Terceira live, pela terceira semana consecutiva e, como de praxe, muitas informações.

Terceira live pela terceira semana consecutiva e como de praxe, muitas informações.

Nesta noite de quinta-feira, a editora NewPOP fez mais uma live realizada em seu canal de YouTube. Na live, além de anúncios (foram três ao todo), a editora falou sobre novidades de algumas séries já publicadas, deu mais detalhes de outras que foram recentemente anunciadas, dentre outras novidades. Essa é a terceira live feita pela terceira semana consecutiva. Para ler o resumo da live da semana passada, clique aqui. Para ler o resumo da semana retrasada, clique aqui. Agora, vamos ao resumão dessa live ^^.


Alguns recados:

A editora está aproveitando o momento atual para vir com títulos que já teriam uma tiragem um pouco menor para nós consumidores. Conseguirmos ver como ficará as coisas e claro, a editora precisa desse tempo para eles verem como as coisas vão caminhar. O Júnior disse que nesse período de pandemia, a editora perdeu cerca de 70% do volume de vendas. Segundo ele, a editora trabalha com cerca de 200/300 lojas especializadas e nesse curto período, a editora só recebeu pedidos de algumas poucas dezenas de lojas.

O que a editora planeja fazer para alguns títulos que estão anunciados e que serão os próximos lançamentos da editora, é fazer uma pré-venda dos volumes só que com uma data de lançamento mais distante. Assim, a editora tentará conseguir fazer com que o alcance da série seja maior. O Júnior mencionou a “Terra das Gemas” (Houseki no Kuni) e “The King of Fighters”. Também deve acabar incluindo outras obras, que não foram citadas.

Novamente o Júnior voltou a falar sobre os e-books. A editora está estudando começar a utilizar esse formato. Pode até ser um caminho da editora começar a publicar algumas séries primeiramente no formato digital, para se ter “um gosto” da edição/de como é a obra e, posteriormente, publicarem uma versão impressa. Entretanto, a editora ainda está analisando, pois eles não querem lançar nada com qualidade duvidosa. O Júnior ainda lembrou que apesar de tudo, a editora ainda é pequena, então todo cuidado é pouco.

A editora re-re-re-relembrou das duas grandes redes de livrarias que devem juntas mais de 200 mil reais e que foi um grande golpe para a editora. A NewPop pediu todos os volumes que estão de posse de uma dessas livrarias, a Saraiva. A editora comentou que há volumes até esgotados na editora, mas que estão de posse dessa livraria. Agora é esperar para ver quanto tempo irá demorar para esses volumes serem devidamente devolvidos.

Foi comentado que a editora conseguiu adquirir a compra de toneladas de papel, sendo estes os que a editora usa principalmente nas suas séries, o Off-Set de alta alvura, Pólem, Lux Cream, dentre outros. O Júnior fez a compra desses papeis em janeiro, pouco antes da pandemia estourar de fato e o dólar decolar. Consequentemente, o preço do papel subiu, coisa que a editora conseguiu evitar por hora. Ele ainda disse que a editora fez uma compra de diversas séries também em janeiro. Por isso, apoiem a editora da forma que for possível :).

A editora está precisando de tradutores. Estão com uma boa demanda e a NewPOP quer você!!! Se você é fluente em alguma língua e domine o português (porque tem o trabalho de adaptação) e claro, que tenha compromisso para entregar as traduções dentro de prazos, então entre em contato com a NewPOP. Algumas línguas citadas foram: coreano, chinês, alemão, polonês, russo e outros.

Sobre o site da editora, eles terminaram de instalar o novo site, mas eles perderam todos os dados cadastrados das séries deles. Então a editora tem que catalogar tudo de novo, mas segundo o Júnior, o site deve voltar ao ar na semana que vem (amém!). Uma curiosidade: a Anime Hunter daqui uns 10 dias terá uma loja online também :).


