Compreendendo a solidão e abraçando novos amores.

Continuando com as resenhas do pequeno especial do blog para o Mês do Orgulho de 2023, hoje falaremos de “Alter Ego”, ‘mangá espanhol’ de Ana C. Sanchez e primeiro lançamento da editora MPEG! A obra foi pré-publicada na revista Planeta Manga, revista de obras com estilo de mangás da editora espanhola Planeta Cómic. O título nasceu como um volume único, no entanto, ele ganhará uma continuação e deve sair ainda neste ano na Espanha (por isso as aspas no título da matéria). O mangá foi anunciado no Brasil em fevereiro de 2022, com previsão de lançamento para agosto. Sofreu diversos atrasos e foi efetivamente lançada em janeiro de 2023.

Edição brasileira e francesa (pela Glénat)

Sinopse: “Noel sempre foi apaixonada por sua melhor amiga Elena, mas ela nunca ousou confessar seus sentimentos. Quando sua amiga começa a namorar um garoto, Noel vê o amor de sua vida e seu mundo desabar. Uma noite, em um momento de angústia, Noel confessa seus sentimentos por Elena a uma completa estranha. Mas, o destino quis que essa estranha fosse uma garota chamada June, a outra melhor amiga de Elena… e rival de Noel no amor! Agora June sabe o segredo de Noel que sente tudo indo contra ela. Qual será o futuro da relação entre Noel, Elena e June?”


  • História e Desenvolvimento

A história de “Alter Ego” vai falar da Noel, partindo do momento em que ela está chateada, pois seu grande amor, Elena (sua melhor amiga), arranjou um namorado, destruindo seus sonhos de poder namorar com ela algum dia. Devastada com isso e em um movimento de impulso, ela acaba compartilhando como se sente para uma desconhecida que ~coincidentemente~ vem a ser June, uma outra melhor amiga da Elena e que também virá a ser vizinha da Noel. Agora, ela tem uma outra rivalidade no amor, dado que a June também é apaixonada pela Elena, como também é sua vizinha e sabe do seu segredo.

Algo que gosto nesse começo mais dramático da série é que a Noel não acreditava realmente que pudesse namorar com a Elena. Era um sonho distante, mas que no entanto, servia como uma motivação para a personagem para seguir e percorrer um caminho a ser trilhado. No momento que ela perde isso de vista, primeiramente pelo garoto que “rouba” esse impossível sonho, ela fica revoltada e sem rumo. Com a chegada da June, fica ainda mais exposto dado que além da Noel ter perdido o rumo, ela ainda corre o risco de perder o apresso da Elena, pois a June pode expô-la e, novamente, “roubar” seu lugar como melhor amiga da Elena.

Em razão disso, o que temos nesse começo da obra é uma Noel completamente (e divertidamente) equivocada, e até meio tóxica quanto a situação. Como ela vai nutrindo esses sentimentos de medo e raiva dentro dela, a protagonista acaba por ficar bem “explosiva” a qualquer coisa que relacione a persona da Elena, o que por sua vez acaba sobrando para a garota muitas vezes. Isso pode soar meio errado, mas o jeito da Noel de (não) lidar com a situação é uma energia caótica meio… boa?! Não sei, acho que a autora consegue deixar essas situações meio tragicômicas, porque muito embora ela mostre essas situações bem destrutivas da Noel como ruins, a forma como as coisas acontecem (e o que ocorre com ela) tem seu fundo de graça, de dar um risinho. Sabe aquelas situações que você cai e quando pensa que está conseguindo se levantar, a vida te dá outra rasteira? Pois é… É a personagem constantemente assim no começo da obra.

