Uma das melhores estreias da Temporada!

Uma das melhores estreias da Temporada!

Estamos indo numa sequência maravilhosa de boas estreias nessa Temporada! Após falarmos da 2ª temporada de “Otome Game” e da estreia de “Vanitas no Carte”, vamos agora com “Kageki Shoujo!!” que teve um primeiro episódio excelente! Confira o que achamos ^^

Sinopse: “As jovens que vão para a academia de artes Kouka Kageki High School interpretam todos os personagens em suas apresentações no teatro musical, sejam mulheres ou homens. Narada Ai é uma ex-idol que interpreta papéis femininos e sua colega de quarto, desempenhando papéis masculinos, é a animada Watanabe Sarasa. Da escola ao palco para o resto de suas vidas, não há desafio que essas jovens não possam enfrentar com sua paixão pela atuação.


ALÊ: Voltando para comentar nosso 2º e último anime da Temporada de Verão/2021, estaremos falando do primeiro episódio de “Kageki Shoujo!!” e mana, que estreia ÓTIMA! A hype é real e adorei a estreia da animação! Conhecia “Kageki” de vista, via as capas (lindas) do mangá já que ele é publicado em alguns países Ocidentais (EUA, por exemplo), porém não sabia nada da história e nem o que esperar daqui. Posso dizer que a estreia superou minhas expectativas. Eu gostei de como toda a apresentação do episódio, da trama e dos personagens é simples. Uma simplicidade extremamente funcional e carismático. Somos apresentados primeiramente a Ai Narata, uma ex-Idol que agora quer entrar na Escola Kouka de Artes Musicais e Teatrais. Eu acho muito bom que é mostrado o desconforto que ela tem com homens e como é passada a questão de assédio. Ela está lá no ônibus, um cara a reconhece e vai atrás da personagem. Depois um outro também a segue, até tocando nela. Tu sente a apreensão e o medo que ela tem de homem. Além da pequena alfinetada na indústria de Idols que exige com que elas estejam 100% dedicadas aos fãs, tendo que aturar eles e muitas vezes (como foi aqui) não medem limites, querem tocar, apalpar… assediar… Em outros momentos do episódio a obra levanta essas pautas sobre assédio e como a mulher é tratada, tendo em vista que muitas coisas precisam mudar, porém isso iremos discorrer melhor ao longo da postagem. e mana, eu sei que você adorou o anime, então fale mais da sua experiência com o episódio ^^

ROSE: Estou tão animada que nem sei por onde começar! 💖 Essa estreia foi excelente. De longe a minha preferida até agora. Estou com muitas expectativas para “Kageki Shoujo!!”. Conheci a obra depois do anúncio da adaptação para anime, entretanto nunca tinha lido o manga e depois desse episódio me apaixonei completamente por ela! Ontem corri para ler o material original e tenho que dizer nunca imaginei que essa obra teria tantos temas tão importantes e atuais para as mulheres e garotas. Mas não irei me aprofundar nisso agora (seriam spoiles gigantes para aqueles que querem ver o anime). Gostaria primeiro de comentar um pouco sobre a Ai Narata, uma das principais protagonistas. Como você citou anteriormente é muito bom ver como abordaram o desconforto que ela tem com homens por conta de traumas relacionados a assédio. Achei bem realista como o roteiro mostrou todo esse aspecto dessa personagem. É tão triste e revoltante como a indústria não só exige que as Idols sejam gentis e dedicadas aos fãs, mesmo que estes as deixem desconfortáveis, como também censura garotas como Ai por serem sinceras e se defenderem. Pelo menos essa realidade parece estar começando a mudar, no entanto ainda há muito caminho pela frente! Agora que Ai irá realizar seu sonho de entrar para a Escola Kouka de Artes Musicais e Teatrais, talvez ela consiga seguir em frente e ter relacionamentos saudáveis. Eu espero ver mais sobre o passado dela nos próximos episódios!

