"Necessário" ou puramente fanservice...?

“Necessário” ou puramente fanservice…?

Eu quis escrever sobre esse tema em específico, pois eu já participei de duas discussões sobre esse assunto (confesso que não foram discussões “saudáveis”…), esse tópico é um certo tabu (?) dentro do mangá de Citrus, mas antes de tudo, vamos à uma pequena introdução à esse universo de Citrus.


Sinopse oficial: “A mãe de Yuzu voltou a se casar e isso trouxe muitas mudanças na vida da garota: uma nova cidade, um novo lar, uma nova escola. Para ela, nada foi de acordo com o que esperava, já que agora tem aula em um instituto feminino super restrito e conservador. Assim pois, em lugar de seu sonhado doce romance escolar, deve suportar a constante importunação da presidente do conselho estudantil, Mei, que também passa a ser sua nova meia-irmã. Mas o tempo vai mostrar que entre o ódio e o amor não há tanta distância.


Para aqueles que não conhecem, acredito eu, que deu para perceber pela sinopse que se trata de um mangá Yuri (relacionamento amoroso entre mulheres), Citrus é um dos, se não o mais popular do gênero atualmente, foi concluído no ano passado (2018) e está recebendo uma continuação (até o presente momento) intitulada Citrus Plus (ou Citrus + se preferir).

Adianto aqui que teremos alguns spoilers ao equivalente dos 4 primeiros volumes do mangá, visto que eu só vi o anime (não recomendo) e dei uma olhada nos capítulos que foram adaptados no anime e estou acompanhando a publicação da edição nacional, no demais só sei de algumas poucas coisas que se passam mais à frente no mangá. Dito isso, agora dá para adentrar no assunto.

Sexo em Citrus, muitas (muitas mesmo) pessoas do fandom de Citrus é sedenta para ver uma cena de sexo nesse mangá. A questão é, essa cena é relevante para a trama? Ela vai impactar de alguma forma nos rumos que o mangá irá tomar? Em minha opinião, NÃO!

Explico, quando começamos o mangá somos apresentados à Yuzu, nossa protagonista que passa por alguns problemas com a Mei, ao se transferir para sua nova escola. Após alguns acontecimentos, que para esse assunto não é relevante, ela vê a Mei sendo beijada (à força) pelo seu professor, a Yuzu vê tudo aquilo e fica chocada, ela foge dali.

Após toda essa e outras confusões, Yuzu retorna para casa e lá acaba descobrindo que Mei agora é sua irmã mais nova. A princípio a Yuzu e a Mei não se dão bem, isso é bem evidente no decorrer do primeiro volume, ao fim do primeiro capítulo a Yuzu tenta provocar a Mei dizendo que era errado beijar o professor.

Yuzu Yuzu…

A Mei em “resposta” à tudo isso, agarra a Yuzu e força um beijo nela…

Depois disso, a Yuzu vê uma expressão de dor na Mei, ela não entende isso e é justamente isso que desencadeia a maior parte dos eventos seguintes, esse é o ponto inicial que marca o começo da movimentação dessa história.

Durante 4 volumes, Citrus mostra 1 coisa (dentre outras), elas não conversão, a falta de diálogo entre elas é imensa, por isso elas não se acertam e, se nós pegarmos um pouquinho do que a Mei já passou, e que é mostrado durante esses 4 volumes iniciais, da para entender, talvez, o porquê de não se ter sexo em Citrus. A Mei cresceu sem o pai dela, pois ele viajava constantemente, então ela viveu com o avô dela a vida toda, esse vô é muito rígido com ela e com tudo o que ela faz e como ela se comporta diante dos outros, a Mei tem uma carência extrema, ela não aprendeu a se expressar direito, isso fica evidente no volume 3 do mangá, então como ela não sabe como se expressar devidamente ela tenta demostrar o que ela sente “atacando” a Yuzu. Um outro fator é o professor que aparece no primeiro volume, ele força um beijo na Mei? Mas será que foi só um beijo, o beijo foi tudo que nós vimos, não se tem garantia de que ele “só” forçou beijos, nós não sabemos ao certo o que aquele professor fez com a Mei, e se ela desenvolveu algum trauma relacionado à isso? Pode ver alguém dizendo: “ah, mas ela agarra a Mei direto”. Vamos falar a verdade, nenhuma das duas sabe ao certo o que fazer, a Mei faz o que faz porque acha que aquilo é o que ela consegue fazer e o que ela acredita que a Yuzu quer , é errado? Com toda a certeza, mas é aquilo que ela consegue fazer no momento, talvez até pela influência do professor sobre ela… A Yuzu também não sabe o que está fazendo, quando chega num momento que ela não “aguenta mais” e a Mei que é agarrada, dessa vez, quem chora é a Yuzu. Elas só começam a conversar mesmo após os acontecimentos do volume 4, é ali que elas param, sentam e conversam, após tudo que acontece ali, que a relação delas evolui.

