A pior estreia da temporada. Ou a "melhor" pior estreia do ano!!!

A pior estreia da temporada. Ou a “melhor” pior estreia do ano!!!

Restando apenas três animes para comentar contando com o próprio “Gibiate” (os outros dois são “Koi To Producer” e “Great Pretender”), e definitivamente o Rub e eu não esperávamos algo tão desastroso quanto o que presenciamos ao ver esse primeiro episódio do anime Gibiate. Absolutamente TUDO é mal feito, o roteiro é mais furado do que um queijo, a produção num geral é morta, a direção é tenebrosa, juntando com a animação e o CG torna tudo ainda pior de se assistir.Bora para a postagem :).

Sinopse: “Japão, 2030. Um vírus chamado Gibia infectou humanos do mundo todo. Os infectados tornam-se diferentes tipos de monstro, dependendo da idade, sexo e raça. De repente, um samurai e ninja aparecem no Japão devastado pela doença. Vindos do começo da era Edo, eles lutam juntos, contando com a ajuda de uma médica para encontrar uma cura para o Gibia. Enfrentando incessantes ataques dos infectados, e dos foras-da-lei famintos, eles embarcam numa perigosa jornada.”


Rub – Alê, eu realmente fiquei surpreendido (no mal sentido) com o que vi na estreia de Gibiate. Eu só tinha lido a sinopse e dava uma impressão de uma mistura de Isekai genérico e viagem no tempo. O negócio é que nos primeiros minutos do anime ele é uma mistura de The Last of Us, do filme Extermínio e The Walking Dead, só que com monstros. Toda a narração da protagonista (Ela é a protagonista dessa história???) dá muita impressão de ser algo mais profundo, porque todo o voice-over dela existencialista, sobre o que é ser humano e a luta dela sobre a sobrevivência da sociedade e da busca da vacina que cura essa “doença”, te engana no primeiro momento. Porém já fiquei com os dois pés atrás quando toda essa introdução NÃO TEM RITMO ALGUM. Ela está contando uma parada MEGA TENSA que foi um BREAKDOWN no planeta Terra inteiro, e a guria está em um tom apático, parecendo que está lendo o roteiro de uma missa de Domingo. É sem emoção toda a parada. Para fechar, a construção da narrativa é pavorosa. Ela está relatando em uma gravação de 18k(???) de resolução e a direção não estipula um clima especifico. Os ângulos estranhos que o diretor adotou para composição cênica, ou como a edição está toda travada, passando a impressão de que esse anime é um projeto de um estudante de cinema/animação que está no primeiro semestre da faculdade. Tem erros básicos SÓ NESSES 3 MINUTOS INICIAIS. É HORROROSO. E não posso deixar de comentar a “excelente” animação desse anime que MEU DEUS. Os designs dos personagens serem genéricos, a animação ser esquisita e truncada, e o CG que olha, NÍVEL ARIFURETA DE PERFEIÇÃO. PUTA MERDA. Todo esse conjunto de aspectos não se encaixavam de jeito nenhum nessa animação. E olha que FOI APENAS A INTRODUÇÃO. Pelo menos o anime “vendeu o peixe”, mostrando logo de cara o que será capaz de entregar nos próximos episódios. Nesse sentido (se é que posso considerar como elogio), não foi propaganda enganosa.