ALÊ: Sim! O anime quer deixar o ambiente leve, então de certa forma, deixa a cena um pouco caricata (expressões faciais), mas é bom que deixe o recado. Gosto muito desses pontos que foram deixados, igual na cena em que o Capitão lá comenta sobre as coisas estarem diferentes hoje em dia, que certas ações passaram a ser vistas como assédio e que homens precisam mudar de mentalidade, como a própria questão de ficar tocando nas mulheres sem o consentimento da mesma. Mesmo ele sendo já velho (muito se usa idade como “desculpa” nessas situações), ele entende o recado e pede permissão da Sarasa para tocá-la. Mais uma vez, o anime passando o recado por meio da mídia. Eu amei MUITO isso!! E já que falei da Sarasa, discutiremos esse assunto. Ela foi meu grande destaque do episódio. Adorei muito a personagem. Eu me vi nela em algumas situações do meu dia, como na cena que ela acorda no chão. Meus dias são basicamente aqueles também :’). Ela aparentava ser meio avoada, aquele padrão extrovertido, que quer ser amiga das demais e “não se toca”, mas eis que vem o grande brilho dela no final do episódio: ela é determinada! Eu adorei a fala dela, porque a personagem tem um objetivo claro e está completamente focada em alcançar aquele lugar desejado, no caso, interpretar a Lady Oscar, protagonista de “Rosa de Versalhes”. Essa fala dela chama muita atenção, tanto das alunas novas que estavam juntas (já que o papel é o principal e é muito difícil de consegui-lo), também dos professores e alunas mais velhas da escola de ter alguém tão determinado ali presente. Achei muito bacana trazerem Lady Oscar para cá, porque “Rosa de Versalhes” (lançado no Brasil pela JBC), é um shoujo de MUITO sucesso absurdo. Ele revolucionou basicamente o shoujo dos anos 1970. Eu adorei (estou soltando muitos “Adorei” é porque estou muito empolgado com a obra hahaha).

ROSE: Exatamente! Eu amei a atmosfera leve e descontraída do anime. A palheta de cores é lindíssima! Gostaria muito de comentar algo sobre a cena do Capitão. Achei excelente o fato de que, mesmo ele estando em uma posição de alto escalão e que suas intenções sejam inocentes, ele pergunta para Sarasa se pode tocar em seu ombro. Apesar de ser uma cena bem simples e até um pouco cômica, é muito bom ver que acima de qualquer título ou propósito, o consentimento de uma mulher deve ser respeitado. Bom, agora gostaria de comentar um pouco sobre Sarasa também. Dentro todos os personagens apresentados até agora (e foi um bom número, vamos ser sinceros hahaha) ela foi minha preferida! Eu adorei sua personalidade espontânea e extrovertida. São as características perfeitas para uma protagonista. Ela é carismática, apesar de não causar uma boa impressão a princípio nas outras alunas. E o melhor: ela é uma otaku! Não sei se você viu, mas existem vários postes de Rosa de Versalhes no quarto dela. A garota tem bom gosto hahahha. Agora sendo sincera, o que mais me cativou nela foi sua determinação. Como ela não se mexeu mesmo sendo empurrada pelo Capitão e logo depois proclamou em alto e bom tom que iria interpretar a Lady Oscar no futuro. Por falar em Rosa de Versalhes, eu adorei todas as referencias e citações a obra. Como muitos devem saber, Rosa de Versalhes é um manga de suma importância no Japão, não só por inspirar uma geração de mangakás shoujo (e de outras demografias – como os autores de Berserk e Innocent), mas também para o Teatro (recebendo várias adaptações ao longo dos anos). Não é atoa que Sarasa conseguiu fazer várias rivais com essa única frase, pois ela está almejando o papel mais importante de sua (futura) profissão. Sinceramente, espero que ela consiga e se torne umas das melhores Ladys Oscars de sua geração!

