Vejamos a publicação de GYO pelo mundo, além de algumas opiniões sobre o anúncio da obra no país.

Na tarde do dia 18 de novembro, a editora Devir confirmou por meio de suas redes sociais, o lançamento do mangá “GYO”, mais uma das grandes obras do mestre do horror, Junji Ito. A obra deve ser publicada no primeiro trimestre de 2021 com o título “GYO: Horror em Convulsão”. Dessa forma, fizemos a nossa ‘tradicional’ postagem em que mostramos onde o título já é publicado ou foi anunciado e por fim iremos comentar sobre o que achamos do título.

Sinopse: “Algo está podre em Okinawa… o fedor flutuante da morte paira sobre a ilha. O que é isso? Um estranho peixe de pernas aparece na cena… assim começa a espiral de Tadashi e Kaori no horror (e fedor) do mar.”


Japão

“GYO: Ugomeku Bukimi” (ギョ~うごめく不気味~) foi escrito e ilustrado por Junji Ito. Foi publicado entre 2001 e 2002 na revista Big Comic Spirits da editora Shogakukan. A obra foi compilada em um total de 2 volumes.


Estados Unidos

Nos Estados Unidos a obra foi publicada pela primeira vez por meio da editora VIZ Media como um título VIZ Editor’s Choice entre 2003 e 2004, sendo completado em 2 volumes. Depois foi republicado sob o selo VIZ Signature entre 2007 e 2008, também finalizado em 2 volumes. Em 2015, a obra foi publicada novamente em uma versão Deluxe 2-em-1 com capa dura. No país a obra foi publicada sob o título “GYO: The Death-Stench Creeps”.

Capas do volume 1 da 1ª edição, volume 1 da 2ª edição e o volume único da edição Deluxe,

Itália

Na Itália a obra foi publicada pela editora Star Comics em 2018 e com o título “GYO: Odore di Morte”. A versão italiana foi completa em um único tomo.


Espanha

Na Espanha o título foi publicado pela primeira vez em 2014 pela editora ECC Ediciones, sendo terminado em 2 volumes. Em 2019 a editora publicou uma edição integral, sendo volume único. A obra foi publicada sob o título “GYO”.

Capas da primeira versão completa em 2 volumes e a edição integral.

Polônia

O mangá foi publicado pela editora J. P. Fantástica em 2013, sendo concluído em um único tomo. No país, a obra foi lançada sob o título “Gyo Odór Śmierci”.


França

Na França a obra foi lançada pela editora Tonkam em 2006, sendo concluído em 2 volumes. Por lá, a obra atende pelo nome “GYO”.


Turquia

Na Turquia o mangá foi publicado pela editora Gerekli Şeyler em 2019, sendo completo em um tomo. Foi lançado com o título “GYO: Kıpırdanan Dehşet”.


República Tcheca

Na República Tcheca a obra foi publicada pela editora CREW em um único tomo. Foi lançada em 2017 sob o título “Ryby – Útok z hlubin”.


Tailândia

Na Tailândia o mangá foi publicado pela editora NED Club, sendo finalizado em 2 volumes. A obra saiu com o título “ปลามรณะ”.


México

A responsável pela publicação do mangá no México foi a editora Panini. Os dois volumes do mangá foram lançados em 2018 atendendo pelo título “GYO”.


Argentina

Na Argentina foi lançado pela editora Ivrea com o título “GYO”. Por lá, a edição seguiu a versão japonesa sendo completado em 2 volumes publicados em 2019.


Alemanha

Na Alemanha a obra será publicada pela editora Carlsen Manga em uma versão Deluxe com capa dura, em um único volume. O mangá tem previsão de lançamento para dezembro deste ano. Por lá, sairá sob o título “GYO”.


Taiwan

Em Taiwan o mangá foi lançado pela editora Tong Li em 2004. Foi finalizado em 2 volumes com o título “魚”.


Opiniões

ALÊ: Depois que “Uzumaki” (outra das grandes obras do Junji) foi lançado anos atrás pela Devir, eu virei um grande entusiasta do autor e não via a hora de ter mais obras dele em mãos. Uzumaki foi meu primeiro contato com ele, mas já me apaixonei muito. A narrativa maluca e horror foi um verdadeiro encanto para a minha pessoa. Então “GYO” certamente entrará para a minha coleção. Como a obra tem menos páginas que Uzumaki, o preço também deve vir um pouco mais em conta. Espero ter dinheiro no mês que for lançado (ainda não sabemos quando será exatamente). E com toda certeza faremos resenha da obra!!!!! Vou tentar fazer uma review de Uzumaki antes de ter “GYO” em mãos ^^

DÉBORA: Tenho interesse de comprar a obra no lançamento, mas vai depender do preço não ser tão elevado. Se for, tentarei adquiri-la por meio de alguma promoção. Caso consiga comprá-la, esse será meu primeiro contato com o autor.

RUB: infelizmente Gyo não é prioridade para mim. Já tenho outros títulos em mente, tirando os que já coleciono mensalmente, e não pretendo comprar esse mangá tão cedo.

Deixe um comentário