img_20251106_101456_1337320835978046890968
Mangá terá 4 volumes no total...

Em suas redes sociais, a Rui Aomi anunciou que “Yamada no Gakkyuu Nisshi” (山田の学級日誌) terminará no próximo capítulo, a ser publicado na edição 24/2024 da Hana to Yume, a ser lançada em 20 de Novembro no Japão.

“Yamada no Gakkyuu Nisshi” começou a ser publicado em 5 de Agosto de 2024, no volume 17/2024 da Hana to Yume. A época, noticiamos no blog o início da publicação do mangá no Japão – que também marcou o início da nossa série de textos de notícias curtas que focavam em apresentar novos mangás e as carreiras das mangakas que eram responsáveis pelas obras. O mangá inicialmente seria encerrado com 2 volumes apenas, mas devido a movimentação do público, a autora recebeu a oportunidade continuar; posteriormente, seria encerrado no volume #3, mas novamente com o apoio do público, pôde continuar, até que agora, o mangá virá a ser encerrado e será completo em 4 volumes.

Nas redes sociais, a Rui Aomi – que com a obra, publicou sua primeira série com mais de um volume – agradeceu o apoio ao longo desse tempo e pede para que aproveitem a obra até o seu fim.

A Rui Aomi é uma autora muito nova, seu primeiro trabalho foi publicado ao longo de 2023 na revista Hana to Yume e foi compilado em um volume único. Esse 1º mangá é intitulado “Hanadoki wo Kakeru”.


Um pequeno à parte: acho muito triste que séries interessantes sejam interrompidas tão logo, por “não terem bom desempenho” com apenas um volume (ou dois) lançados, sequer dando tempo para que o público encontre essas obras, as conheçam e se afeiçoem a elas. Eu entendo que vendas são importante, mas penso (opinião minha) que séries com maiores vendas são um caminho para viabilizar as com apelo menor, principalmente no caso de mangakas muito jovens, como o caso da Rui.

Na LaLa (Hakusensha), outra série corre risco de ser cancelada: “Kurahime to Koikarasu“, da Akira Oosora. O mangá acabou de ter seu 2º volume lançado no Japão e pode já ser encerrado no 3º se o volume #2 não tiver um bom desempenho nas próximas duas semanas. A Akida Oosora tem pouco mais de 5 anos de carreira, mas igualmente, é uma autora jovem, com trabalhos menores. “Kurahime” tem uma proposta excelente (fantasia com toques de ação) e é triste ver esse comportamento deveras predatório, que não permite que as autoras desenvolvam plenamente suas histórias.