Uma luta linda não salva um episódio.

Uma luta linda não salva um episódio.

Bora lá para mais um post de SAO, comentando o episódio 2 Sword Art Online: Alicization – War of Underworld 2nd Season. Eu e o Alê ainda estamos nessa jornada de finalizar esse arco. Iremos consegui (eu espero) sem sequelas xP. Fiquem com a nossa conversa.

RUB: Alê, mais uma semana comentando sobre o “TÃO” aguardado por nós, o episódio de SAO dessa semana. E SAO mais uma vez tentando socar uma porrada de coisas irrelevantes para a história, porém o roteiro quer que o espectador se importe, de alguma forma, para o que está sendo contado na tela. A cena inicial é a síntese de como é tão desinteressante o que é estabelecido por esse enredo que não sabe o que faz. Começar mostrando personagens IRRELEVANTES para a trama desse arco (para toda a franquia SAO na realidade) como o FOCO da batalha nessa guerra, é uma perda de tempo enorme. Não bastasse o Klein e o pessoal do primeiro jogo, realmente precisava dar destaque para os figurantes do segundo jogo? Além de ser deslocado eles estarem dispostos a perderem “tudo” para defender o Kirito, eles estarem se arriscando ali naquela luta, não traz nenhuma emoção. Ninguém ali (tirando a Asuna) teve sequer 3 minutos de tela em Alicization. E nem é só o sensação de estranheza essa cena consegue passar, como em poucos minutos, faz com que o que foi estabelecido previamente, fosse jogado fora. A cena toda é muito cagada com a ferreira e guria do dragão sendo os totens da exposição: “A Yui nos trouxe aqui…” “Não conseguimos convencer o pessoal a vim nos ajudar…” “Tem alguns milhares de players aqui…”. Tipo, só informações irrelevantes, pois o Kawahara não usa esses dados mais adiante. Ainda tem a Asuna usando self healing e lutando como se não tivesse apanhado por um NPC nível 1 há 3 minutos atrás naquela cronologia dos fatos. Foda-se o cansaço e estar sem MP. A personagem já consegue matar ONE-HIT-KILL os inimigos. Sabe aquele sentimento de empolgação e senso de perigo que uma cena DE GUERRA DEVERIA TER??? SAO deixa para lá, porque…hum…porque….hã….porque o Kawahara APRENDEU a escrever nesse arco.

ALÊ: Fico ANIMADO pelos sábados com essa maravilha da animação nipônica que é SAO. E já começo dizendo que SAO perde muito, mas muuuuito tempo, com coisas desnecessárias. Eu não digo pelas outras temporadas porque não me lembro bem, mas desde o começo de Alicization (menos nos 3 primeiros episódios da primeira temporada), ele gasta muito tempo com diálogos que ninguém se importa, que não são relevantes para a construção dos personagens ou para a trama em si, além de cenas totalmente sem nexo de existirem, vide o dramalhão com a Aranha (ícone) lá na primeira parte desse arco. E assim, nesse começo de episódio, tivemos um destaque em personagens que eu nem sabia quem era, tipo a elfa de cabelo azul. QUEM É VOCÊ CÃO??? Destaque em figurantes que… Foda-se…?! E além de ter 6 minutos iniciais jogados no lixo, porque não servem para porra nenhuma. Eles ainda tentam enfiar um drama NO MEIO DA GUERRA!!! O pau comendo solto e a Asuna emocionada, conversando, como se nada estivesse acontecendo, com direito a poder da amizade no final, TOP. Todo o papo da ferreira não era convincente e eu mesmo não iria, preferindo fazer qualquer outra coisa do que ir ajudar. E tipo, essas duas mil pessoas que logaram conhecem o Kirito??? Tiveram contato o suficiente com ele para se importar, e principalmente, correr os riscos que estão correndo? Ou será que fazem parte do harém dele!? XD. Pós isso vem todo esse miolo que é um grande saco de ver. Meu Deus que tédio! Eu acho engraçado (entre muitas aspas) como SAO quer ser inteligente, sendo que ele não é. Usa termos e até FILOSOFIA para tentar explicar/ver possibilidades para justificar os eventos, mas é um grande foda-se. XD

