Prevejo que nem tudo vai certo semana que vem.

Prevejo que nem tudo vai certo semana que vem.

E aí pessoal, beleza? Mais um post de comentários semanais de Oregairu terceira temporada. Esse episódio 3 foi mais transitório para o começo de fato do arco do baile. Então fiquem com as nossas impressões do episódio, minha e do Alê.

EDIT: a lista de todos os episódios comentados junto com o post da review de toda a terceira temporada aqui. Para quem quiser, temos a review da primeira temporada (link aqui), da segunda temporada (link aqui)

RUB: Alê, o episódio de Oregairu dessa semana foi o clássico capítulo de transição. Até porque, precisamos de momentos de calmaria antes da tempestade xD. Agora falando do episódio em si, ele começa diferente, porque é um flashback da cena em que o Hachiman tenta pegar a chave da sala do clube com a professora, que aconteceu no episódio passado. Até parecia bobo, já que é ínfimo o tempo que deram para aquela cena semana anterior, porém, e como sempre, Oregairu gosta de plantar algo nas cenas que será trabalhado posteriormente. A professora estava fumando despreocupada, enquanto geral estava toda trabalhando. Temos um sinal aqui. Ela inventa uma desculpa que está descansando porque estava exausta. E ainda termina com ela tendo receio de comentar algo para o Hachiman. Algo está rolando, porque ao final daquela tarde, têm caixas sendo embaladas ao lado da mesa dela e a própria diz algo parecido como: “Um passarinho não bagunça seu ninho antes de partir.” É um tom claro de despedida. Transferência, demissão, troca de emprego…tem algo rolando com a vida profissional da professora e está acontecendo ao mesmo tempo que as preparações do baile. A bomba está armada para explodir tudo junto. Ao que parece, esse baile ainda vai ter que enfrentar mais problemas do que eles imaginaram, além da vida amorosa do trio que está toda nebulosa. Depois da opening, temos o Hachiman em sala interagindo com o Saika, que fazia tempo que não aparecia. Rola aquela piada do protagonista querer a todo custo um encontro com ele, até que rola um telefonema da Komachi. Era sobre o vestibular que ela fez e se foi admitida para entrar na escola do irmão. Aí que notei algo em comparativo com as outras temporadas. As cenas dessa terceira temporada são BEM MAIS longas. Antes, todos os segmentos eram bem dinâmicos e rápidos…agora SÃO LONGOS ‘TAKES’, valorizando MUITO OS DIÁLOGOS entre os personagens. Não reclamo porque estou adorando, porém é muito perceptível essa mudança no ritmo do enredo.

ALÊ: Percebi que a tempestade estava para vir, porque depois da ED já temos logo uma cena da Yukino conversando com a Haruno e sua mãe. A treta está armada XD. Não esperava que aquela cena teria algo além. Dado o episódio passado, achei que não iriam mostrar algo além e só estava esperando por cenas com relação ao baile mesmo. Estava estranho no começo, mas achei que era só uma pausa padrão. A professora fica receosa de contar para o Hachiman e acredito que não será apenas uma demissão. Está parecendo que há algo além disso. “Um pássaro nunca bagunça seu ninho antes de partir”… Me parece que teremos algo mais profundo nisso tudo. Esse baile ainda dará o que falar. Ansioso! E que venham os barracos!!! Hachiman poderia facilmente ser bissexual… só dizendo mesmo. A cena com a Komachi foi tão bonitinha, ainda mais que se considerarmos toda a pressão que há em cima de vestibulares, deve ser uma tensão dos infernos. E ainda corre aquele medo de não conseguir passar… é tenso… mas que bom que deu tudo certo. Falando um pouco da cena seguinte com a Iroha, ela novamente fazendo seus trejeitos para conseguir o que quer. Gosto de como novamente o anime ironiza e faz sua crítica com relação aos fetiches com irmãs. A Iroha brincando com o Hachiman dele gostar da sua irmã, “Os homens desse mundo precisam reconsiderar o que é “irmã mais nova” e se redimir. Isso é inadmissível.” hahaha. E concordo contigo, porque estão destrinchando o máximo que podem para fazer as cenas renderem e completar os episódios. Eu também gosto bastante. É um ritmo diferente, mas acho que fica bom por serem em temporadas diferentes. Não é uma mudança que parece repentina, e mesmo as cenas sendo longas, o ritmo do anime é excelente. As cenas fluem mesmo sendo mais cumpridas que o habitual.

RUB: Você citou a cena da conversa do Hachiman com a Iroha, nela me chamou atenção em duas coisas. A primeira, e mais obvia, que a química entre os dois continua maravilhosa. Eles discutindo os níveis de amor de irmão e que como um homem não deve passar a impressão para qualquer guria que sente amor fraterno por elas, é excelente. A comédia e os diálogos em Oregairu estão afiados com o enredo. Agora a segunda parte que chamou a minha atenção foi que deu para notar o outro lado da Iroha e mais pistas de suas REAIS intenções com esse baile. Talvez nem sejam ‘segundas’ intenções, e sim terceiras, quartas…Há algo ainda não relevado, ficando no subtendido da conversa. Como sempre, com suas artimanhas, ela convence o protagonista a ajudar. A Iroha quer os três juntos nessa. A cara do Hachiman quando percebe que ninguém foi avisado que ele iria ajudar é impagável. E temos uma evolução, pois a Yukino criou uma rede social. Para ela, tem que ser comemorado, mesmo que ela utilize para ver páginas de gatinhos fofinhos xP. Depois temos todo o ensaio fotográfico que servirá de explicação para o pessoal que não sabe como funciona a festa. Pode ser algo banal para nós, entretanto, no anime deixa evidente que não é comum ter bailes de formatura lá no Japão (não naqueles moldes), fazendo necessário um folder para explicar seu funcionamento para os demais alunos. É uma abordagem diferente começando com a divulgação, porém a questão é cultural e faz sentido ter essa cena. E no meio dessa preparação, mais uma cena da Iroha revelando mais algumas coisas…ela realmente quer fazer funcionar esse evento e fica evidente que o objetivo daquilo é para o trio principal ter seu “último” evento juntos. Ela disse que notou que está acontecendo entre eles (é bom lembrar dessa cena que ela NOTOU os sentimentos deles para mais adiante na temporada…dando as dicas para galera) e que precisava fazer aquilo. É interessante que mesmo dentro daquelas camadas de atuação, a Iroha ainda tem percepções e desejos pessoais intensos que precisam ser ‘realizados’.