“Re: Zero”, “GTO” e “Citrus”:

A editora começou a live falando de algumas de suas séries mais populares e rentáveis. No caso dessas séries, elas possuem uma excelente saída e a editora já possui um número de impressão definido, junto com o preço de capa. O exemplo dado pelo Júnior foi o seguinte: supondo que Citrus/GTO/Re:zero tenham uma tiragem de 100 mil cópias (atenção: esses números são surreais, ok?). Em tempos normais, por assim dizer, a editora venderia por volta de 50% desses exemplares. Só que com essa pandemia, não tem como dar vasão a essa tiragem como a maior parte das lojas especializadas está fechada. A editora só tem como vender para alguns poucos lojistas que tem sites de vendas, logo, a curto e médio prazo, os volumes não vão se pagar. Se a editora fosse continuar com as séries lucrativas assim, a NewPOP teria que diminuir a tiragem, consequentemente, o preço de capa terá que subir para a série se manter lucrativa. Por isso, a editora está priorizando séries mais curtas e/ou que tenham um ótimo desempenho de vendas nos canais que estão disponíveis agora, no caso, a Amazon e a loja da NewPOP principalmente, como é o caso de “Happiness” que na Amazon, está sempre nas primeiras posições dos rankings de vendas da loja. Citrus e GTO por exemplo, não são assim. A saída desses títulos se dá por outros meios que no momento estão fechado e a editora está segurando esses títulos.

“GTO” tem até o volume 18 traduzido e a editora começou a trabalhar nas edições também. O que dá para adiantar no momento, eles estão adiantando. A editora quer terminar a série para abrir espaço para outra série mais longa, finalizando a série. Depois irão analisar o resultado e verem a retrospectiva para ver quais outros títulos podem ser publicados que o Júnior tem interesse. Apesar de GTO já estar parado há mais tempo, bem antes do começo da pandemia, vale lembrar que a montagem dos volumes é um processo longo e demorado. O envio dos materiais é feito totalmente digitalizado. Tem que aprovar página por página, a tradução e principalmente, a diagramação de cada volume é um processo muito demorado, devido a quantidade de falas, balões pequenos, dentre outros. Dá para se ter uma ideia do trabalho só ao olhar a capa do volume 10 (abaixo).

“Re: Zero” está com a tradução feita até o volume 17. A editora está bem adiantada nessa questão. “Citrus” faltam apenas 5 volumes para publicar, mas o mangá tem uma saída muito boa em outros pontos de venda. A NewPop quer segurar um pouco mais esses volumes, mas quando a série retornar, ela até pode voltar em periodicidade mensal, podendo até ter mais de um volume sendo lançado ao mês justamente para finalizar logo e liberar espaço para outros títulos.


Given:

“Given” está começando agora, mas a editora já fez um planejamento traçado nos canais de vendas principais que vão trabalhar, que no caso é a loja da oficial da NewPop. A editora trouxe uma pré-venda e uma assinatura mais diferenciada que traz o principal foco de vendas para a loja. Logo, não terão surpresas nos custos de capa e outro detalhes durante a publicação, visto que, já terão uma noção real de como os demais pontos de vendas vão absorver esses volumes. O Júnior ainda disse que o primeiro volume do mangá deve entrar em pré-venda na Amazon nessa semana.

A editora também mostrou a capa nacional do primeiro volume de “Given” e é a que vocês vêem abaixo. O Júnior disse que o mangá não bateu a meta de assinaturas que ele esperava, mas que acredita que ainda vai bater e reforçou que as assinaturas são limitadas. Além disso, o primeiro volume do mangá deve entrar em pré-venda na Amazon na semana que vem. A editora está negociando com o site para ver se eles oferecerão algum desconto, mas já adiantou que não será um desconto tão alto quanto o da loja da editora.

Vou aproveitar o momento para dar uma opinião. Eu vi diversas pessoas pedindo “Junjou Romantica”, “Sekaiichi Hatsukoi”, mas principalmente pedindo por “Ten Count”. Não há problema algum pedir obras, mas haviam muitas pessoas achando que Ten Count seria anunciado ontem, quando a NewPOP sequer publicou Given. Gente, não é assim que a banda toca. Given vai ser bem como um teste de mercado. A Ana (que trabalha na NewPOP S2) teve que fazer um esforço enorme para conseguir convencer o Júnior de que Given era popular e saibam de uma coisa: se Given flopar meus amores, podem dar adeus para séries BLs no Brasil por MUITO tempo. Sem brincadeira, podem dar tchau. Então TRATEM DE COMPRAR GIVEN!!! E aposto que muitos dos que estavam pedindo por Ten Count, sequer irão comprar o mangá. Muitos vivem com os pais e do dinheiro deles e as capas de Ten Count não são nada “bonitinhas” ou discretas. Quero ver só se viesse, quantos iriam comprar. Logo meus amores, se querem ter uma chance mínima de ter Ten Count sendo publicado aqui, eu sugiro que comprem Given. Agradecido ^^.


