nasceu em setembro de 2009, sendo publicado na revista Shounen Magazine, da editora Kodansha. Sua publicação seguiu normalmente até ser concluída em maio de 2014. Os capítulos renderam 11 volumes ao todo. Esta é considerada a obra mais famosa do autor e viajou pelo mundo, sendo publicada em diversos países :).

Espanha:

Na Espanha, o mangá foi publicado pela editora Norma. A publicação da obra teve seu início em setembro de 2014, sendo publicada de forma bimestral até ser concluída em julho em de 2016. Por lá, a obra foi publicada com o título de “Las Flores del Mal”.

Itália:

Na Itália, a Panini publicou o mangá, e não só “Aku no Hana”, como boa parte dos títulos do autor. A Panini é a editora que trabalha com o mangá e ao que parece, a editora NewPOP que fará o mesmo o Brasil haha. Enfim, na Itália o mangá foi publicado com o título de “I FIORI DEL MALE”. A obra teve seu primeiro tomo lançado em novembro de 2013, sendo publicado de forma mensal até o sexto volume, lançado em abril de 2014. A partir do sétimo volume, o mangá passou a ser publicado bimestralmente até ser concluído em fevereiro de 2015.

México:

No México a obra foi anunciada em fevereiro de 2019 pela editora Kamite e começou a ser publicado no mês seguinte, em março. Apenas três volumes da obra foram publicados. O primeiro em março, o segundo em maio e o terceiro em outubro. De lá para cá, nenhum outro volume foi lançado. O quarto tomo chegou a aparecer no checklist de dezembro, mas parece que o volume não saiu. O título que a obra recebeu foi “Las Flores del Mal”, título igual ao da Espanha.

Estados Unidos:

Nos EUA, o mangá foi publicado duas vezes, ambas pela editora Vertical Comics. A primeira publicação teve seu início em maio de 2012, sendo concluída em outubro de 2014. EM 2017 a editora anunciou que relançaria a obra em um formato que reduziria os 11 volumes para apenas 4 (quase um 3 em 1). Essa edição começou a ser publicada em outubro de 2017, sendo concluída em outubro de 2018. O título que a obra foi publicada foi “The Flowers of Evil”

França:

Na gigante do mercado de quadrinhos em geral, a obra chegou chegou em 2017 pela editora Ki-oon. O título nacional do mangá foi “Les Fleurs du Mal”. A publicação teve seu início em janeiro, tendo os dois tomos iniciais lançados de uma só vez. A partir do terceiro tomo, o mangá seguiu a publicação de forma bimestral até ser concluído em julho de 2018.

ALÊ: Da minha parte, eu pretendo colecionar. Oshimi sempre será bem vindo em minha coleção e no caso dessa obra aqui, a publicação deve demorar um pouco por ser mais longo. Imagino que “Devil Ecstasy” sairá primeiro por ser uma obra mais curta e mais fácil de se lançar. E olha, foi um EXCELENTE anúncio. Não só por ser a obra mais famosa do autor, mais por a editora criar uma situação que eu vejo sendo um tanto favorável. Explico: com a publicação de Happiness, o nome do autor gera hype. Desperta mais curiosidade do público para comprar outras obras do autor e a editora anunciando Aku no Hana junto de Devil, ela consegue criar um intermediário entre títulos. Vamos ter pessoas comprando Devil pelo nome do autor e por estar mais interessado nas obras dele. Devil vai servir como uma ponte entre Happiness e Aku no Hana.

RUB: adoro MUITO Shuzo. Li boa parte de seus mangás, e existe a possibilidade de adquirir o título no futuro. Mas vou dar prioridade para o outro título dele que será publicado aqui também.


Devil Ecstasy:

Japão:

No país de origem, a obra começou a ser publicada em 2005 na revista Young Magazine, da editora Kodansha e terminou em 2006. Foi concluída em 4 volumes. Anos depois, em 2013, o mangá uma redição com capas novas. Essa nova edição não alterou a quantidade de tomos originais que continuou sendo completa em 4 volumes.

As capas de cima são a primeira versão, as debaixo são a segunda.

Itália:

O “único” país do Ocidente que tem a licença da obra. Na Itália, o mangá foi anunciado no ano passado pela editora Panini. O primeiro tomo da série está previsto para junho. Um adendo: usamos “único”, mas esse se refere aos países que temos acesso à informações forma mais fácil. Então o mangá pode sair na Finlândia e nós não sabemos.

De minha parte, eu quero e tenho intenção de comprar, mas isso pode demorar um pouco, principalmente se a editora começar a publicar o mangá por agora. Eu realmente não sei quando terei dinheiro para adquirir os volumes, mas com toda certeza terei o mangá na coleção ^^. Me pergunto se a editora conseguirá manter o valor padrão da editora, por mais que o formato ainda não tenha sido divulgado. Não deve ser o mesmo de “Happiness” (mangá do mesmo autor publicado pela editora), isso porque eu pesquisei o formato original dessa obra e na Amazon japonesa, o mangá consta no formato 18,2 × 13 cm, que é semelhante ao de “Citrus”, por exemplo. E como é novo, não sabemos se a editora já havia comprado o papel para o mangá (sim, a editora compra papel e até por isso me pergunto se o preço será mantido para os mangás desse formato (18,00 reais).