Alex – Eu não sabia NADA de Gibiate. Só imaginei que teríamos uma produção fraca e uma história ruim. Tanto é que quando fomos discutir quem comentaria esse anime, nós optamos por ir nós dois por parecer ruim XD. Mas cara, eu não esperava algo TÃO pavoroso assim! Esse começo é TODO ERRADO. O anime começa com a narração da protagonista (Acho que ela deve ser um dos personagens principais pelo menos), aí do nada corta e vamos para o ano de 1.600. Depois vamos para a OP horrorosa e voltamos para o futuro/presente. Eu reclamo que animes estão em uma onda de mostrar algum momento futuro do anime e não encaixar isso direito, mas aqui ele deveria ter feito o oposto. Eu acho que funcionaria melhor começar com os dois caras sendo exilados para depois irmos para o futuro. E talvez fosse até melhor termos o monólogo da personagem só no episódio 2. A montagem disso é desastrosa!!! A animação é péssima. Os personagens são inexpressivos, mas o character design deles não ajuda em NADA. A guria no meio do apocalipse e parecendo que estava no maior tédio, sem tristeza, sem medo, sem desespero. Aquela cena com o avião e o helicóptero, meu pai amado hauhauhau. O que mais me incomodou logo de cara são os filtros que puta merda. A produção usou uns filtros MUITO aleatórios nos cantos dos quadros e em algumas cenas com uma tonalidade roxa, em outras azulada…e usaram preto querendo deixar o ambiente sombrio???? São umas escolhas que pelo amor de Deus… Essa produção está tensa, e nem sei como isso não foi adiado, porque não é possível isso. Sem dúvida alguma foi a pior estreia da temporada e provavelmente a pior do ano.

Rub – Pois é meu caro. Eu pensei que tinha visto coisa ruim esse ano, porém Gibiate superou todos os animes ruins que assistimos em 2020. Depois desse inicio, eles terem voltado para o período de samurai foi uma quebra na narrativa absurda. Estávamos em uma vibe e repentinamente, temos um troca de clima de apocalipse, para uma situação de uma guerra histórica. Nem estou reclamando dos personagens serem samurais indo para o futuro, porém ficou estranho para caralho porque esses dois samurais são MUITO ALEATÓRIOS. Normalmente quando apresentam esses tipos de personagens que serão transportados para uma outra era, pelo menos mostravam algum background minimamente interessante, para chamar a atenção do espectador e fazer algum tipo de ligação emocional conosco. Só que em Gibiate, um maluco era ladrão/Ricardão/assassino comum e o outro era um bode expiatório para um batalhão de soldados fugirem de um conflito maior. Tipo…hum….hã….e daí??? Deu para resumir o passado dos dois em apenas algumas palavras de tão IRRISÓRIO que foi a apresentação desse dois. Fiquei com o sentimento de que me apresentaram uns NPCs quaisquer e o roteiro quer me vender que eles são IMPORTANTES para a trama. Não dá para comprar ou se importar com nenhum deles. E toda essa volta ao passado apresentou os mesmo problemas anteriores. Personagens inexpressivos, apáticos, sem carisma, junto com uma direção e narrativa mais oscilante que um sismógrafo durante um terremoto. A única coisa que serviu todo esse segmento, foi para mostrar que existe magia naquela realidade capaz de transportar pessoas para diferentes eras, o que não faz O MENOR SENTIDO, porque entra em contradição com a “suposta” ciência que o anime quer te vender para explicar aquela contaminação. Porém chegamos na “melhor” parte que é o CHOQUE DE CULTURA entre os personagens. Tipo, era para ter UM ESTRANHAMENTO AQUI dos personagens de realidades totalmente distintas interagindo entre si, SÓ QUE NÃO ACONTECE AQUI, ALÊ.