Reimpressões e o novo “NewPOP Club”:

Todos os volumes esgotados de “No Game No Life” e “Re: Zero” serão reimpressos! Esses volumes já estão na gráfica e devem voltar a ficar disponíveis novamente entre o final desse mês e o comecinho do mês de maio. “Fate/Zero” e “NO.6” também devem ter seus volumes reimpressos, porém em ambos os casos, não se tem um procura muito grande. As reimpressões são viabilizadas de acordo com a demanda e no caso, essas obras ainda não atingiram um ponto que valha os custos de uma reimpressão. No caso de Fate, a editora até mencionou que disponibilizou os volumes na sua loja novamente, pois uma empresa havia devolvido algumas unidades dos seus volumes e não venderam tão rápido quanto a editora imaginou que venderia. Então essas reimpressões não devem ocorrer por hora, mas elas serão feitas. E lembrando que a NewPOP é uma editora pequena, então eles não conseguem fazer reimpressões de todas as séries e de todas ao mesmo tempo, mas os volumes são repostos. Eles pede para não comprarem volumes a preços exorbitantes, muito acima do valor de capa.

Um dos assuntos abordados pelo Júnior foi uma nova faceta para o “NewPOP Club” (entre aspas porque esse não será o nome desse novo projeto). Segundo ele, um amigo de uma empresa que não pode revelar o nome, deu uma dica de uma nova forma de assinatura, diferente do NewPOP Club que foi no Catarse e que será algo diferente, feito com valores simbólicos de 10 ou 15 reais. Esse dinheiro será usado exclusivamente para os custos de reimpressão dos volumes esgotados da NewPOP. O diferencial é que a editora disponibilizará uma lista de possibilidades de séries/volumes e nós que estamos bancando o projeto, que escolheremos as séries/volumes que serão reimpressos. O(s) mais pedido(s) é o que será(ão) reimpresso(s). A editora dará mais detalhes sobre o projeto em breve.

Checklist de Abril:

A editora recentemente liberou o checklist do mês de abril. Ao todo teremos 4 obras, sendo três mangás e uma light novel:

  • Cutie Honey volume único;
  • Happiness volume 9 (9 de 10);
  • No Café Kichijouji volume 3 (3 de 4);
  • Toradora volume 7 (7 de 10).

Para o mês de maio, se tudo der certo, lembrando que as gráficas estão trabalhando de maneira mais limitada, devemos ter o volume 1 de “Given”, o volume 4 de “No Café Kichijouji” (FINAL), o volume 10 de “Happiness” (FINAL) e o volume 8 de “Toradora!”. O volume 5 da adaptação do mangá de Shakugan no Shana deve ser lançado em maio também. Vamos ver se a editora confirma mais algum título para o mês, ou até retira algum desses volumes citados por atrasos. Nunca se sabe -\_ ° ° _/-.


Relançamento de “A Voz do Silêncio” e “Solo Leveling”:

Anunciados recentemente, ambas as obras devem entrar em pré-venda em breve. Segundo o Júnior, a nova edição de “A Voz do Silêncio” deve ficar muito semelhante ao Kanzenban de “Monster” da editora Panini. O papel que deve ser usado na edição é o couchê. A editora ainda está fazendo testes para saber se irá usar o fosco ou o brilho (eu particularmente gosto mais do brilho), mas o Júnior disse que em ambos, o mangá ficará lindo :). A pré-venda e a assinatura da obra começará em maio.

Enquanto “Solo Leveling”, ele está em processo de tradução do original coreano. A obra tem dois volumes publicados na Coréia e a pré-venda do manhwa irá começar no primeiro dia de maio na loja da editora. Nessa pré-venda teremos a venda dos volumes 1 e 2 de forma individual e como um pack (não é uma assinatura) com os 2 volumes. Esse pack virá com algum brinde que não foi especificado e terá frete grátis. O Júnior disse que não teremos uma assinatura porque eles não sabem uma “periodicidade” para o lançamento dos encadernados. Nem se sabe quando sairá o terceiro volume. Ainda vão conversar com a editora coreana para ver essa questão. A NewPOP irá publicar esses dois volumes mais rapidamente. Assim, já encostaremos na publicação coreana

A editora disse que os preços de ambas as séries não serão nada exorbitante. Serão justos e que irão caber nos bolsos de quem irá comprar com um material de qualidade na edição. Reforçaram que a editora nunca coloca preços absurdos e sim condizentes com a qualidade do produto.


