O jovem gay e seu primeiro amor :)

Olá pessoal! Espero que estejam todos bem! Daremos continuidade a nossa sequência de postagens feitas especialmente para o Mês do Orgulho de 2023, dessa vez com “Força, Nakamura!!”, um trabalho adorável da Syundei e que eu considerei muito interessante trazer para comentar no pequeno especial daqui do blog ^^

“Força, Nakamura!!” (ガンバレ! 中村くん!!), é um mangá escrito e ilustrado por Syundei. O mangá nasceu como um webmangá, com a autora o publicando na internet por diversão. Posteriormente, ela foi convidada pela revista Opera (Akaneshinsha) para publicar um capítulo na revista para completar o espaço da edição, começando assim a publicação do mangá em dezembro de 2014. O mangá foi publicado na revista Opera até agosto de 2016 quando foi terminado. O volume compilando os capítulos do mangá foi lançado no ano seguinte, em maio de 2017. No Brasil, a obra foi anunciada pela editora NewPOP em janeiro de 2021 e foi efetivamente lançada em janeiro de 2022. Em janeiro de 2023, a editora anunciou a continuação do mangá, intitulada “Mais Força, Nakamura!!” (Motto Ganbare! Nakamura-kun!!), com previsão de lançamento para o final de junho. Eu adquiri ‘Força, Nakamura!!‘ pouco tempo após o lançamento, e agora venho apontar alguns motivos pelos quais gosto bastante desse mangá ^^

Sinopse: “Nakamura é um garoto muito tímido e apaixonado por um colega de classe. Mas, por causa de sua personalidade, não consegue nem dizer um simples “olá” para o cara que gosta. Acompanhe essa batalha pessoal de Nakamura para superar sua timidez e inseguranças, entre altos e baixos para lá de engraçados. Força, Nakamura!! Com um novo desenvolvimento, apresento-lhes o mais aclamado amor alternativo!”


  • História e Desenvolvimento

Força, Nakamura!! vai contar a história do Nakamura em seus surtos diários pelo seu crush, o Hirose. O mangá é isso, pura e singelamente. E é nisso que faz dele uma experiência tão agradável e prazerosa. Já comentei aqui em diversas ocasiões (sejam em resenhas de animes ou mangás, de como “JOY”, que foi o primeiro mangá que resenhei no blog) que sou muito fã de obras que são sinceras consigo mesmas e que abraçam a sua simplicidade, tornando experiências divertidas e competentes pela proposta direta. Nakamura!! não só abraça isso como se aproveita de nuances e detalhes para torná-lo uma peça única a sua maneira, e é disso que gosto tanto da obra.

Temos um mangá composto de uma narrativa episódica. Nenhum capítulo é exatamente independente (que possa ser lido em qualquer ordem), pois eles seguem uma certa cronologia de eventos. No entanto, cada capítulo conta alguma história e que se encerra nela mesma, até pela estrutura pela qual a trama nasceu (como uma narrativa para a internet e sem pretensão inicial de que fosse lançado em revista). Esses capítulos, em geral, vão acabar em comédia com o Nakamura tentando se aproximar do Hirose, ou usar de algum recurso ou plano para tentar conseguir alguma coisa com ele e que não sai exatamente da forma que o personagem quer, mas que a certa altura, ainda consegue extrair algo positivo.

De maneira simples, a história está sempre com um tom positivo. É daquelas leituras ótimas para se fazer em uma tarde, que não tem muita pretensão para nada. Não é à toa que o Nakamura é muito consciente de si e do que ele sente pelo Hirose. A Syundei estabelece que é daquela forma e trabalha a partir dali. Então mesmo quando as coisas não saem como o planejado pelo Nakamura ou algo do tipo, a autora sempre põe algo que te faça rir e que o protagonista possa tirar alguma coisa positiva daquela situação.

