20240827_1329433872524436528137503
Mil vezes excelente!

A Nagisa Furuya é uma mangaka que está há quase 20 anos publicando BLs (o início da carreira foi nos Doujins) e a sua obra mais “representativa”, colocamos assim, é a série “Kimi wa Natsu no Naka”, aqui lançada como “Sempre é verão com você”. Esse volume aqui é um volume único, mas a obra ganhou uma continuação (não publicada por aqui ainda) chamada “Kimi to Natsu no Naka”, que igualmente nasceu como volume único, mas depois ganhou um volume 2 e recentemente, começou a ter uma nova sequência publicada (um vindouro volume 3).

“Sempre é verão com você” (君は夏のなか) Julho de 2016 e Maio de 2017 na revista gateau, da editora Ichijinsha. A obra foi publicada no Brasil em meados de Março de 2023 e agora, trago a resenha do mangá, como parte da celebração de 5 anos de existência do blog ^^

Versão A da edição de Setembro/2024 da gateau celebrando a retomada de “Kimi to Natsu no Naka”

Sinopse: “Uma história sobre dois jovens do colegial, o verão e um hobby em comum: filmes. Chiharu Saeki e Wataru Todah se tornam amigos por conta de um hobby em comum: o amor pelo cinema. Naturalmente eles foram passando os dias juntos e se divertindo até que, um dia, algo que vai mudar a relação dos dois acaba acontecendo… Em meio ao turbilhão de sentimentos, Chiharu sugere fazer visitas a lugares usados em gravações de um filme que ele gosta e… Gostar de uma pessoa… Não há o que se possa fazer sobre isso. Uma história radiante e amável que mostra a juventude e o que dois garotos do colegial constroem juntos.”


  • História e Desenvolvimento

O Todah e o Chiharu são duas pessoas que se não fosse uma coincidência, provavelmente nunca teriam se encontrado e se tornado amigas. O Todah é um estudante comum do ensino médio, que tem seus amigos e não chama muita atenção, o Chiharu, por outro lado, é o típico garoto popular, cortejado e desejado por várias garotas da escola, além de ser um dos melhores alunos, ou seja, nenhum dos dois tem lá muito em comum a princípio. Fato é que por uma das ocasiões da vida, os dois acabam se cruzando em uma locadora e descobrem por acaso que eles têm um hobby em comum: filmes. A partir daí, nasce uma amizade e posteriormente, algo a mais…

O Todah ouve de uma amiga que o Chiharu parece estar gostando de alguém, pois ele passou a recusar as declarações que as garotas da escola fazem para ele e não o bastante, ele diz que estar gostando de alguém. É em um desses dias que os dois saem para ir ao cinema que o Todah fica curioso a respeito do assunto e pergunta ao Chiharu se ele está gostando de alguém e para a sua surpresa, é por ele quem o Chiharu está apaixonado. É a partir dessa declaração que a história começa de fato.

“Sempre é verão com você” é daquelas obras super simples, dos mais tradicionais BLs de romance escolar e no entanto, vem ano e passa ano, a obra continua sempre com aquele mesmo frescor de quando se lê pela primeira vez. Daqui pouco menos de 2 anos, o mangá completará uma década desde que começou a ser publicado no Japão e a sua excelência permanece viva e quente, como o verão! Acho que a autora consegue dar uma impressão e uma sensação de frescor de uma maneira tão deliciosa, que é sempre um prazer (re)ler o mangá.

Depois daquela declaração, o Todah passa a ter consciência dos sentimentos do amigo e embora na prática as coisas não mudem muito, já que o dia a dia deles continua quase o mesmo, o Todah começa a se questionar a respeito, do porquê de ser ele, dentre todas as pessoas, o que ele quer fazer afinal e mesmo se está tudo bem permanecer da forma que está.

No meio dessas visitações a locais que foram gravações de filmes que eles gostam, esses sentimentos vão surgindo e crescendo até o momento culminante do mangá. Tem um ponto narrativo bem interessante lá no final do volume que eu não me lembrava – já faz uns 2 ou 3 anos desde a minha última releitura do mangá – e que acabou rendendo uma bela surpresa ao fim da história, sendo uma ótima experiência no fim das contas. A obra é muito simples, não é muito profunda em qualquer tipo de questão social ou debate e ela não precisa disso (e nem está se propondo para tal), é ótima do jeitinho que é e no meio de tanto mangá que sai anualmente no Japão, “Sempre é verão com você” permanece vivo e envelhecendo muito bem!

É bom que depois de anos a Nagisa Furuya tenha chego ao Brasil. Além de Sempre é verão com você e da sua continuação (preciso lê-la, inclusive), um outro trabalho da autora que gosto bastante é “Number Call” que do que me lembro, é um trabalho um pouco mais dramático dela.


  • A Autora

Como comentei na introdução do post, a Nagisa Furuya começa a publicar obras com Doujins BLs de “Gintama”, ela passa quase uma década publicando DJs (entre 20006 e 2015, aproximadamente), até fazer sua estreia profissional no final de 2013 na revista gateau (Ichijinsha) justamente com “Number Call“, um volume único. Em 2014, após a conclusão de “Number Call”, ela começa “Gunjou no Subete” em Novembro na gateau e o publica até Agosto de 2015, concluindo em um volume. Entre 2016 e 2017 vem “Sempre é verão com você” na gateau e em Outubro de 2017, ela publica um DJ de “Sempre é verão” intitulado “Kimi wa Natsu no Naka – Akane no Koro“. 2016 também é o ano da estreia de “Hoshi dake ga Shitteru“, outro volume único, porém, dessa vez na revista RuTile, da editora Gentosha. Em 2017 ela também publica “Futari no Lion” na RuTile, ficando em publicação até 2019 e sendo concluído em volume único. Em 2018 ela retorna para a gateau com “Kimi to Natsu no Naka“, dando sequência a “Sempre é verão com você”. Ele foi concluído com 1 volume, mas a autora voltou a publicá-lo em 2021, rendendo um volume 2 em 2022 e agora, a partir de Julho/2024, a autora volta a publicar a série novamente. Os dois trabalhos mais recentes da autora são os volumes únicos “S to N“, publicado na G-Lish (Julian Publishing), e “Long Period“, publicado na revista Canna (Printemps Shuppan) e completo em 2 volumes.


  • Conclusão

Essa foi uma resenha mais curta do que o habitual, mas sério, deem uma chance, é um bom mangá para ler de uma forma mais descontraída, ou após uma leitura mais pesada e que você queira algo mais levinho e tranquilo para relaxar (ou que não precise pensar muito a respeito).

E essa foi mais uma resenha que fiz para o especial de 5 anos de aniversário do blog. Fizemos uma seleção de 31 mangás para serem resenhados ao longo do mês de Agosto de 2024 (um texto por dia), então fiquem de olho nos posts que já saíram, bem como nos demais que ainda serão publicados! Obrigado por lerem ^^

O pôster encartado da edição

  • Ficha Técnica
  • Título original: Kimi wa Natsu no Naka (君は夏のなか)
  • Título nacional: Sempre é verão com você
  • Autoria: Nagisa Furuya
  • Serialização no Japão: gateau
  • Editora japonesa: Ichijinsha
  • Quantidade de volumes: Volume único (possui sequência em andamento com 2 volumes)
  • Formato: 12,8 x 18,2 cm, capa cartonada
  • Quantidade de páginas: 200
  • Papel: Off-set 90g / Página colorida + pôster encartado em papel Couché
  • Preço de capa: R$ 36,90
  • Compre em: Amazon

Deixe um comentário