Um BL simples, mas que acerta (e muito) em sua simplicidade!

Um BL simples, mas que acerta (e muito) em sua simplicidade!

Para uma história ser considerada boa, ela precisa de uma trama muito elaborada, com várias reviravoltas em seu roteiro, ou de personagens complexos com diversas camadas? Eu digo que não! JOY nos apresenta uma história simples, mas que nos trás uma experiência relaxante e até uma pequena reflexão (ao meu ver), com personagens carismáticos, fofos, um bom desenvolvimento deles e uma trama muito bem amarrada ^^. Se esta pequena introdução chamou a sua atenção, então vamos conhecer um pouco mais sobre JOY, e sua agradável leitura que ele nos proporciona!

Já adianto que não darei spoilers, tudo que eu quero é instigar, você leitor, a ter interesse nessa história que eu amo tanto e que indico para todos!

Desde o momento que JOY foi anunciado, em meados de 2018, eu já fiquei de olho nele! A sua capa (linda) e sua sinopse (logo abaixo) havia chamado muito a minha atenção, pois parecia fugir um pouco “da linha” de BLs (Boys Love) que já tinham sido publicados por aqui. Em janeiro de 2019, JOY foi devidamente publicado. Assim que pude comprá-lo e lê-lo, ele rapidamente se tornou um dos meus BLs favoritos, e digo sem medo, JOY é, até o presente momento, o melhor BL já lançado por aqui! Bom, já escrevi demais e ainda não falei de JOY em si, então vamos ao que interessa agora.


Sinopse oficial:

“O mangaká de histórias shoujo, Gô Okazaki, luta diariamente para criar histórias que emocionem as garotas. Ele trabalha duro junto com seu assistente, que também é um mangaká, Yusuke Akune. Certo dia, Gô se surpreende ao descobrir que Akune é gay e recebe sua primeira proposta para desenhar uma história BL. Para poder criar sua história, Gô faz de conta que “gosta do Akune”, mas passa a se interessar cada vez mais por ele…?”


  • História e Desenvolvimento:

Como eu disse anteriormente, JOY apresenta uma história simples, não trazendo nada de novo ou diferente. Mas o que torna JOY tão interessante? Fácil! Ele consegue nos proporcionar uma história relaxante, calma, que é divertida de acompanhar, muito devido à seus personagens carismáticos ^^.

Go e Akune

A autora (Etsuko) sabe usar muito bem o espaço limitado que tem para contar sua história, sabendo por onde começar e onde terminar, e que ajuda muito na distribuição da trama durante os oito capítulos presentes no volume. No primeiro capítulo por exemplo, ela começa por introduzir seus personagens de maneira cômica e apresenta um pouco do dia a dia deles, e isso ajuda bastante na hora de simpatizar com o Go e com o Akune, nossos dois protagonistas. Isso pode parecer uma coisa simples a se fazer, mas não é todo autor que consegue fazer isso.

É nesse capítulo também que o Go descobre que o Akune é gay. Uma coisa que eu acho muito interessante, é que nada no mangá é muito dramático. Durante todo o mangá, se tem alguma piada (bem encaixada), é para tirar esse teor mais sério, presente nos capítulos finais do volume.

Errado não está.

Falando em comédia, a autora tem um timing perfeito para comédia, são piadas extremamente bem encaixadas, sendo piadinhas bem engraçadinhas e fofas (os chibi ajudam e muito nisso).

É bom se ter referências rsrs…

No capítulo dois, a autora começa a apresentar melhor um outro personagem que será relevante para o desenrolar da trama e importante para o desenvolvimento da relação do Go e do Akune. Cada capítulo tem um acontecimento que é “valioso” para os personagens. Falando nisso, além dos protagonistas, dois personagens são introduzidos e eles são bem elementares para como o Go e o Akune vão agir. Esses dois personagens são amigos dos protagonistas, eles se preocupam com eles, tanto que a forma que se comportam durante o volume é uma forma de demonstrar aflição com seu amigo, algumas dessas ações podem, sim ser discutíveis em relação à ser o melhor ou não para eles, mas ainda assim, mostra o valor e o carinho que eles tem com seus amigos, no caso o Go ou o Akune.