A adolescência é a época de fazer ou ter atitudes bem merda

A June, por outro lado, é bem mais regulada e “resolvida” (entre muitas aspas e com alguns ‘porém’ aí). Ao contrário da Noel que fica descontrolada e acaba descontando sua raiva até na coitada da Elena, a June consegue se manter estável e parecer normal diante da amada, mesmo também gostando dela e ficando triste com o namoro da garota. Entretanto, June ainda prefere ficar feliz pela sua amiga, já que preza pela sua felicidade e bem-estar. O que por si só, acaba contrastando a June e a Noel, causando assim uma dinâmica interessante de acompanhar.

A leitura do mangá flui muito bem de maneira geral. Seguimos o mangá, cerca de metade do seu volume, mais voltado nos problemas da Noel e em como ela lida com o novo namoro de sua amiga com todas aquelas informações que acabam por serem muito repentinas, enquanto que a outra metade é focada em como a Noel percebe a June e o que protagonista pode fazer por ela, passando então a desenvolver o romance entre as duas. No interim, temos dois pontos dramáticos, sendo o segundo um pouco mais sério que o primeiro, mas que os dois acabam por não serem muito profundos, pois não é a intenção da autora com aquilo. São pontos de conflito para fazer a trama andar e ao meu ver, funcionam muito bem!

Avaliando o todo, acho uma história bem executada e redondinha. É um básico funcional e a autora tem um domínio de ritmo muito bom, resultando em ser uma leitura bem tranquila. Estou bem curioso para ver o que ela pode fazer em “Alter Ego 2” (que ainda não tem previsão de lançamento na Espanha e ainda não foi anunciado no Brasil, vale dizer), mas principalmente, estou beeem animado para ver o trabalho dela em “Sirius – Twin Stars“, que a MPEG vai lançar neste ano. Quero ver a progressão dela como autora nesse outro trabalho que é um pouco mais recente ^^.

Capa espanhola

  • Arte

Gosto do trabalho da Ana em coloração. As artes coloridas dela são lindas. Ela trabalha com paleta de cores e composição das artes de forma excelente. É sempre um deleite de ver seu trabalho. Gosto da arte no miolo e uma coisa que penso é que realmente se parece com um mangá. Se eu não soubesse que é um título espanhol, diria que é um título de origem japonesa facilmente. Não que o trabalho dela seja inferior por ser da Espanha, mas sim que a Ana conseguiu se apropriar das características narrativas e de composição, se assemelhando com o que é produzido no próprio Japão. A quadrinização, retículas, composição, desenho e o ritmo narrativo, tudo muito bem casado.


  • A Edição Nacional

A edição nacional foi lançada no formato 13,7 x 20 cm (é o mesmo formato dos mangás da Panini), tem capa cartonada com sobrecapa fosca, papel Off-set 90g e páginas coloridas impressas no mesmo papel. Tem cerca de 200 páginas ao todo e o preço de capa de R$ 33,90. Quem adquiriu na pré-venda na loja da editora, ganhou um pôster em tamanho A3. Abaixo, vocês podem ver um vídeo mostrando os detalhes da edição ^^


  • Conclusão

“Alter Ego” é uma história simpática, simples, concisa e segura daquilo que quer abordar. Tem seus momentos dramáticos, de comédia e romance muitíssimo bem executados. Tem seus tropeços, uma coisinha pontuais que poderiam ser mais extensas, mas para um volume único, é um ótimo trabalho!

Fica a recomendação da obra para quem gosta de um bom Yuri e de romances em geral ^^.


  • Ficha Técnica
  • Título original: Alter Ego
  • Título nacional: Alter Ego
  • Autora: Ana C. Sanchez
  • Serialização na Espanha: Planeta Manga
  • Editora japonesa: Planeta Cómic
  • Editora nacional: MPEG
  • Quantidade de volumes: “volume único” (terá sequência)
  • Formato: 13,7 x 20 cm; capa cartonada com sobrecapa fosca
  • Preço de capa: R$ 33,90
  • Compre em: Loja MPEG/Amazon
Pôster que veio de brinde para quem comprou na loja da editora

1 thought on “Resenha: Alter Ego (‘volume único’)

Deixe um comentário