RUB: Você falou comigo em OFF que achou o episódio chato. De fato, quando chega nesse trecho, eles perdem muito tempo explicando coisas desnecessárias. Por exemplo, o Hacker do bem ficar se lamentando por não ter conseguido MONITORAR os acessos externos ao servidor desenvolvido por ele mesmo e que o próprio não previa que JOGADORES AMERICANOS iriam se conectar no game. Para tu ver que o próprio Kawahara não sabe o que está fazendo porque tudo é FURO de roteiro. Como que um cara manteve aquelas contas APELONAS no time inimigo ATIVAS E SEM PROTEÇÃO??? Não dava para desabilitar??? PORRA, ELE É O ADMINISTRADOR DAQUELE SERVER ALI!!! QUAL IMBECIL QUE TEM ACESSO TOTAL A UM SISTEMA, PORÉM NÃO CONSEGUE FAZER NADA NELE??? E POR QUE CARALHOS ESSE SERVIDOR ESTAVA CONECTADO NA INTERNET??? NÃO FAZ SENTIDO ESSA LAMENTAÇÃO PORQUE SE QUER SEGREDO DE ESTADO EM ALGUMA OPERAÇÃO, A ULTIMA COISA A SE FAZER É DISPONIBILIZAR ACESSO EXTERNO AO SEU SISTEMA/JOGO NAQUELE LOCAL. ELES ESTÃO EM UMA PLATAFORMA NO MEIO DO OCEANO EM FORMATO DE PIRAMIDE…NÃO TEM COMO SER DISCRETO COM AQUILO ALI. E só nessa lamentação toda, foi-se 3 minutos do episódio. O Kawahara claramente não sabe sobre a área de TI e como funciona uma IA. Ele finge que sabe, porém quem estuda na área sabe a quantidade de bullshit que ele manda a cada minuto naquele anime. Ainda piora porque ele tem uma EPIFANIA em seus pensamentos e começa a falar um monte de groselha. “A imagem da pessoa não pode ser COPIADA porém a auto-imagem dela, QUE É UMA COPIA, pode ser COPIADA A PARTIR DE OUTRAS MEMÓRIAS DE OUTRAS PESSOAS.” O Kawahara começa a inventar conceitos malucos para justificar a cura do Kirito. E dá para ficar ofendido com a cena, porque ela subestima a inteligência de quem assiste, pois ele manda qualquer merda na esperança do pessoal aceitar a explicação. FOI UMA BOSTA TUDO.

ALÊ: EXATAMENTE!!! Aquela base me incomoda, porque é literalmente um Museu do Louvre em auto mar. Nem para ser um submarino ou uma base aquática…é um fucking Louvre preto! NADA CHAMATIVO!!! Tem conexão a internet, tem problema de sistema, painel de controle que não te dá livre acesso aos programas que o cara mesmo projetou, tem as contas apelonas deixadas SEM SENHA, dando sopa porque quem iria imaginar que eles seriam atacados, não é mesmo? Essa cena não é só chata por ser uma longa exposição para chegar a uma conclusão muito nada com nada. Ela é chata por justamente eu saber que estamos falando do Kawahara e como ele é. Se ele disser que é assim que funciona tal coisa, 5 minutos depois ele já vai estar fazendo uma coisa completamente diferente do que falou antes. Já me dá um desânimo quando o cara começou a falar e fazer reflexões. Eu só queria que alguém me desse um tiro. Se eu não soubesse que é Sword Art Online, e principalmente, se eu não soubesse que é o Kawahara que teve essa BRILHANTE ideia, e pegasse essa cena à parte, eu diria que eu cairia no papo do cara sobre imagem, cópia e as caralha 4, porque eu não entendo NADA de TI. Para eu cair no papo furado era 1, 2 hahaha. Mas eu acho que é exatamente isso Rub. O Kawahara quer parecer inteligente e que sabe o que está escrevendo, então ele coloca alguns termos complicados para convencer o jovem otaku. Cara, era MUITO mais fácil o Kawahara ter usado o “poder da amizade” ali e pronto, porque: 1 – Ele evitaria essa ofensa. 2 – Ele já tinha entregado antes que o Kirito ia voltar, então quem se importa. Vai na simplicidade e no clichêzão mesmo que iria ser beeem menos feio do que foi.