Alex – Sim! Os personagens são horríveis. Não dá para criar interesse e é um pior que o outro. Os dois samurais são um grande “Quem se importa!?”. Você conseguiu resumir eles em duas linhas, e já mostra a profundidade deles. Eles sequer pareciam ser importantes e depois ainda tentam vender o samurai como um cara foda, que matou não sei quantas centenas de pessoas na guerra. E o pior é que a guria não conhece eles. A doença começou em 2028, dois anos atrás de onde o anime se passa. Ela estudava história. Se o cara fosse mesmo essa pessoa fodona que querem vender, ele apareceria em livros didáticos. Não é nem um problema a garota saber disso. O problema é que mostra como esse roteiro é vazio, porque nem nesses detalhes foi pensado, e olha que nem precisei pensar muito para associar. Gibiate me chama de burro na minha cara, principalmente quando ele tenta ser científico, MAS NÃO É ASSIM QUE FUNCIONA!!! Eu acho bizarro como eles tentam vender a ideia da vacina ou como funciona a transformação dos humanos nas criaturas. Quando o cara se transforma, mostram um choque neural para depois mudar o tecido. Não é daquele forma que um tecido é alterado… Mostram tipo um líquido e é tudo muito instantâneo para o cara mudar. O anime não precisa ser real e ele pode ter seus elementos, mas cara, se você tenta me vender uma lógica científica de cura, me venda algo plausível nessa transformação caralho. Choque de cultura e de realidade é totalmente inexistente. Os personagens aceitam tudo MUITO FÁCIL! Tanto os samurais, como a guria e o velho que encontram eles. Os samurais vêem uma torre enorme, coisas de cimento, construções estranhas que não são familiares para eles e foda-se, tudo normal. NEM A PORRA DO CARRO ELES ESTRANHAM!!! E do outro lado, a garota pergunta para eles quem são, e dizem que são samurais e ela acredita numa boa, tipo super normal um cara dizer que veio do século XVI. Acontece todo dia!!!

Rub – Foi muito bizarro realmente. “-Vocês vieram do passado??? LEGAL”. WHAT!? ELA ACREDITOU DE PRIMEIRA E NEM PENSOU QUE ELES ERAM UNS DOIDOS??? NÃO ERA ELA QUE QUERIA FAZER VACINA? COMO UMA GURIA QUE QUER SALVAR A HUMANIDADE COM CIÊNCIA, EM NENHUM MOMENTO PROCUROU PROVAS PARA VER O QUE ELES FALARAM É VERDADE? Ela acreditar e em nenhum momento ela confrontar a ideia de viagem no tempo, só mostra que o roteiro ESTÁ CAGANDO PARA AS CONSEQUÊNCIAS MOSTRADAS NA HISTÓRIA. E o velho que está dirigindo também acreditar nos caras foi foda. “-Eu tenho uma espada de samurai em casa. Vou ir lá pegar.” QUE CONVENIÊNCIA DO CARALHO. O primeiro grupo que os samurais encontram, é fã dessa classe de guerreiro. Não dá para tankar. E a nossa protagonista os levar para a base secreta japonesa demonstra muita inocência. Ficar escondida para estranhos também é uma forma de sobreviver, porém é completamente ignorada aqui. Nem comento que ela passou de uma personagem densa do começo do capítulo para uma TODA AMIGÁVEL de uma hora para outra. E MEU DEUS QUE ESSE DIRETOR NÃO CONSEGUE FAZER UMA CENA DE AÇÃO TAMBÉM. Aquela luta de resgate É UMA MERDA. Não tem dinamismo nenhum. Era para ser uma cena de luta tensa e de perigo, mas era tudo TRAVADO. Animação, a luta, o ritmo/edição…tudo não fluía que dava agonia. E as transições de 2D para animação 3D é ofensivo para os olhos. 2020 e não dá para aceitar mais essa precariedade nas animações atuais. Senti que estava vendo um anime de 2001. Depois de abandonarem o velhote na casa dele pegar a espada (não sei o porquê deles não esperarem ele pegar a espada e voltarem todos juntos no carro…foi completamente deslocado a desculpa disso não acontecer), eles voltam para a base para encontrar a mãe da Kathleen (peguei o nome da protagonista no MAL). E MEU DEUS OUTRA CENA HORROROSA MANO.

