Em respeito à autora, o volume não será vendido como o último da série

Recentemente, a Comic Natalie noticiou que o 8º volume de “Sexy Tanaka-san”, da Hinako Ashihara, será lançado no Japão em 10 de Outubro, ou seja, daqui cerca de um mês. É dito na matéria que em respeito à autora, este volume não será lançado como sendo o último da série. Além disso, o volume irá incluir o 15º capítulo do mangá + um one-shot chamado “winter fool” que a autora publicou em 2016 na edição de Novembro/2016 da revista flowers (Shogakukan). A capa do 8º tomo ainda não foi divulgada.

Hinako Ashihara foi encontrada morta em 29 de Janeiro de 2024 em um caso com altas suspeitas de suicídio. A autora tinha 50 anos e a época, havia pouco mais de um mês que a adaptação em live-action de “Sexy Tanaka-san” tinha terminado de ser exibida no Japão. Dias antes de ser encontrada morta, no dia 26 de Janeiro, ela escreveu um longo post sobre como ela impôs que a adaptação em live-action da obra fosse fiel ao mangá, o que não aconteceu. Ela comentou que muitas das cenas importantes do núcleo principal foram cortadas ou não foram retratadas direito, sem ter recebido uma razão condizente para essas mudanças. Mais tarde a autora apagou o post e pediu desculpas, dizendo que sua intenção não era atacar ninguém[1,2].

Pouco tempo depois, a Shogakukan decidiu que não iria comentar sobre a morte da Hinako Ashihara fora da empresa3, o que não pegou bem e repercutiu muito negativamente, seja com o público em geral, como também entre outras mangakas (no Twitter, muitas das autoras que acompanhamos estavam compartilhando a matéria do Yahoo sobre este assunto com um tom indignado). No dia seguinte, depois da repercussão negativa, os editores da empresa publicaram um comunicado no site da Petit Comic4 (revista onde o mangá era publicado) em que dizem5:

“Comentam que é preciso reforçar a questão dos direitos morais sobre as obras que publicam para que não se percam entre a autoria e os direitos de propriedade intelectual. Dessa forma os autores estariam mais protegidos em situações como a vivida por Hinako Ashihara. Eles entendem que há dúvidas quanto ao envolvimento de Shogakukan na mesa de negociações do drama ‘Sexy Tanka-san’ e garantem que os desejos do autor foram transmitidos à equipe de produção. Comentam que tudo foi revisado ao milímetro por eles e pelo autor. Terminam pedindo desculpas por demorarem tanto para falar e garantem que continuarão trabalhando para que seus autores possam criar obras da forma mais tranquila possível.”

Via Pro Shôjo Spain


Para a divulgação sobre o 8º volume do mangá, a Shogakukan escreveu a seguinte mensagem (traduzido via Google):

Gostaríamos de expressar nossas condolências a Hinako Ashihara, nosso respeito pela história que deveria continuar e nossa gratidão a todos que amaram este trabalho até agora.


Hinako Ashihara começou sua carreira em 1994 na revista Bessatsu Shoujo Comics (atualmente é chamada de Betsucomi), da editora Shogakukan, com a história “Sono Hanashi Okotowari Shimasu” e a partir daí, começou a publicar séries e frequentemente na Shogakukan. Em 2003, na Betsucomi, ela estreia “Sunadokei“, provavelmente seu trabalho mais famoso no Ocidente e seu único mangá lançado no Brasil. A obra chegou aqui pela Panini entre os anos de 2008 e 2010 com o título “sunadokei – O relógio de areia“. No Japão, o mangá foi publicado até meados de 2006, sendo concluído em 10 volumes. Nos anos seguintes, outras obras de destaque são “Piece“, publicado entre 2008 e 2013 na Betsucomi; “Bread & Butter“, publicado entre 2013 e 2020 na Cocohana (Shueisha) e completo em 10 volumes; e por fim, “Sexy Tanaka-san“, que começou em 2018 na revista Petit Comic (Shogakukan).

Via BBM

Fontes:

  1. Anime News Network
  2. Oricon News
  3. Yahoo! Japan
  4. Petit Comic
  5. Pro Shôjo Spain
  6. Comic Natalie

Deixe um comentário