Em cada capítulo, nós acompanhamos a evolução dos sentimentos do Go em relação ao Akune. Observar ele durante todo o volume é uma coisa interessante, de como tudo começa como uma farsa -criada pelo próprio Go para ajudar na criação do seu mangá BL- e vai evoluindo gradativamente até ele perceber o que realmente está sentindo pelo Akune.

Já nos capítulos finais, vemos o desenrolar de tudo, momentos um pouco mais dramáticos (lembrando que sempre se tem piadas para tirar esse teor). Tem uma cena que eu acho muito bonita, é o momento que o Go é “confrontado”. Dizem que o trabalho dele é inútil e ele responde que não acha que o trabalho dele é “especial”, mas que ele gosta daquilo que faz e que tem gosto daquilo que ele faz. Isso me fez pensar que não adianta você trabalhar com algo que não gosta por X motivos, seja por dinheiro ou obrigação. Porém, se você faz aquilo que gosta e faz com prazer, seu trabalho se torna especial. O que vem derivado e o reconhecimento que se recebe por causa do seu esforço, é muito gratificante. Então, trabalhar com aquilo que gostamos e pensar sempre no que você quer, é o mais importante. Lembre-se EU (você, leitor no caso) sempre em primeiro. O que os outros vão achar, é o menos importante de tudo!


  • Conclusão:

JOY pode não ter uma história inovadora, mas sua leitura é agradável e você se sente satisfeito após a conclusão do volume. Como citei acima, JOY pode até trazer algumas pequenas reflexões, e você já pode ter visto em outras obras de maneira mais profunda, mas não tira o mérito de JOY por poder gerar esse tipo de discussão. Por ser um mangá “volume único” isso torna ainda mais fácil de ser adquirido. Então fica aqui a recomendação do melhor mangá BL lançado até agora por aqui no Brasil!

O mangá também não apresenta nada com teor sexual muito grande, o que é ótimo porque combina bem com o clima mais leve e “””inocente””” do mangá. Para falar à verdade, tudo casa muito bem no mangá. O ar mais leve combina com o desenho e com a quadrinização mais simplória dele.

* O título está entre aspas pois em meados de 2019, começou a ser serializado no Japão uma continuação, que posteriormente foi chamada “JOY Second”, também volume único e foi lançado em agosto do mesmo ano.

Capa da continuação.

A história de JOY se encerra nesse volume. JOY Second vai apresentar uma nova história com os mesmos personagens. Então se você gostou de JOY e quer que essa continuação venha para o Brasil, peça para a NewPOP no Cantinho de Sugestões ^^. Peçam mais títulos da autora, que aparentam ser excelentes também!


  • Ficha Técnica:
  • Nome original:  JOY (ジョイ)
  • Nome nacional: JOY
  • Autora: Etsuko
  • Serialização no Japão: Honey Milk
  • Editora japonesa: Kodansha
  • Editora nacional: NewPOP
  • Data de lançamento no Japão: 15/01/2018
  • Data de lançamento nacional: Janeiro: janeiro de 2019
  • Formato: 12,1 × 18,7 cm
  • Miolo: papel offset
  • Preço de capa: R$ 18,00

Uma última mensagem: se você é um leitor que não gosta de BL, é preconceituoso e afins e por algum motivo quer compartilhar de seu preconceito nos comentários eu farei das palavras do Júnior Fonseca (fundador/presidente/dono da editora NewPOP) as minhas: “Se você não gosta de um determinado gênero não leia, a gente não coloca uma arma na sua cabeça e manda você ler um Yuri, um Yaoi…”. Dito isso, boa leitura àqueles que forem adquirir o título!