Um excelente começo para a série...

No dia 8 de Fevereiro, ocorreu a estreia do drama de “Moonlight Chicken”, série BL produzida pela GMM com Earth e Mix como protagonistas. Tendo dois episódios lançados por semana (às quartas e quintas-feiras), venho compartilhar opiniões gerais a respeito dos 4 primeiros episódios série que mostrou ser muito promissora em diferentes aspectos ^^.

Sinopse: “Jim, um cara comum que ganha a vida vendendo arroz de frango à moda de Hainan, conhece Wen, um cliente bêbado em seu restaurante. A noite que os une criou um sentimento difícil de entender. Nenhum dos dois consegue parar de pensar um no outro, apesar de Wen ser um homem comprometido. Tudo em suas vidas não é o mesmo depois disso.”


Desde que a produção de “Moonlight Chicken” foi anunciada no finalzinho de 2021, o pessoal da minha timeline no Twitter comentava da série com altíssimas expectativas, não só pela proposta interessante, mas também (e até principalmente) por ser uma nova série protagonizada pelo Earth e Mix, que já emplacaram grandes sucessos como “A Tale of Thousand Stars (Um Conto de Mil Estrelas) de 2021. Eles são uma dupla muito querida e as promessas para a nova série estavam nas alturas. De princípio não era uma das minhas maiores hypes (ando bem afastado do consumo de dramas no geral), mas acabei sendo surpreendido positivamente pela estreia e rapidamente fisgado pela trama envolvente, personagens carismáticos e clima delicioso de acompanhar.

Como é dito na sinopse, a história parte do ponto do Jim (Earth) dono de um restaurante Frango ao Luar, em que o prato principal é arroz de frango. O Jim tenta ao máximo manter o preço das refeições, mesmo com a constante subida dos valores dos ingredientes, sobretudo do frango, impactado pela pandemia. É um restaurante familiar. Lá trabalha ele e os sobrinhos (Li Ming, interpretado pelo maravilhoso Fourth, e Leng, interpretado pelo Mark) em uma correria constante. Nos primeiros minutos é estabelecido que é um restaurante movimentado, mas também que o Jim tem muito o que pagar. Em poucos segundos o fluxo de dinheiro que sai é impressionante. É dinheiro para pagar x, y, z, a conta, troco dado errado, dinheiro para a internet… E ao longo da estreia, vemos mais situações desse tipo. Por ele não aumentar os preços, parece ser o caso de um restaurante que se paga, beirando o prejuízo. No entanto, o Jim se esforça ao máximo para conciliar e abraçar tudo, sendo um ponto de “conforto” para todos que giram em torno daquele restaurante.

Nesse meio tempo, entra o Wen (Mix), o cliente bêbado que acaba fazendo companhia para o Jim naquela noite. O Mix está fazendo um papel diferente do que o habitual, com ele sendo uma pessoa bem sedutora e o ator faz isso muito, muito bem! Gosto de toda a sequência dele interagindo com o Jim, porque há claramente um clima de tensão entre os dois, no pique de “será que vai ou não vai?!” e claro, o texto é muito bom. Gosto de como é feita a condução da cena, porque seja com eles parados conversando, ou andando pelas ruas do bairro, a direção consegue passar um ambiente relaxante e sexy ao mesmo tempo. EarthMix tem uma energia boa. É bem fácil simpatizar com seus personagens. A ambientação e a luz trabalhada majoritariamente com azul é excelente. Um clima gostosíssimo, que faz parecer uma noite quente e agradável.

Uma coisa que gosto no episódio de estreia é que enquanto os momentos noturnos são preenchidos com essa sensação mais sedutora, quando está de manhã com ambientes claros e um ar mais sóbrio, é onde eles desenvolvem outros tipos de relação. A primeira metade é quase como um sonho, enquanto que o restante é como se os personagens fossem puxados de volta para realidade, especialmente no caso dos protagonistas para a relação deles ser meramente um caso de uma noite, o que acaba não sendo exatamente assim, porque o Wen quer mais. Não o quer puramente pelo sexo, mas pelo Jim trazer uma sensação diferente. Os dois, a certa altura, se completam muito, mas o Jim tem problemas com relacionamentos e não se coloca como sendo uma pessoa que pode estar com alguém, de fazer o outro feliz.

Muitas pessoas têm problemas com tramas de traição. Eu particularmente não tenho e estou sempre pré-disposto a embarcar em diferentes tipos de obra (especialmente nesses mais ‘obscuros’, por assim dizer), desde que essas temáticas sejam bem desenvolvidas e cumpram um propósito narrativo, não sendo algo meramente gratuito. Tudo depende da forma que vai ser abordado. E no caso de Moonlight, a relação do Wen com o parceiro dele (que não sabemos bem o que é) parece muito complexa. Pela ótica deles não estarem realmente juntos, é uma relação que evidentemente se desgastou e já acabou a nível de sentimento, mas que, por algum motivo que não se sabe ainda, permanece na formalidade. O Wen aparenta ser uma pessoa muito solitária por esse lado, tal qual o Jim é alguém que está sempre fazendo algo pelo outro, mas nunca para si mesmo.

Eu gostei bastante dos dois personagens. Ambos têm nuances interessantes (o Wen com seu relacionamento complexo e o Jim se vendo como alguém que não pode fazer alguém feliz) e o texto está se saindo muito bem para expressar e mostrar a relação dos personagens. Achei bem promissor esse pedaço da história e estou bem animado para ver os rumos que irá tomar, sobretudo após o final do episódio 4 que deu uma boa estremecida no que estava caminhando bem. Vejamos como esse Namorado(?) do Wen vai entrar e se estabelecer nessa história.