Como o mangá foi muito publicado como uma forma de preencher lacuna na revista e com situações episódicas, os primeiros capítulos do mangá são bem mais curtos e com uma pegada mais cômica. Em um capítulo mais próximo do meio do volume, temos algo com um tom levemente diferente (embora sempre muito ligado a comédia) e que possui mais páginas. E o último capítulo, o maior de todos, que estabelece uma narrativa mais longa e contínua, e que no final te leva a algum lugar. Ele trabalha um pouco mais com o Hirose e sobre o que ele sente, já que nos anteriores o que nós vemos é muito sobre como o Nakamura e os demais o enxergam, passando a dar um pouco mais de nuances sobre ele, mas nada profundo, mas que não é essa a intenção do mangá propriamente.

O Nakamura é muito adorável na sua maneira de ser. Ele é introvertido e tímido, não possui amigos, e que por causa disso, acaba tendo reações tremendamente fofas diante do Hirose. O Hirose, por sua vez, tem aquele ar de garoto mais inocente, que se dá bem com todo mundo e dá um frescor. Eu gosto que o mangá traz consigo um pouco do ar de inocência dos personagens, porque eles ainda são bem novos (estão na casa dos 15 anos) e que ainda estão nesse processo de sentir amor e conhecer esses sentimentos pela primeira vez. Por exemplo, em um dado momento do mangá, um colega de sala pergunta ao Hirose se ele não tem interesse em namorar ou se não pensa em garotas. Ele diz que não tem interesse, e parece genuinamente incomodado com aquele tipo de pergunta. Em outros momentos, temos o próprio Nakamura descobrindo ou experimentando como é estar apaixonado pelo Hirose e sobre como ele não consegue lidar com aquilo por não ter experiência ou base de onde ele possa partir. Tanto que ele busca essa experiência em mangás BL e até se torna um fudanshi por causa disso.


  • Arte

Quando mencionei que a Syundei usa de detalhes para tornar sua peça única, me refiro muito à sua arte que chama muita atenção. A autora tem um estilo de arte que remete ao shoujo clássico, ali por volta dos 1980-1990, e é de um charme incrível! Além de deixar os personagens fofos, ela traz um ar mais… como posso dizer, inocente? Talvez… É difícil de explicar e mais sobre sentir. Fato é que o desenho dela dá para obra uma aparência especial, ainda mais que particularmente gosto muito da arte do Shoujo de décadas atrás (e claro, amo o atual também).


  • A Edição Nacional

“Força, Nakamura!!” foi lançado no formato 12,8 x 18,2 cm, possui capa cartonada com orelhas (e não sobrecapa, como é usual dos BLs da editora), papel Off-set 90g e inclui duas páginas coloridas no mesmo papel, além de miolo colado e costurado. O mangá tem cerca de 200 páginas e preço de R$ 29,90. A edição não tem brinde. A continuação do mangá a ser lançada futuramente no Brasil, deve seguir esse mesmo formato. Abaixo vocês veem um vídeo mostrando a edição em detalhes. ^^


  • Conclusão

Força, Nakamura!! apresenta uma narrativa bem simples e cotidiana de apenas um garoto gay tentando chegar no seu crush e se aproximar dele. É uma história de uma honestidade incrível e que não quer ser nada mais do que isso. Há um ar de naturalidade e de sinceridade dos personagens realmente com aquilo que sentem que é muito bom, pois trazendo para a realidade, é muito do que a gente precisava.

Essa foi uma resenha mais curtinha, pois se falar muito além disso, acaba sendo spoiler e estragando um pouco do que o mangá pode te entregar. Essa foi mais uma postagem para o nosso especial de resenhas do Mês do Orgulho de 2023 e nos encontramos em breve para mais uma resenha. ^^


  • Ficha Técnica
  • Título original: Ganbare! Nakamura-kun!! (ガンバレ! 中村くん!!)
  • Título nacional: Força, Nakamura!!
  • Autoria: Syundei
  • Serialização no Japão: Opera
  • Editora japonesa: Akaneshinsha
  • Editora nacional: NewPOP
  • Quantidade de volumes: Volume único (possui sequência em volume único)
  • Formato: 12,8 x 18,2 cm, capa cartonada com orelhas
  • Quantidade de páginas: 200
  • Papel: Off-set 90g
  • Preço de capa: R$ 29,90
  • Compre em: Amazon/Loja NewPOP
Syundei, FAÇA! Faça IMEDIATAMENTE um BL só para este homem!!!

Deixe um comentário