Arte, O MUNDO É SEU!!!

Arte, O MUNDO É SEU!!!

Segundo episódio de “ARTE” e eu estou muito feliz por ter apostado nesse ano não só como hype da temporada, mas também para comentar semanalmente aqui no blog. Eu adorei demais esse segundo episódio e acredito muito que o anime seguirá em uma gradativa muito boa, sem mais delongas, vamos para o episódio ^^.

Vá a luta garota!

Esse segundo episódio mostrou um pouco mais desse começo da vida de artesã da Arte. O anime estabeleceu como que é um pouco da rotina desse início, mostrou mais daquela sociedade e como as normas tão implantadas ali dentro que quando alguém vai contra aquilo (Oi Arte, é você mesma), gera estranhamento. Conhecemos um novo personagem que deve ser trabalhado no decorrer dos episódios e o mais importante, vemos como as ações da protagonista naquele meio começam a gerar mudanças em algumas pessoas ao redor dela. O episódio em si é basicamente a Arte trabalhando, sendo que a primeira parte do episódio vemos ela comprando os materiais para reformar seu barraco. Enquanto na segunda parte, temos ela tentando encontrar um artesão que a deixe fazer um desenho de uma escultura e claro, fazer o trabalho pesado no processo.

Como o episódio é basicamente esses dois pontos, vou me focar em falar das questões sociais que o episódio trouxe. Começando por quando a Arte vai fazer as compras para a reforma da sua morada. Nós vemos um pouco mais da reação das pessoas ao ver a Arte fazendo coisas que são de papel do homem naquele contexto. O estranhamento causado é algo bem interessante porque não são só homens olhando torto ou fazendo comentários sobre ela. As mulheres também entram nesse ponto e vemos como os valores e costumes são tão intrínsecos que geram o preconceito.

Tem dois momentos (na verdade são três, mas esse terceiro é trabalhado melhor de forma geral, então falarei dele em outro parágrafo) que ilustram muito bem essa questão. O primeiro desses momentos é enquanto a Arte vai comprar a madeira e encontra com dois homens, ambos vão com a ideia de que mulher é frágil, que não é trabalho para ela. Um deles até diz para ela seduzir algum cara para fazer o trabalho para ela. Enquanto a outra situação é enquanto a Arte está carregando os materiais e acaba tropeçando na barra do próprio vestido. Para resolver aquele problema, ela dá um nó na barra para encurtar ele. O vestido que traz a elegância, ela vai e amarra, quebrando novamente com os círculos culturais por assim dizer.

A Arte também aprende que nem tudo é resumido em ter força ou não, mas a forma com que você faz pode ajudar e muito no trabalho pesado. Enquanto puxava o reboque de entulhos, viu uma forma que um homem puxa e fez igual. Ela fez a mesma coisa quando foi pegar os sacos de argila. Precisou parar e pensar na forma que estava fazendo, para achar uma forma melhor de carregar os sacos. E pisou na cara dos homi tudinho hahaha. Carregando os sacos em dois e ela, que era a frágil com braços finos, carregou tudo sozinha.

Após esse trecho, ela ganha o respeito do chefe da oficina. Precisou disso para ela mostrar que “não estava brincando”. O Angelo até oferece para a Arte deixar de ser aprendiz do Leo para ir para o atelier do Danilo, mas ela recusa. Ela lembra de como desde o início foi o Leo que deu oportunidade, que não distinguiu ou não achou que ela não fosse capaz por ser um mulher, muito embora ele tenha sido um filho da puta. Não vamos negar os fatos não é mesmo?!!! Mas até o Leo está melhorando na forma que trata ela. Continua sendo rígido, mas dá para ver que a postura dele diante dela está mudando.

O Angelo acaba entrando em cena um pouco mais cedo no episódio e logo nós vemos que é um personagem importante. Não é central para o episódio em si, mas pelo que ele fez no final e como isso pode, e vai acarretar em mudanças para o próprio personagem. Falando dele, assim como a maior parte dos homens, ele também subestima a Arte. Acha ela é frágil e se oferece para ajudar. Nesse caso, eu não vejo maldade nas ações dele porque está imerso nos costumes da sociedade. Então certas ações dele são as tidas como comuns e foi muito bom que a Arte tenha recusado a ajuda dele nas duas oportunidades que ofereceu. Se ela aceitasse, só reforçaria a ideia que já é construída de que mulheres não são capazes e é algo muito bom. Ai como eu amo um anime!!!

As mudanças que eu digo é que graças a Arte. Ele consegue ver que as mulheres são capazes ele leva para sua casa esse pensamento e começa a incentivar suas irmãs com sua mãe, a tomarem a iniciativa para fazerem as próprias coisas. E eu vejo que a autora da obra, a Kei Ookubo, vai trabalhar bastante com essas mudanças sociais e de valores. O anime já vem trazendo esse debate de normas da sociedade, o papel de gênero e outras ideias desde a sua estreia. É o que “move” a história, porque tirando esse detalhe, ela é uma história bem simples e clichê. Não que seja ruim. Amo um clichê bem feito que vocês não tem noção hahaha. Mas o ponto é que esse debate que dá esse ar de novidade, a história está sendo muito bem contada até aqui, mesmo com a animação que não é das melhores, está conseguindo se manter em um nível decente na narrativa e flui muito bem. Te deixa interessado e me empolga para ver o próximo episódio. Que tipo de desafio a Arte vai ter que enfrentar ou que tipo de discussão envolvendo a sociedade a autora vai trazer.


Em breve, vai sair as impressões do terceiro episódio. O mais breve possível, eu juro! O atraso foi por dois motivos principalmente: 1: O texto não estava fluindo de forma alguma e 2: A editora NewPOP tem feito uma live por semana e o blog tem feito a cobertura dessas lives no Twitter. Os pós lives, entramos em fase de produção de postagens à respeito das mesmas, seja posts para os anúncios, opinando sobre algumas coisas, ou resumindo a live. Consome um tempo enorme. Até segunda-feira eu tinha seis posts para fazer que são mais urgentes e agora faltam três deles. Fora que eu tenho outras coisas para fazer durante o dia, então eu fico “correndo” de um lado para o outro. Mas com tempo, tudo se ajeita e tudo chega bonitinho e com qualidade para vocês ^^. Nos vemos nos próximos dias para falar mais desse anime maravilhoso!

Adoro os momentos cômicos.

Deixe um comentário