"Premonição" 5 assombra este anime! XD

“Premonição” 5 assombra este anime! XD

Se eu fosse definir a estreia de “Taisou no Zamurai” (ou ‘Samurai’) em uma palavra, eu acho que usaria “estranha”. Foi um grande misto de sensações. Há coisas que funcionaram muito bem no episódio de estreia, no entanto, outras me pareceram muito desconexas até pelo tom narrativo que a série demonstrou aqui. Mas bora falar mais dessa estreia que parece promissora ao mesmo tempo que não.

Sinopse: “A história da série se passa no ano de 2002 na outrora poderosa equipe japonesa de ginástica. Shōtarō Aragaki, o ex-membro da equipe japonesa que dedicou sua vida à ginástica, não é mais capaz de competir com suas expectativas. Apesar de ainda treinar arduamente dia após dia, ele é aconselhado a se aposentar pelo seu técnico Amakusa. Contudo, um certo encontro altera o destino de Aragaki.”


Antes de mais nada, eu comentei nas minhas expectativas para “Taisou” que ficaria tenso o tempo inteiro, porque só conseguia lembrar do quinto filme de “Premonição” e quem assistiu, sabe que há uma cena (maravilhosa) com uma ginasta se f*dendo nas barras. Eu começo o episódio e a primeira cena é com o protagonista fazendo exercício nas barras e em menos de 30 segundos, ele escorrega e cai no colchão (Não sei o nome daquilo)… Na hora eu pausei e parei para respirar hahaha. Foi ali antes de completar 1 minuto de episódio que eu soube que não conseguiria ver esse anime sem ficar despreocupado.

Falando seriamente agora, esse episódio foi uma grande mistura de erros e acertos. Eu acho que ele funciona e consegue ser muito bom em alguns aspectos e outros não me convence daquilo que quer falar. A introdução e a situação que o Aragaki se encontra é muito bem feita. A lesão e a limitação que isso traz e postergando a saída dele das atividades físicas, que poderia chegar em um ponto difícil de reverter ou até irreversível. Gosto também de terem pontuado que ele não sabe o que fazer saindo dali. A ginástica é a vida dele e em momento algum chegou a pensar que em alguma hora precisaria parar com aquilo (o corpo agradece hahaha). Em todas as oportunidades que seu treinador tentou alertá-lo ou conversar com ele sobre o assunto, ele não ouvia. Parece que não entrava na cabeça, afinal, aquilo é a vida dele.

Agora falando da melhor personagem, vulgo a filha do protagonista. Ela foi o grande destaque do episódio para mim. Ela quase não tem foco no episódio, estando em segundo plano, brincando e fazendo comentários aqui e ali. Entretanto, ela vende carisma muito bom. Crianças fofas são um ótimo recurso para me prender hahahaha. Quero ver mais da presença dela e algo me diz que em algum momento, vai dizer algo ao seu pai para dar forças para ele continuar, bem padrão de drama. Outra que merece destaque é a avó, maravilhosa. Super estilosa e adorei o jeito meio foda-se dela, sem se importar que tinha um cara estranho na casa e deixando o cara ficar lá. Funcionou muito bem! *_*

Um ponto que me intriga é o guri ninja (Leo). Sabemos que ele não é natural do Japão e que há pessoas indo atrás dele. Para chegar nesse ponto, imagino que a condição financeira dele ou da sua família seja razoavelmente alta. Fico um tanto interessado em saber como ele vai se relacionar com os demais personagens. É evidente a admiração que ele tem pelo protagonista e “por ser um ninja”, manja de acrobacias e movimentos dos ginastas. De alguma forma, ele deve se envolver no meio, possivelmente vindo a se tornar um incentivador para o Aragaki continuar praticando e treinar com ele. Porém, ainda quero entender como ele querer ser um ninja > admiração pelo Aragaki > ginástica, vão se encaixar e interligar…

