Um herói extremamente cauteloso que não se cuidou na sua própria adaptação animada.

Um herói extremamente cauteloso que não se cuidou na sua própria adaptação animada.

SINOPSE: Ristarte precisa invocar seu representante para proteger a Terra de uma invasão demoníaca. Como ela não pode interferir diretamente nos assuntos terrestres, ela invoca um herói com as melhores skills possíveis, para ajudá-la na sua missão. Só que ela não leu as letras miúdas do contrato, começando seus problemas sem nem antes começar a salvar a Terra desse perigo.

Olha… Teve alguns momentos divertidos sim

Sei que cada um tem um senso de humor diferente, e que certas piadas vão ser engraçadíssimas para uns e tediosas para outros. No caso de Shinchou Yuusha, posso dizer que o anime tem seu teor cômico irregular. Vou exemplificar minha colocação. Teve episódios tão engraçados, que me faziam soltar algumas gargalhadas francas. As caretas da deusa protagonista (Ristarte) brilhavam, e faziam funcionar toda a comédia empregada no anime. Dou todo o crédito para a parte técnica/animadores que realizaram um baita trabalho em exagerar as expressões da deusa maluca pelo amor do protagonista. Muitas das punchlines eram óbvias, só que ficavam engraçadas nos exageros das ações e nos absurdos das situações que a party principal se envolvia, principalmente, sendo originados pela precaução extravagante do grandioso herói invocado naquele mundo (Seiya). Se fosse para sintetizar, as piadas funcionavam mais pelas “atuações” do que pelo roteiro em si.

Só que aí que começa um problema recorrente do anime, que é sua inconstância narrativa. Nem falo da troca de gêneros e do clima que o anime Shinchou teve durante toda a sua temporada, pois me incomodou muito pouco esse detalhe e até apreciava a mudança de ares (muitas pessoas reclamaram da troca de comédia para o drama, para momentos “dark”, para thriller, voltava para comédia de novo, e assim por diante) que a obra apresentava. Me parecia mais um respiro e aprofundamento do mundo que os rodeava do que um defeito aparente. Só que quando eu falo da inconstância narrativa, são dois pontos que quero focar: Primeiro seria a forma como contaram a história.

Não que a trama seja complicada ou de difícil compreensão com grandes reviravoltas ou desenvolvimentos complexos de personagens. É mais na parte de organização e composição do anime. Diversos eventos/acontecimentos surgiam repentinamente e tinham grandes buracos de continuidades gritantes. Vários momentos quando eu começava a assistir alguns episódios, retornava ao anterior para ver/confirmar se não tinha pulado algum, porque não aparentava que tinha visto o anterior. E nem é somente de um capítulo para o outro, tendo essa situação no mesmo episódio diversas vezes. Eles estão enfrentando algum perigo ou missão, e começa uma outra missão ou enfrentam um outro inimigo (não apresentado anteriormente) no frame seguinte. Nem uma conclusão do que estava acontecendo antes temos, passando a impressão de inacabado em cada fechamento de arco. Tanto vezes que acontecia essa parada, que chegou um momento que passei a ignorar a história e só passei a apreciar a comédia. Não estava entendendo direito as motivações dos personagens e o porquê deles estarem fazendo tal coisa, que me desestimulou a tentar compreender e ter empatia com as situações que todos os personagens estavam envolvidos (também estou considerando o plot twist do final do anime).

Agora no segundo ponto dessa inconstância foi a comédia. “Ué, mas no começo você disse que gostou da comédia?”. Disse, mas não foram todas as piadas que funcionaram comigo. Não sei se a culpa foi dos diretores de episódios diferentes, mas era visível que o timing cômico mudava de um episódio para o outro. Tirando os dois episódios finais que tiveram uma mudança de ares, toda a temporada tinha uma alternância alta na comédia empregada. Muitas das situações engraçadas eram todas cagadas pela edição bizarra e do ritmo distinto que tinha nos capítulos anteriores. Parecia que tinham diferentes equipes de produção, que não conversavam ou entravam em consenso da abordagem que deveria ter cada cena de Shinchou. Não sei se foi cronograma rushado (porque durante sua exibição, tiveram episódios adiados), ou outros problemas durante sua execução, no entanto o anime sofreu muito com a situação.

Até que seguraram as pontas para não descarrilhar

Apesar dos problemas de duas ocasiões que Shinchou teve dois episódios atrasados em uma semana, foi inacreditável a animação não sofrer com inconsistência ou variabilidade nos characters designs. O anime já tinha uma animação mais cartunesca, o que facilitou o trabalho, pois poderiam usar a deformidade como forma de escada para as cenas cômicas. Agora nos outros quesitos, direção, fotografia, trilha sonora (tirando a OP que é fantástica) e roteiro, nada que mereça algum elogio ou destaque para um comentário mais elaborado. Vou simplificar dizendo que tudo é bem operante e simples. Não fazem cagadas, mas os acertos têm pouco brilho. O famoso ‘jogaram no seguro’ para não errar no anime.

Mais alguns comentários

A dupla de crianças da party principal são MEGA inúteis. Entendo que a função deles serem asseclas do herói e escadas para as piadas envolvendo o protagonista, mas chegou em um ponto que se eles tivessem lá ou não, pouco importava e não fazia diferença alguma as presenças deles. Eles têm um arco com os repteis lá, porém tudo é muito esquecível. E depois disso, nem para personagens de suporte, eles serviram mais.

A deusa Ristarte tranquilamente é a minha personagem preferida. As expressões e suas reações eram as melhores coisas de todo o anime. Literalmente, ela levou o anime nas costas, muito pela sua simpatia e química com o protagonista. Agora o nosso herói, não fede e nem cheira. Diria que ele é mais uma ferramenta de roteiro para a trama andar do que um personagem propriamente dito. Difícil definir sua real personalidade até chegar perto do final. E como não tive nenhuma ligação emocional com o herói, todo seu drama mostrado, não teve impacto algum comigo.

E falando no último arco, todo esse twist no final foi forçado para um caralho sobre o passado do protagonista. Além de não ficar evidente todo o fato “escondido”, tudo é gratuito e expositivo ao extremo. Como eu disse anteriormente, o problema não foi a mudança em si e sim como foi feito. Foi abrupto e para se emocionar com a situação, precisava de mais tempo para o desenvolvimento e chegar nesse clímax. Aparentava que não tinham notado que faltava 2 episódios e fizeram tudo na corrida para conseguirem terminar a temporada e entregar o produto de qualquer maneira.

Conclusão

Fico em uma dúvida se recomendo ou não o anime. Sabe ao “nem fede e nem cheira”? O que basicamente é o anime. Recomendaria para as pessoas que curtem mais comédia física, com exageros, só que não precisa ser uma prioridade para assistir. Coloque o anime na lista do Plan to Watch e veja os outros animes que você ache importante. Sobrando tempo, assista Shinchou no Yuusha.

Deixe um comentário