RUB: Concordo plenamente. O anime seria mais tranquilo se o autor aceitasse que não sabe fazer algo complexo, e fosse no básico mesmo. Até porque, seria MUITO MAIS FÁCIL aceitar todos os absurdos que vão acontecer mais para frente na história do que usar explicação nada científica na parada. Entretanto, Kawahara não satisfeito além de jogar pseudociência barata, ele entrega spoilers do que vai acontecer mais na frente. No episódio passado foi a Shinon falando que o Kirito vai se recuperar na hora que eles mais precisarem. Agora foi a desculpa do robô que não podia subir e descer escadas. Para quem não entendeu, o cara do TI vai se infiltrar na sala principal onde está os milicianos inimigos, para curar o Kirito e eles vão usar uns robôs de limpeza para serem iscas, chamando atenção do pessoal. Porém, um desses robôs vai ficar para trás e foi usada a desculpa descrita acima. Só que temos um detalhe. Esses robôs estão preparados para servirem de corpo para as IAs que estão no Underworld agora. E QUEM VAI ASSUMIR AQUELE ROBÔ ESTRATEGICAMENTE deixado para trás??? É OBVIO QUE VAI SER A ALICE. O autor não pode só SER CLICHÊ, como tem que entregar as paradas ANTES DO TEMPO, SENDO O MAIS OBVIO POSSÍVEL. Ainda tem o cientista que é CLARAMENTE um traidor que vai acompanhar o maluco do TI para consertar o bagulho. Para quem não lembra, teve uma cena há duas temporadas atrás, mostrando um cientista mexendo em coisas às escondidas com cara de EDGY. Logo que você bate os olhos no figurante com cara de vilão de novela das seis, você já liga os pontos de quem é aquele traidor. RIDÍCULO TODA ESSA PARADA. Em resumo, tivemos uma ‘aula’ de computação, de filosofia e de física MERDA para explicar que o maluco de óculos vai colocar fita preta em uma meia dúzia de fios quaisquer para fazer o Kirito voltar ao normal. OLHA ESSE TEMPO PERDIDO! É UM ABSURDO! E toda a motivação do maluco VEM DO NADA: “NÃO POSSO DESAPONTAR O KIRITO.” WHAT!? DESDE DE QUANDO O KIRITO É SEU PARCEIRO CRIATURA??? Desenvolvimento de relação ZERO. Só que Alê, eu vou ter que dar o braço a torcer para a cena seguinte, que foi a batalha final do tiozão do roupão com o Imperador, que MEU DEUS…QUE BATALHA FODA!

ALÊ: Era MUITO mais fácil ele só ter mencionado um dos robôs e mostrava o outro na cena. Não precisava nem comentar sobre esse segundo. Só deixava ele lá que iria parecer bem menos conveniente. O Kawahara aprendeu tanto a escrever, que está sendo uma coisa LINDA! Eu não lembrava desse cara mexendo nos equipamentos, por isso deixei passar. Realmente o cara tem uma puta semblante de vilão. É consenso de que vilões tem que ter uma sombra nos cantos dos rostos? Porque olha, o que tem de vilão com isso não é brincadeira… Para mim já virou marca registrada XD. Essa cara de óculos nem teve contato direto com o Kirito, porque eu lembro que o Kirito foi envenenado, posteriormente sequestrado e passou esse tempo todo sem se mexer no mundo real. Os personagens trocam meia dúzia de palavras com o Kirito e já se apegam. Chega a dar raiva disso, porém não é como se pudéssemos esperar algum tipo de desenvolvimento vindo de SAO XP. Finalmente uma luta boa nessa caralha!!! Somos sinceros com nossos julgamentos. O que tem para elogiar, elogiamos e o que é problema, tacamos pedra mesmo! Primeiro que eu tenho que elogiar são os contornos mais grossos. Gosto disso nessa cena porque combina e ficou muito bonito. Eu sinto que ela seria melhor se eles tivessem cortado mais um pouco dos diálogos do meio dela. Quero ver animação fluida e não ler texto!

RUB: Também estou de acordo com esse pensamento. Tirasse a meia dúzia de palavras que o vilão diz ali, a cena seria muito melhor do que foi. Mesmo assim, toda a luta foi bem feita. O espectador fica maravilhado com cada segundo da animação. Desde do storyboard, até aos efeitos que se encaixaram LINDAMENTE. E o poder do Bercoulli é animal. O conceito todo é muito legal de ser um golpe através do tempo. Tudo muito bacana de –forma isolada–. O negocio é que estamos vendo SAO e todo esse peso da luta é zero dado a construção da história anteriormente. Primeiro que nenhum dos personagens em cena são carismáticos ou desenvolvidos decentemente, deixando toda a parte emocional de quem está vendo de lado, para só focar no visual. O segundo temos o dragão ajudando, e eu bato nessa tecla que temos que comprar diversas paradas que o roteiro tenta te vender, só que não apareceu em momento algum. A ligação do tiozão com o dragão não foi estabelecida decentemente e foi convenientemente para o momento. PORRA, a excelência na animação da luta não é acompanhada pelo resto, tornando aquele momento vazio e até esquecível, pois, vemos mais adiante que o militar imperador tem outra conta do primeiro jogo e vai retornar para aquele mundo digital de volta. Logo, tudo aquilo NÃO SERVIU DE NADA! NEM PARA PARAR O PLANO MALÉFICO DO CARA E NEM PARA O RESTO DA TRAMA. OLHA COMO KAWAHARA CONSEGUE CAGAR EM CIMA DAS PARADAS ATÉ QUANDO ACERTA. E ainda tem a cereja do bolo que é a vida após a morte do Bercoulli. Eu ignorei essa suposta relação dele com a Alice, semelhante a pai e filha. Não foi desenvolvida, então deixei para lá. Mas agora eu me senti ofendido com o que veio depois. Primeiro essa parada dele ainda ter amor pela Administradora. Essa mulher fudeu com geral, não ligava para ninguém (nem para ele) e queria que todo mundo morresse para ela conseguir vida eterna, e no final o Bercoulli perdoar ela…SE FUDER. Aí ela explica o motivo deles terem virado espirito e ele manda um “NÃO ENTENDI NADA” foi demais para mim…em resumo, foda-se a explicação. Só que não satisfeito, ele VAI VIVER ETERNAMENTE AO LADO DA ADMINISTRADORA, FURA OLHO DA FANATIO, DEIXANDO ELA GRÁVIDA E AINDA SOLTA: “TE VIRA AÍ PARA CUIDAR DA NOSSA FILHA, PORQUE VOU PASSAR A ROLA EM UMA GOSTOSA AQUI.” TOMAR NO CÚ KAWAHARA. TOMAR NO CÚ MALUCO. ESSE QUE “ERA” PARA SER O PAI “EXEMPLAR” DA ALICE??? ESSE É O EXEMPLO DELE DE LARGAR A FILHA??? SE FUDER MANO.