Lives diferenciadas, “Indica aí” e o “NewPOPCast”:

A editora está pensando de periodicamente fazer algumas lives mais diferenciadas. Um exemplo que ele deu foi de fazer uma live falando de como é o processo de licenciamento das obras das editoras, outras lives mais descontraídas falando de assuntos diversos respondendo curiosidades sobre a editora, sobre os gostos dos membros da equipe da NewPOP, dentre outros temas. A editora começou uma enquete no Twitter à respeito disso:

Vale dizer que nem todas as lives da editora terão anúncios! Afinal, não tem como a editora publicar tudo, então algumas das lives da editora só terão informações.

O “Indica aí” é um projeto da editora em seu canal de Youtube em que a editora convidou pessoas da mídia especializada, influenciadores, ou até mesmo alguns leitores para indicarem algum título que gostam da editora NewPOP e dizendo o porquê. Toda terça e sexta-feira terá um vídeo novo. É uma medida interessante de panfletar as obras da NewPOP nesse momento difícil.

E na semana que vem, teremos a estreia do NewPOPCast, um “podcast” em que teremos normalmente o Júnior comentando algum assunto específico apenas em áudio, facilitando a vida do Júnior já que ele pode gravar esses áudios enquanto faz outra coisa. Outros membros da equipe como o Thiago Nojiri, podem acabar participando nos podcasts também.


Anúncios:

Nesta live, a editora realizou três anúncios que foram dois mangás de volumes únicos e uma novel. Antes de falar quais foram esses anúncios, na semana que vem teremos mais uma live. Não foi confirmado se teremos ou não algum anúncio.

A primeira obra anunciada foi um mangá hentai que tem o nome de “Mulheres e seus Segredos” (leia mais aqui). O segundo mangá anunciado foi “A BESTA” (leia mais sobre o mangá aqui). E por fim, a novel de “Solo Leveling” (leia mais aqui).

Ainda faremos um post falando onde essas obras já foram publicadas pelo mundo e aproveitaremos para dar nossas opiniões sobre os anúncios ^^. Se tudo der certo sai amanhã de tarde/noite.


É bom ver que as lives estão melhorando. Mudar para o canal de YouTube foi um ótimo acerto. Mas Júnior, PELO AMOR DE MADOKA, DESCANSA!!! Dava para ver que ele estava com sono e ainda com fome (segundo ele mesmo). Se cuida moço! Não vai desmaiar no meio da live… Enfim, quem quiser um resumo mais cômico da live, nosso redator @rubnesio fez uma thread simples, voltado ao humor lá no Twitter do LD :). Depois vão checar e aproveitar para nos seguir nas redes sociais também.

5 thoughts on “Resumo da live da editora NewPOP (16/04/2020)

  1. “… de Given flopar meus amores, podem dar adeus para séries BLs no Brasil por MUITO tempo. Sem brincadeira, podem dar tchau. Então TRATEM DE COMPRAR GIVEN!!!…” Hahahah otimo ! admito que fiquei entimada !
    Comentasse ali de pedidos por Junjou Romântica (💕), soube que a Panini no México tem lançado alguns volumes, então será que uma probabilidade de um lançamento no Brasil, seria pela Panini ? O que acha ?

    1. Que bom que funcionou hahahah.

      Sendo sincero: não! Não é só a Panini México que publica BL, a Panini Itália e tenho quase certeza que outras Paninis publicam tanto BL, como GL, o problema é que a Panini daqui não tem interesse no gênero. E Junjou já é um mangá datado, o povo é que não superou, seria muito, mas MUITO arriscado anunciar esse mangá, porque o desenho é péssimo, a narrativa pior ainda, somado aos mais de 20 volumes publicados no Japão, arriscado demais. MAS, eu vejo um pequeno fio de possibilidade da Panini anunciar um BL, e eu me refiro a “Dakaretai Otoko”, a Panini Itália anunciou o mangá ano passado, o título tem poucos volumes lançados (são 6 ou 7 publicados atualmente) e a nossa Panini vem anunciando diversos títulos que a sua matriz (Itália) publica. Mas é um pequeno foi mesmo, eu brinco que para a Panini publicar um BL, uma estrela tem que apagar e virar um buraco negro hahaha. E uma última coisa, uma Panini publicar mangá x, não significa necessariamente que outra Panini irá publicar aquele mangá em outro país, por exemplo, quem publicou “Citrus” na Itália foi a Panini, mas quem está publicando aqui é a NewPOP, “The Ancient Magus Bride” é publicado no México pela Panini, aqui o mangá veio pela Devir.

Deixe um comentário