Alex – E falando nessa vacina, uma outra coisa que já está errado é que lá no começo ela diz que vai descobrir/fazer uma vacina. Ok, estava achando que a criatura iria pesquisar e tudo mais. Mas não! Ela é só o meio de coleta de material de pesquisa. Não faz nada relacionado às pesquisas aparentemente. Puta que pariu! E não é só bizarro que ela e o velho não estranhem. Mesmo no acampamento NINGUÉM contesta a entrada dos caras, e ficam olhando torto. É como se estivesse tudo bem. MANO, ELES SÃO DESCONHECIDOS E ENTRAM NESSA FACILIDADE!!! E o pior é que mesmo um dos samurais falando que tinha lutado com o bicho lá e talvez pudesse ter sido picado, o cara vai e diz que “Ah! Você não está ouvindo som de água, então tranquilo”. Meu amor, você vai acreditar??? Manda embora cara. Nem deveria ter entrado lá. Só isso já era um motivo mais que o suficiente para mandar eles irem embora!!! Mas voltando, além do velho ter uma espada, ele é largado lá e demora HORAS para pegar a arma. Eles sabem que os bichos atacam à noite e o velho fica fora até anoitecer… PUTA QUE PARIU!!!! Esse roteiro me ofende de tão mal pensado. Erram em coisas que eles apresentam minutos antes. Aposto quanto que vai ter uma tentativa de fazer drama ou suspende com esse velho no próximo episódio? Rub, como tu espera que dê para fazer uma cena de ação sendo que a produção deve ter menos verba do que uma produção amadora??? Mas realmente, é agoniante essa sequência. Tem alguns cortes terríveis, e não consegue nem ser dinâmica na passagem das cenas. É tudo muito travado e parece ter alguns segundos faltando entre uma cena e outra. O que dizer sobre a cena no acampamento? Além de não ter segurança alguma ou um medo contra quem está vindo de fora, o tal Brian diz “Sintam-se em casa”. Puta merdaaaa!!! E o diálogo entre a guria e a mãe dela: “- Mãe eu trouxe um ninja e um samurai para casa!”, “- Sério mesmo? Nossa que incrível!”. MEU DEUS, parece um diálogo entre uma mãe e seu(sua) filho(a) pequeno(a). E a desculpa, então: “Ah, ela não sabe diferenciar humanos de gibiates”. O que uma coisa tem a ver com a outra????? E ela não sabe OLHAR????? Ela vê uma criatura daquela e pensa o quê? Que é um bichinho amigável??? Ai olha, sem condições…

Cara de alguém super confiável…

Rub – Que tipo de trauma que deixou a velha traumatizada daquela forma para não conseguir diferenciar uma humana de um monstro gigante? É uma doideira toda essa sequencia. E como a mãe consegue ficar lá dentro? Se ela pirou, essa mulher tinha que ser isolada, porque ela é um perigo para todos ali. Essa personagem podia ser tirada do roteiro. Ela só está ali para mostrarem “consequências” daquele ambiente hostil. No entanto o resultado é totalmente o oposto ao esperado. E ainda o anime tem que fechar com chave de ouro quando eles vão falar com o médico da base. Durante toda a exposição que esse líder dali faz para explicarem aos samurais o que estão acontecendo, ainda tiveram tempo de tentarem passarem uma mensagem social na história com o preconceito que eles tiveram ao chegarem na base. Tipo, pouco importa esse assunto, pois é tratado de forma tão superficial e tangencial, que mais parece uma virgula para a história do anime do que algum tema principal. E ainda tem um pseudo-vilão sendo apresentado ali, sendo que é o único personagem que aparenta que pensa naquele grupo, porque foi o único a estranhar a história de viajantes no tempo e foi o único coerente da parada. NEM O MÉDICO se salva. Ele também acredita de cara que todos ali são de outra época. “-Se temos monstros Gibiates na nossa era, então TUDO É POSSÍVEL.” OH MEU CARALHO, SE OS SAMURAIS DISSEREM QUE SÃO ALIENÍGENAS E QUE SEUS OBJETIVOS É JOGAR FUTEBOL DE BOTÃO COM O OBAMA, O MÉDICO IRIA ACREDITAR TAMBÉM??? PORRA, NEM COISAS SIMPLES O ROTEIRO CONSEGUE ESTIPULAR. É TUDO NA MODA CARALHA E FODA-SE SENTIDO/COERÊNCIA NO QUE ESTÁ SENDO MOSTRADO. Ainda tem aquela exposição toda gratuita de infográficos que PELAMORDEUS.

