Com um esporte novo e interessante, pode ser que tenhamos um dos melhores da temporada por aqui.

EDIT: o autor desse post saiu do LD. Por diversos motivos, estaremos atribuindo a autoria desse post para outro usuário. Mas que fique registrado que o autor desse post não está mais na staff do blog.

Olá, leitores da LD! Tiny tarda, mas não falha (quem dera)! Hoje quero comentar sobre o lançamento de sábado, o Iwa Kakeru! Sport Climbing Girls, e sobre como me senti em relação a essa estreia de um anime de esporte tão diferente.

Sinopse: “Tente um novo centro de escalada com garotas que competem em escalada esportiva, especialmente escalando paredes construídas artificialmente, enquanto fazem pleno uso da mente e do corpo. A estudante do primeiro ano do ensino médio, Konomi Kasahara, descobriu esse esporte na Hanamiya Girls ‘High School depois de treinar sua mente com jogos de quebra-cabeça durante o ensino médio. Sua vida mudou no momento em que ela tropeçou na parede de escalada de sua nova escola, o que a levou à equipe de escalada da escola.”

Sobre o episódio

Logo de inicio somos introduzidos a protagonista e ao clube de escalada esportiva rapidamente. A garota gostava de jogar vídeo game anteriormente, mas por ter ficado muito viciada, decidiu parar pra estudar e conseguir entrar numa escola boa. Ao atingir seu objetivo, ela deseja entrar num clube que contenha algo que goste, entretanto ainda está indecisa. Ao se deparar com uma grande parede de escalada, decide tentar subir e descobre que aquilo pode ser sua nova paixão, já que se assemelha bastante aos jogos de quebra cabeça que ela era habituada a jogar. Para entrar no clube, ela deve desafiar e vencer a melhor das participantes. Por ser um esporte bem incomum, algo reconhecido até pela obra, são apenas três garotas integrantes, sendo uma delas do primeiro ano, assim como a protagonista. Será que ela consegue vencer e se tornar a quarta participante?

Aspectos técnicos e primeiras impressões

Para ser sincero, esse anime começou com dois pontos negativos que podem prejudicar bastante a obra: animação e direção. Não é como se fossem pontos péssimos, porém não tem destaque em absolutamente nada. A animação não passa do simplório e pra um anime cujo objetivo é justamente demonstrar com clareza e fluidez dos movimentos junto das técnicas do esporte, pode ser algo ainda pior do que esperado. Eu realmente espero que eles mostrem ângulos e situações mais bem trabalhados. A trilha sonora é bem divertida. Foi um dos pontos que mais me agradou na estreia. Consigo ter expectativas altas quanto às músicas que vão aparecer no decorrer da série. Todas exprimem muito bem as situações, são bem contagiantes e inspiradoras.

O design das meninas é bonito e eu diria que é um dos destaques da obra. Eu realmente acho que o visual das garotas, das roupas e até mesmo dos cenários (escola e as paredes) são bem consistentes, além delas terem o seu charme visual. O anime tem ecchi como um dos seus gêneros e dá pra perceber que isso vai ser utilizado com frequência mais pra frente, já que esse tipo de esporte deixa os ‘focos’ bem abertos pra essa finalidade, o que sinceramente não me parece ser algo incômodo. Talvez seja mais utilizado da seguinte maneira: uma menina fazendo sua escalada e por conta do esporte utilizar roupas curtas como uniforme com as garotas ficando de costas, utilizando um “ângulo extra” em algumas partes do corpo, que pode ser enxergado como uma forma de enfatizar o corpo das meninas. A direção teve um péssimo timing para humor. As piadas eram ruins com temáticas bem batidas e forçadas.

No geral, a história é bem simples e apresenta personagens não muito fora do habitual, com a garota nova no esporte com grande potencial, junto da capitã mais calma, uma mais empolgada e a “super mega foda” do esporte que desafia a novata. Essas coisas tem em vários tipos de animes de esportes diferentes, só que acontecem de maneira diferente. É um clichê, mas que pode ser bem executado e desenvolvido mais pra frente. A introdução do esporte foi bem legal e interessante ver alguns nomes de técnicas diferentes. Por ser uma modalidade não muito famosa (principalmente quando o cenário é o Brasil), achei uma forma interessante de introduzir as personagens e o esporte. Caso desenvolva. Minhas expectativas eram baixas, mas eu me surpreendi bastante e espero que continue me surpreendendo.

1 thought on “Iwa Kakeru! Sport Climbing Girls #1 – Primeiras Impressões

Deixe um comentário