Será que finalmente a Panini acordou para a vida?!

Será que finalmente a Panini acordou para a vida?!

Na manhã desta segunda-feira, dia 6 de julho, a editora Panini anunciou em sua página de Facebook, que agora o público teria um local em especifico para pedir por relançamentos e reimpressões de mangás esgotados pela editora.

Na postagem em questão, a editora havia dito que era apenas para relançamentos, porém, um fã perguntou se poderiam pedir por reimpressões e a editora respondeu que sim, porque reimpressões são como relançamentos, mas que nem todo relançamento é uma reimpressão. Simplesmente perfeita!!!

Ainda segundo a postagem, as republicações não são fáceis de serem decididas e tem que haver estudo com uma uma certa quantidade de pedidos sendo feitos. Para quem não entende muito, reimpressões são mais caras de se fazer porque (geralmente) são tiragens menores do que quando foi lançado na primeira vez. Precisa ter um número considerável de interessados para que se possa viabilizar. Eles ainda alertam que não garantem que todos os pedidos serão atendidos.

Por fim, foi dito que periodicamente esse formulário será atualizado. Então fiquem de olho. O formulário pode ser acesso por esse link.


Agora uma parte opinativa sobre o assunto: eu tenho algumas considerações sobre essa decisão da Panini. Primeiro que já passou da hora deles investirem em reimpressões. Não é a primeira vez que digo, mas a Panini por ser do tamanho que é, deveria ter a obrigação de conseguir manter o máximo de suas séries disponíveis. É compreensível que mangás de 5 ou até 10 anos atrás sejam mais complicados de se reimprimir. O Marcelo Del Greco da JBC uma vez comentou que fazer uma reimpressão do mangá “Magi – O Labirinto da Magia” é mais complicado por se tratar de uma licença um tanto antiga. Mas no caso da Panini, nós estamos falando de volumes que foram lançados à menos de 1 ano. UM ANO!!! Tem volumes desaparecendo em questão de meses (poucas semanas até). Nada é dito pela editora. Recentemente, a loja Amora Bookstore gravou um vídeo em seu perfil do Instagram avisando que há pessoas comprando lotes de alguns volumes que eles sabem que vão esgotar, para revender à preços absurdos (100 reais por exemplo).

Quanto à essa informação, aparentemente com a pandemia, a editora reduziu parte da tiragem dos títulos. Um achismo meu: estranho você cortar parte da tiragem, sendo que os volumes esgotam. Se eles esgotam, é porque vende. Se eles vendem, não tem porquê reduzir, não? De qualquer forma, quem abre margem para que esse tipo de prática falada acima aconteça é a Panini, porque se ela fizesse reimpressões com certa constância, esses atos iriam por terra, já que o público teria acesso aos produtos com valor de capa, ou com desconto.

Quanto às reimpressões, na CCXP do ano passado, o Levi Trindade (editor chefe da Panini) comentou que nesse ano que nós teríamos muitas reimpressões, o que até agora não ocorreu. A pandemia deve ter sido sim um fator para “impedir” que entrasse em ação, entretanto, mesmo antes do vírus chegar ao Brasil, não vimos nada de reimpressão. E se realmente teve algo, não foi noticiado e divulgado pela editora. Mas eu sinceramente espero MUITO que a Panini comece a atender esses pedidos, porque essa questão das reimpressões não se limitam à apenas ao nicho de mangás. Ela atinge todos os “grupos” de publicação da editora. Veremos se irão cumprir com o prometido, ou se vai ser só uma ilusão gerada pela editora (Que eu acredito que muita gente, incluindo eu, não coloque fé).

Um último adendo é que nosso redator @rubnesio gerou um pensamento interessante e que é bom se levar em consideração: A página do formulário é “problemática”. A forma que estão usando é um problema. Eles não separaram os nichos que a editora publica (mangás, Marvel, DC, Vertigo…). Está tudo junto formando uma bagunça. Agora imaginem uma editora do tamanho da Panini, arrisco a dizer que eles tem mais de mil títulos publicados (concluídos ou não) só nos últimos anos. Peguem TODOS esses títulos. Agora imagina separar tudo, com todos os pedidos. Separar, organizar e reunir, para aí sim construir um gráfico, e só depois analisar o que é viável ou não reimprimir/relançar. Nota do revisor: as editoras brasileiras falam que tem “planejamento”, que “analisam” os pedidos dos leitores, que “escutam” as reclamações dos otakus… SEI… Sinceramente, vendo esse amadorismo todo da MAIOR EDITORA QUE PUBLICA MANGÁS AQUI NO BRASIL, fazer esse tipo de pesquisa onde não se tem noção de métricas e comparativos para uma análise posterior, só me deixa mais triste com esse mercado editorial ridículo que temos por aqui. Como isso vai me passar confiança de que meu pedido, PELO MENOS, será lido? Nem falo de ser atendido e sim chegou aos responsáveis pelo planejamento da editora o meu interesse por aquele título X? Se fuder maluco. É cuspir na minha cara e chamar os leitores de burros, só pode.

E não importa o quanto seja dito ou destacado, o otaku sempre estará pedindo títulos no lugar errado! Está destacado na postagem que o formulário não é para pedir títulos, mas tem otaku pedindo mangá lá. Tem o formulário para pedir reimpressão/relançamento e o otaku está lá nos comentários fazendo os pedidos por lançamentos… ME AJUDEM A TE AJUDAR!!!!