Agora se por um lado se fala muito (e com razão) de EarthMix, temos um outro lado da história de Moonlight Chicken que acabou roubando completamente a minha atenção. O núcleo do Li Ming com o Heart (interpretado pelo também gracioso Gemini) é absolutamente adorável!!!

Eu tenho gostado bastante de romances em que um dos personagens é surdo (um dos meus favoritos atuais é “Yubisaki to Renren“), porque gosto da temática de comunicação e da forma que isso é estabelecido nessas histórias. Foi uma surpresa ter essa narrativa sendo construída aqui. Neste núcleo, o Li Ming é um típico garoto rebelde, tido como “problemático” na escola e que não se dá bem com seu tio. Ao fazer uma entrega na casa de um cliente, ele encontra o Heart (que é surdo), acaba o assustando e derruba uma garrafa com bebida. Confusão instaurada e depois de alguns problemas com os pais do Heart, o Li Ming acaba por ter que trabalhar na casa dos pais do garoto para compensar o prejuízo e fazer companhia para o Heart que não sai de casa desde que ficou surdo.

O que me fez ficar encantado aqui é que não só tenho uma pré-disposição a gostar de tramas com pessoas com problemas auditivos, como também a relação entre os dois é excelente. O Li Ming tem uma dificuldade enorme em se comunicar com quem está ao seu redor. O personagem vive se desentendendo com o tio, não consegue encontrar alguém que confie e que o compreenda sobre o que sente e que sirva de suporte para que ele possa sonhar e contar de verdade. Como resultado disso, ele acaba explodindo com muita facilidade. É no Heart que ele vai acabar encontrando alguém com quem possa conversar e se comunicar. Não pela fala oral diretamente, mas pela língua de sinais. É muito bonito que a relação deles progride, com muita fluidez, de pessoas que não se dão bem (e até se odeiam) para amigos e espero que logo seja algo a mais, porque o Li Ming se esforça e se dedica a tentar aprender língua de sinais, coisa que é simbólica para o Heart, pois ninguém fez isso por ele, seja também porque ele não pode sair de casa.

De novo a questão da comunicação entre os dois é um ponto forte, muito lindo e extremamente bem abordado aqui. Até comentei no meu perfil pessoal que eu estou tendo língua de sinais nesse semestre na universidade e não está sendo uma experiência boa por conta da maneira que a professora ensina os movimentos e sinais com as mãos. É uma língua que tinha e tenho vontade de aprender, mas que não consigo ser aproveitar pela maneira que é passado. E vendo a série, em diversos momentos ela consegue ser bem mais didática na forma que mostra a língua de sinais tailandesa, dando até para tentar reproduzir alguns movimentos mais básicos em casa. Mesmo eu não sabendo tailandês, deu vontade de aprender a língua de sinais deles por causa da série e eu espero que se para mim, que não sou tailandês e nem sei o idioma, teve esse efeito, que outras pessoas que não saibam da língua, sirva de incentivo para aprendê-la.

Outro aspecto que adorei muito foi que no episódio 4 é mencionado sobre como pessoas surdas são solitárias, visto que elas por não ouvirem, e geralmente não ter com quem conversar, elas acabam ficando isoladas (até pela maneira que a sociedade enxerga pessoas com deficiência), o que é verdade presente no cotidiano. Em uma das aulas de libras, a minha professora comentou sobre como as taxas de suicídio entre pessoas surdas são altas justamente por essa solidão. É muito importante ver a série fazendo esse adendo.

Moonlight Chicken GIF - Find & Share on GIPHY

O Gemini e o Fourth fazem parte de uma nova leva de atores da GMM e faltam palavras para descrever ou expressar o quão ótimos eles são. Essa é apenas a segunda série que eles têm um papel de destaque juntos (eles são protagonistas no excelente “My School President”, que encerra nessa sexta-feira – 24/02/23) e é impressionante que bastam pouquíssimos minutos deles contracenando para te convencerem de como são fofos, gerando um impulso de querer abraçar os dois. Não precisa ter diálogo, falas ou nada nesse sentido. Os dois sozinhos fazendo o mínimo juntos, tem carisma e química impressionante. No momento que os dois começaram a interagir, eu rapidamente fui fisgado. Estou completamente apaixonado neles e até passei a acompanhar ambos nas redes sociais, coisa que só fazia com ZeeNunew e MosBank.

E vale aproveitar um espacinho do post para deixar a recomendação de “My School President” que está excelente também. Comecei a ver essa série assim que descobri que GeminiFourth eram os protagonistas da outra obra e eles viraram meu momento de conforto. Esses tempos têm sido bem complicados para mim em questão de saúde mental. Venho me sentindo bem desanimado e sem vontade alguma de levantar da cama. A série com os dois atores acabou me ajudando a ter vontade de levantar e tocar o dia. Foi e tem sido uma experiência ótima <3


Concluindo aqui, “Moonlight Chicken” apresentou uma trama envolvente, com excelentes personagens e promete muito por tudo que mostrou até o momento. Uma direção que sabe o que está fazendo e com um estilo de ambientação excelente! Estou bem animado para o que virá nos próximos episódios e pode vir a ser uma das melhores séries tailandesas deste ano (talvez seja cedo para dizer isso, mas estou colocando minhas fichas nele). Fica a minha recomendação fortíssima para a série ^^

Moonlight Chicken GIF - Find & Share on GIPHY
Eles são luz!!!

1 thought on “Drama: Moonlight Chicken #1 à #4 – Primeiras Impressões

Deixe um comentário