Para um dar uma profundidade maior do que eu dei aqui, recomendo ouvirem este podcast, ele é muito completo e destrincha de forma excelente os 4 volumes iniciais de Citrus.

Outro fator: não querer. Simples assim, não é porque elas tem hormônios (odeio quando usam hormônios como argumento) que elas vão ser sedentas por sexo. Sexo é uma coisa delicada e especial, e é tratado como especial, se elas não sentiram vontade ou se elas acreditam que ainda não chegou a hora para isso, por que elas iriam fazer?

Pra completar minha argumentação (que já está muito longa), a Saburouta pode não querer, se ela não vê necessidade de colocar essa cena no roteiro, então para quê ter? Alguma coisa irá mudar de forma drástica? Ou será relevante de alguma forma para a história de Citrus? Não, então não tem a menor necessidade de ter uma cena de sexo.

E sinceramente, se Citrus tiver uma cena de sexo eu, digo novamente EU, prefiro 1.000 vezes que seja uma cena não explícita, afinal não tem necessidade alguma de mostrar. Deixar o ato de uma maneira mais discreta, torna a cena ainda mais especial (ao meu ver), já que é para ela ser especial, é a primeira vez das duas, é para ser especial para elas, além de não deixar a cena com cara de que foi só pelo fanservice. A cena ficaria fofa, deixaria claro o que aconteceu ali, mas tudo de forma implícita!

Essa foi minha argumentação e meu ponto de vista sobre isso, ficou longo e eu espero não ter me perdido durante o texto, espero ter ficado bom e claro o que eu quis dizer!

Se por algum acaso você leu esse texto e não conhece Citrus, ou ainda não acompanha nosso mercado Nacional de mangás, a Editora NewPOP está publicando o mangá de forma bimestral, no mês de agosto (2019) será publicado o volume 3 do mangá, se puder, compre a edição nacional, são R$ 18,00 por volume, porque além de você ajudar a editora e a autora, você colabora para a vinda de mais mangás do gênero Yuri para o Brasil!

Citrus foi publicado de 12 de novembro de 2012 à 18 de agosto de 2018, nas páginas da Comic Yuri Hime, da editora Ichijinsha, sendo concluído num total de 10 volumes.

3 thoughts on “Sexo em Citrus: necessário ou não!?

  1. Bom, você abordou pontos interessante e digo que uma das suas argumentações, a que explicava a Mei, acabou também me ajudando a entender mais a personagem, visto que eu tinha uma grande antipatia por ela, me levando a cogitar até reler a obra e quem sabe comprá-la. Concordo bastante no que você defendeu sobre contribuir ou não para história e se as personagens querem. A questão do sexo em mangás é sempre complicada, essa parte é sempre vista como uma forma de consumação do amor entre duas pessoas, então é natural que as pessoas que acompanhe um determinado casal por tanto tempo queira ver algo do tipo. Embora, na vida real não seja desse jeito, tais acontecimentos, na visão de muitos leitores, dá uma sensação de eternização e consolidação do relacionamento . Entretanto, a problema recai na forma como é executado tais cenas, independente do tipo de relação (hetero ou homo), mostrar esse momento tão íntimo e especial chega ser até uma falta de decoro com os personagens. Enfim, foi um texto interessante.

  2. Parabéns vc foi sensato/sensata,acho q não é necessário nd explícito,querem algo desse tipo vão ler Lilith,apenas acho q a autora deve aprofundar o relacionamento delas agora,já q há diálogo e estão se entendendo muito bem,resolvendo os problemas juntas,tbm acho q é necessário q as pessoas parem de cobrar uma cena de sexo,já q a autora pode n querer colocar

Deixe um comentário