ALÊ: Sim! E não é só com eles. A interação entre boa parte dos personagens é maravilhosa. Lembro que adorava as trocas de farpas entre a Yukino e o Hachiman na primeira temporada. São diálogos muito bons e que ainda acrescentam coisas a sua narrativa. Apesar de todo o jeito e o estereótipo/máscara que a Iroha usa para agradar os outros, ela é bem perspicaz para ver o que está havendo e ainda tenta ajudar como pode. Criar rede social para ver fotos de gato = essencial XD. E mais uma coisa para surgir durante o baile XD. Vai pegar fogo… É meio difícil não perceber se você tem um pouco mais de contato com eles. Algumas conversas, receios em dizer certas coisas, fica um tanto evidente que há algo rolando entre os três. E tem uma terceira coisa que me chamou atenção na conversa do Hikki com a Iroha, que é ele ter falado para não ela ficar de olho na Yukino para não se sobrecarregar. Posteriormente ela ainda conversa com ele, falando que não estava atenta. Eu gosto muito dessas cenas, porque assim como o Hikki disse, o importante é que ela tenha tido essa ciência. Vemos como ela, aos poucos, está pegando a noção do cargo dela e tomando a postura que um presidente do conselho estudantil tem que ter. E na última fala dela, diz: “Eu vou prestar mais atenção, de verdade.”. Me parece que há um significado além daquele momento… Eu achei interessante/divertido eles não terem muita noção do que é um baile. Normalmente nós que acabamos não tendo muita noção do que se passa lá, afinal, é da cultura deles. Foi legal ver esses papéis se invertendo. Eu compartilho do mesmo pensamento do Hachiman: não sirvo para bailes XP. E infelizmente o Tobe voltou. A gastura que eu tenho com esse cara, meu Deus do céu, dai-me paciência…

RUB: Toda essa parte final foi focada na preparação desse “book” e na comédia. Digamos que está indo SUPER bem toda a preparação. O negócio que está indo bem ATÉ DEMAIS. Queria destacar algumas cenas que adorei no final do episódio. A parte da Yukino e da Iroha dançando é hilário, porque a Yukino levou tão a sério que pensou ser uma competição de danças, do próprio Tobe ensinando a dançar, dando dicas sem didática alguma, a cena da Yui se arrumando que foi bonitinha, do nervosismo do Hachiman em ficar nas frentes das câmeras e dançando, e de como a Yukino não ser “flexível” em seu planejamento…são momentos cômicos que lembra muito o começo de Oregairu, que eu fico com aquele sorriso do começo ao fim. Assim, esse episódio é claramente aqueles momentos de calmaria, para vim a bomba depois. Como eu li as novels, eu sei que o negócio vai piorar E MUITO. Praticamente fiquei assistindo feliz esse episódio, mas ao mesmo tempo desconfortável, porque eu sei que temos três problemas correndo em paralelo aí: O primeiro é a relação dos três e como vai ficar depois de todos falarem abertamente seus sentimentos, segundo a família da Yukino e como está sendo ela indo morar com os pais controladores, e terceiro o lance da Shizuka-sensei dando pintas que está indo embora, além do baile em si, é claro. Eles mostram na prévia no final o começo da merda, mas ELA AINDA VAI FICAR MAIOR…AH SE VAI.

ALÊ: Pois é. Se compararmos com eventos que já tivemos na temporada passada, como o evento de Natal “desastroso”, esse está fluindo mais do que bem, sem nenhum conflito de fato. A organização está tranquila. Compartilho do mesmo sentimento e se pararmos para pensar, esse começo dos três primeiros episódios estão cheios de momentos mais calmos. As cenas que tivemos foram mais isoladas, ou até diálogos mais sugestivos, como a cena com a professora, ou até a Yui preocupada se estava mesmo tudo bem ela dançar com o Hachiman, por motivos óbvios… E daqui para frente vai ser o CAOS!!! XD. Estou animado para ver o tamanho da merda que vai dar, porque já temos os indícios e eu não sei de absolutamente NADA desse miolo. Então a hype está nas alturas!!! E agora que eu reparei que a professora está na casa da Yukino (Ou é uma sala da escola?) junto da mãe dela e de sua irmã? E ainda aparece a Yui e o Hachiman……….. Ok, agora eu boto fé que TUDO vai dar MUITO RUIM!!!!

RUB: É em uma sala de reunião dos pais dentro da escola (comum falar com os responsáveis em salas especificas lá nas escolas japonesas). Com a Haruno e a mãe juntas, é obvio que vai dar ruim. Novamente mais uma semana de espera até o próximo episódio. Minha ansiedade vai só crescer daqui até o final. Expectativas lá em cima para o fechamento dessa 1° parte desse arco.

Deixe um comentário