Agora passando para coisas que não curti, quero entender qual o propósito daquele pássaro. A comédia que era para ele fazer é super destoante do humor apresentado no episódio. Talvez sejam efeitos do diretor do anime ter trabalhado em “Zombieland Saga”, que é uma das coisas mais maravilhosamente ‘doidas’ que vi nos últimos anos. Porém, eu não acho que combine com o tom narrativo. A própria comédia que tentam fazer é muito “???????”. O pássaro tem um mini ataque e fica paralisado quando alguém manda ficar quieto ou ameaça deportar ele para a América do Sul novamente. Me pergunto se esse bicho existe na vida real…

Eu não sei sou só eu, mas não consegui comprar aquele final. Me pareceu muito saturado ao ponto de parecer forçado. A condução da história até ali não foi o suficiente para eu me apegar ao personagem e me importar com a motivação dele em continuar fazendo ginástica. Eu espero e torço muito para que a história consiga me vender esse drama, porque se não o fizerem rápido, a obra ficará arrastada, chata e possivelmente horrível para mim. Se tem uma coisa que eu não suporto é drama forçado.


Sobre a parte técnica, a direção é bem ok. Há sequências muito boas como a do Leo fazendo sua pequena demonstração na arena de treinamento ou na luta/perseguição na viagem do Aragaki com sua filha. Não fazem feio. O timing cômico do diretor ora funciona, ora não, oscilando muito durante o episódio. Não chega a ser algo desastroso ou incômodo e por enquanto está aceitável. A animação está decente. Não há muito o que destacar. Provavelmente em alguns momentos de movimentação nos exercícios vão usar CG, como aconteceu no início do episódio. Meu medo é que MAPPA está com muitos animes que Taisou parece não ter sido algo muito planejado, só aproveitando o momento de Olimpíadas que aconteceriam este ano no Japão.

Adoro o jeito que ele fala, acho fofo *-* E acho ele muito gato, afff…

Concluindo, Taisou no Zamurai não fez uma grande estreia. Ele fez o básico e foi dentro do aceitável. É cedo para dizer o que a obra irá me contar por esse começo. Aparenta ser algo que ficará no básico, sem um grande roteiro ou algo que me traga um algo a mais. Isso é ruim? Não. Se ele fizer bem feito, pode agradar muita gente. Se você espera esse “tcham”, não deve ser aqui que você o encontrará. Acredito que valha a pena assistir mais dois episódios e ver se anime apresenta algo que lhe interesse. Caso contrário, não deve fazer falta ^^

E antes que eu me esqueça, a OP é maravilhosa!

2 thoughts on “Taisou Zamurai (Gymnastics Samurai) #1 – Primeiras impressões

  1. Eu tive a mesma impressão assistindo esse episódio mds q agunia aquelas cenas de comédia tããããão fora de hora e aquele pássaro bizarro mds ‘-‘ a função dele é só congelar? Isso era pra ser engraçado? Acho uó todo mundo mandando o bixim ficar na dele e ele querendo fazer zuada CADE OS DIREITOS DOS PASSAROS ESTRANHOS??? kkkk

    Parece que tirando o protagonista e a filha todo o resto é doido e estereotipado (ep 2 deixou essa sensação) e poxa eu gostei do protagonista e da filha eu to tentando ver por eles, mas o resto da história não ta ajudando muito.

    Até agora me parece que pegaram duas histórias diferentes e misturaram de um jeito muito estranho e “toma ai essa gororoba verde esquisita” eu hein ‘-‘ espero que melhore.

    1. E agora que você comentou sobre o pássaro e os direitos dele, eu já achava ele destoante da narrativa, mas parando para pensar, ele veio da América do Sul, ele é uma ave exótica, então por que ele está naquela casa???

      Eu ainda não vi o segundo episódio, mas aquele cara que fala com um sotaque carregado, parecendo rap para fazer comédia, também me incomodou MUITO! Eu achei melhor não comentar dele, porque vai que falam que estou sendo muito chato hahahah. Mas parece que só vai ir ladeira abaixo nesses estereótipos, porque já apareceu um Okama (estereótipo de pessoa gay no Japão).

      Eu torço para que melhore também, estou mantendo esse fio de esperança.

Deixe um comentário