ALÊ: SIM! Ainda mais quando eles continuam tentar vender o dramalhão da relação de pai e filha que nós não vimos. Quero dizer, vimos um pedaço, porque parece que de última hora eles lembraram que não mostraram nada dessa relação e colocaram uma ‘ceninha’ ali. Não funcionou! Mas é mesmo, estava lindíssimo a luta. Tudo muito bem acabado e o poder do cara é muito legal. Acho que foi a habilidade mais bem fundada e criativa que vi nessa temporada de SAO (Alicization como um todo). Só que o vazio ainda é presente, porque ao mesmo tempo que estava “CARALHO QUE LUTA FODA!!!”, eu também estava com um sentimento de foda-se, porque estamos em SAO e tudo que já tivemos até aqui não importa. Eu fico com dó do Dragão e tenho uma revolta com animais sendo usados como armas de guerra porque eles se fodem. Não fazem nada de mal e tomam no cu. E foi outra coisa que foda-se também porque não teve construção. Eu achei estranho o Vecta morrer. Fiquei só “Ué… Acabou?!”. Achei que ia vir algum “modo hack” tradicional de SAO e o cara não ia ter morrido. Por fim, eu fiquei só “HEIN????!!!!” durante aquele final, porque passaram a impressão de que o Bercoulli amava a Adm, ao mesmo tempo que estava lá enviando pensamentos para a Fanatio cuidar da filha deles. PUTA QUE PARIU. Ele falando que estava feliz por ver a Adm sorrindo, que mesmo depois de TUDO que ela fez, estava bem com isso e ainda colocou ela no colo……… Mas é um filho da puta. Só faltou beijar a Quitella (lembrei o nome dela, milagre). Macho escroto do caralho. Pior é o Kawahara passar pano e fazer tudo parecer legal. Ah, mas vá se foder.

RUB: Apesar do episódio dessa semana não ter sido tão ofensivo quanto o da semana passada, SAO ainda consegue ser muito ruim em diversos aspectos de sua narrativa maluca e conveniente. Tirando a luta (visualmente falando), o resto que aconteceu no episódio pode ignorar porque falta não vai fazer. Apesar de faltar poucos episódios para finalizar, parece que tudo o que eu vi, não valeu de nada. O @kasper_souza comentou comigo uma parada, que eu acabei concordando. Vão ser 50 episódios para adaptar todo Alicization e quase nada teve relevância em um ano de SAO (se pensar em um episódio por semana). Toda essa história poderia ser resumida em 12 episódios fácil (e ainda acho que sobraria), cortando todas as sub-tramas sem importância e ainda continuaria na mesma mensagem. A sensação de perda de tempo só aumenta conforme vamos chegando ao final. Só espero que tenhamos algumas lutas tão boas quanto a do Bercoulli para pelo menos, eu me divertir com algo, porque tá foda Alê.

ALÊ: Verdade. Daria para reduzir essa temporada a 1/4 do que ela é. Se algum dia fizerem aquelas compilações em formato de filme, em três filmes no máximo, eles conseguem reunir tudo o que é esse arco… Já está cansativo ver SAO. Só mais 9 episódios e poderemos dar adeus por um longo tempo. Eu também espero que tenham mais lutas, embora a staff já tenha dito que por causa da pandemia, o que vimos no trailer pode divergir do que veremos nos episódios. Mais uma preocupação. Vai ser triste essa reta final de SAO.

Deixe um comentário