RUB: dos três anúncios, esse vai ser minha prioridade. Não é meu favorito do autor, mas vai ser bem curto, 4 volumes apenas, o que facilita muito a minha vida na escolha dos títulos que irei comprar no futuro.


JOY Second:

Japão:

Antes de falar propriamente de “JOY Second”, é bom falar de seu antecessor: JOY. Nas terras nipônicas, JOY nasceu em abril de 2018 quando iniciou sua publicação na revista BL mensal Honey Milk, da editora Kodansha. A publicação da obra seguiu de maneira mensal até novembro, quando foi publicado o oitavo e último capítulo do mangá. O volume encadernado foi lançado no dia 15 de janeiro no Japão. Um capítulo especial foi lançado um mês após o lançamento do volume. Meses após o lançamento de JOY, começou a ser publicada na mesma revista uma continuação. Esta começou em setembro de 2018 e foi intitulada “JOY Second”. Em agosto de 2019, o volume encadernado da obra foi lançado. Esse conta com 6 capítulos ao todo e são cerca de 220 páginas. Algumas a mais que o primeiro tomo.

Brasil:

No Brasil, JOY foi anunciado em março de 2018 no NewPOP Day daquele ano. O evento comemorava o décimo primeiro aniversário da editora. O mangá porém, só foi publicado quase 1 ano depois, em janeiro de 2019. Foi grande sucesso por aqui, superando as expectativas de vendas. Agora em maio, a editora anunciou a continuação que ainda não há data de lançamento, mas deve ocorrer em breve. A termos de curiosidade, JOY Second é o primeiro mangá a ser anunciado aqui com menos de um ano do lançamento no Japão ^^.

Infelizmente a obra não chegou no Ocidente. Para se ter uma ideia, o Brasil foi o primeiro país a publicar a obra e mais: É o único país que publicou algum mangá da autora. Pelo que parece, JOY foi publicado na China, mas não consegui achar a capa ou alguma informação concreta. Eu fico trite pela autora que é ótima, mas pouco conhecida. Fico feliz por ter algum título “exclusivo”, ainda mais quando nós temos mercados internacionais enormes como França (lá tem uma editora que praticamente só publica mangás BL e Gl), Itália e outros.

Capa nacional de “JOY”

Eu não poderia encerrar essa postagem de outra forma! JOY Second é um mangá que eu estou esperando desde que saiu no Japão! Tanto que a postagem de anúncio da obra já estava pronta desde agosto/setembro do ano passado, apenas aguardando ser concretizado ^^. Um dos mangás que mais estava aguardando, principalmente depois que o Júnior havia dito no ano passado que o mangá havia superado as expectativas e que a editora iria atrás de mais obras da autora. FINALMENTE JOY SECOND NO BRASIL!!! E depois de uns bons surtos meus, a resposta é óbvia: claro que irei adquirir a obra!!! O dinheiro já está reservado só esperando a pré-venda. Durante a live em que o título foi anunciado, o Júnior havia dito que a pré-venda começaria em breve, por ser um mangá mais fácil de lançar. O que me preocupa um pouco é o preço. No banner do anúncio não há nada, então me pergunto se o valor aumentará ou se a editora irá conseguir manter ow R$ 18,00 reais. Tomara que consigam fazê-lo… Enfim, independente do valor, comprarei a edição e já estou ansioso para a editora anunciar mais mangás da autora.

RUB: não li o primeiro Joy, então eu passo. Já tenho outras prioridades de aquisição e Joy não entra na lista.


Antes de finalizar a postagem, eu (Alex) digo que esse foi um ótimo combo de anúncios! De verdade, JOY Second é uma ótima aposta de venda. A obra já era popular com uma parcela do público devido ao primeiro mangá, e boa parte estava ansiando pela continuação. Tanto que as manifestações positivas no blog e na página do Facebook da editora foram muito boas. É quase certo que terá um ótimo desempenho (e que venham mais mangás da autora). E como eu disse lá na parte de “Aku no Hana”, o anúncio da obra junto de “Devil Ecstasy” forma uma excelente ponte entre as publicações. Além do mais, Happiness, segundo o Júnior tem um bom desempenho de vendas na Amazon e na loja da editora. Então por que não apostar em mais obras do autor? AMEI todos os anúncios e farei de tudo para poder adquiri-los ^^ (a NewPOP pode nos mandar se quiser XP).

1 thought on “A publicação de “Aku no Hana”, “Devil Ecstasy” e “JOY Second” pelo mundo e algumas opiniões

Deixe um comentário