ALÊ: Excelente colocação!!! Tem essa questão também de que, o homem por estar em uma relação de poder superior (isso em qualquer esfera social, desde as maiores até as mais simples), ele pode fazer o que bem entende por se achar melhor. São situações um tanto sutis, mas que fazem toda diferença. Espero muito que a obra continue fazendo essas pontuações (coisas do tipo me fazem ter mais ranço de homem hahahaha). E por sinal, pela prévia do próximo episódio, o anime irá voltar a abordar questão de assédio com aquele ‘fã’ perseguindo a Ai. E sim, Rosa é de muita importância para o Japão nesse meio cultural e será muito abordado aqui (inclusive, preciso ler o mangá). Torço para que o mangá/anime também traga mais desses títulos clássicos e que foram/são importantes para as gerações futuras de mangakás. Eu tenho uma certa predileção por essa dinâmica de extrovertido x introvertido e creio que vamos ter boas risadas com essas duas vivendo juntas. Apesar da introdução das demais personagens que devem ter destaque ter sido bem expositiva, gostei que conseguiram dar uma pequena noção de cada uma delas, além de terem mostrado um pouco de suas personalidades. Estou bem interessado nelas e no desenvolvimento de cada uma. Sobre os aspectos técnicos, gostei muito da paleta de cores, porque combina com o clima que a animação passa. A direção está muito boa. É certeira nos momentos de comédia e a animação em si está belíssima. Diversos takes muito detalhados, movimentos naturais e suaves quando necessários e mais firmes em outros. A produção tem muito potencial para ser um grande destaque da temporada e do ano!

Meu estado de espírito toda manhã…

ROSE: Exatamente! São essas situações sutis que mostram que dá para fazer uma crítica construtiva e ainda assim manter a atmosfera da obra agradável para o telespectador. 💖 É claro, existem os momentos certos para isso e outros para ser mais incisivo e buscar uma abordagem mais seria. E pelo que li até agora, a autora sabe muito bem balancear esses dois aspectos da obra e entregar uma historia doce, crítica e realista. Imagino que os próximos episódios iram se aprofundar ainda mais nessa questão do assédio contra mulheres e meninas, mas não irei comentar a fundo sobre isso (porque temo acabar soltando um spoiler ou outro). Voltando a comentar sobre Rosa de Versalhes, imagino que como essa obra, Kageki Shoujo!!, irá brincar com os papéis de gênero (visto que os papéis masculinos no teatro são interpretados apenas por mulheres) e estou particularmente animada para ver esse aspecto da obra! (Leia Rosa de Versalhes, Alex! Você não vai se arrepender). Também torço para que o anime cite mais obras clássicas (em especial shoujos de época!) e outras histórias que foram importantes para o Teatro Japonês. Gosto bastante da dinâmica entre um personagem extrovertido e um introvertido também. É uma das minhas preferidas! Por isso já de cara gostei da interação entre as duas protagonistas e imagino que a amizade entre elas irá desabrochar e se tornar uma relação cativante e sincera! Também espero altas risadas nos próximos episódios hahahaha. Ver a duas morando juntas e aprendendo a conviver uma com a outra será interessante. Sobre as demais personagens, eu gostei muito (estou usando “gostei muito” ou “gostei bastante” demais… mas que outras palavras usar quando o anime teve uma estreia tão boa) da apresentação de cada uma. Dá para ter certa noção da personalidade e interesses de cada garota, e imagino, que elas terão um papel fundamental no desenvolvimento da narrativa! Estou muito animada com o futuro do anime. <3 Também gostei da palheta de cores (como disse anteriormente) e a direção foi um dos destaques para mim em Kageki Shoujo!!. Gostei muito como conduziram cada evento e personagem. A animação está linda. Muitas vezes pausei o episódio para contemplar como desenharam os personagens ou os cenários em determinadas cenas. Imagino que todos esses aspectos em seu favor, o anime possa ser um destaque nesse ano tanto no Japão quanto aqui no Brasil! (Será que posso sonhar com uma segunda temporada ou com o mangá sendo publicado aqui?)

ALÊ: Aaah, fico muito feliz em saber disso!!! Aguardo com muita ansiedade os próximos episódios! Uma cena em especial que eu fiquei maravilhado foi com a Ai olhando a cerejeira. A câmera chegando mais próximo e o ângulo usado foi muito bom. Muito bom mesmo. Estou torcendo MUITO pela vinda do mangá para o Brasil (e pelo sucesso do anime). Seria maravilhoso ter ele aqui. Adoramos Shoujo Kageki!!, e esperamos ansiosamente o que a obra irá nos proporcionar. Com certeza esse é um dos animes da Temporada para se ficar de olho!!