Alex – Verdade né. Não tinha parado para pensar que se ela não sabe diferenciar um humano de um gibia, ela não poderia ter contato com os demais. Meu senhor, quem caralhos está fazendo esse roteiro??? Pior que criança contando história. Essa cena final foi para fechar com chave de ouro MESMO. O único cara que estranha os dois samurais é o errado da história. O médico tem uma puta cara de vilão e tú olha para aquela criatura e não dá para confiar. Preferia ficar lá fora do que no mesmo lugar que aquele médico, Senhor Jesus… E a exposição para tentar te situar melhor ali é muito nada a ver. Se você olhar a forma dos bichos, é uma mutação MUITO absurda, além de ser rápida pra caralho. De um humano normal nascer chifre, a estrutura do tecido muda, órgãos, ossos… é muita diferença para segundos. E pior é o conceito da vacina. Não é algo para eles, humanos normais, tomarem para combater o tal vírus. É para injetar nos bichos para que eles voltem a ser seres humano. PUTA QUE PARIU!!! Tem literalmente um PTERODÁCTILO ali no meio. Outros são ARANHAS!!! Como raios uma vacina vai reverter TODA a mutação e toda a mudança na estrutura do corpo órgãos, tecidos e pele para um humano normal de novo??????? Esse anime me ofende MUITO. E vale dizer que nem se esforçaram. Copiaram as formas de alguns dinossauros ali e foda-se.

Rub – E eu tenho que mencionar que na OP mostra um terceiro samurai ali lutando com os bichos. Então ainda teremos pelo menos mais um viajante no tempo ali para combater esse “vírus”. Tomara que fique PIOR do que está. Agora a parada é se recomendo ou não o anime. Tipo, se o anime piorar na sua execução e nos demais aspectos também descair ainda mais da situação que se encontra atualmente, eu poderia me divertir vendo Gibiate. Talvez o enredo abandonasse esse ar mais sério e assumisse uma galhofa total no modo de contar a história, seria um BAITA ANIME, NÍVEL ARIFURETA DE TÃO RUIM, QUE FICA MUITO BOM NO FINAL. Por enquanto não recomendo a ninguém assistir Gibiate, porque é um anime muito ruim apenas, sem valor de entretenimento e diversão. Vai que no futuro decaia ainda mais, podendo aí sim ser divertido daqui para frente e lá na review final nossa dessa temporada, possamos recomendar a todos a assistir o anime pela sua “qualidade” acima da média. XP

Alex – Em resumo: senta que lá vem bomba XP. E falando na OP, que horror é aquele? NEM MÚSICA com letra TEM!!!! Se o anime decair mais, ele fica bom. Ele seria bom se ele não quisesse ser sério. Se ele soubesse que é um lixo e brincasse com isso, seria PERFEITO! Não acho que será uma obra-prima como Arifureta foi, mas tem potencial para ser uma das melhores coisas já feita! Hahahaha. Não recomendamos de forma alguma. Pelo menos eu espero que vocês leitores voltem para ver nossas opiniões finais dessa coisa horrorosa XD.

3 thoughts on “Gibiate #1 – Primeiras impressões

  1. Tô vendo essas críticas ao anime e não concordo de todo, assisto anime há anos, então não falo sem experiência, e olha que até sou bem seletiva, mas o anime não foi isso tudo de ruim, não. Me prendeu e o enredo passou a desenrolar bem, foi curto, com apenas 12 episódios e deixou uma impressão de que haverá uma segunda temporada com algo bom a se esperar.

    1. Calma que nesse momento nós só estávamos comentando o primeiro episódio da animação, isso lá no começo de julho. Não tínhamos como saber o que viria posteriormente.

      E mesmo após esses doze episódios, ainda é muito ruim com coisas muito nada a ver com nada (principalmente quando ele quer falar de biologia/genética), mas foi tão ruim, que ficou ótimo.

Deixe um comentário