A irmã da Yukino gosta de jogar uma intriga na galera.

A irmã da Yukino gosta de jogar uma intriga na galera.

Estamos de volta para mais um post de Oregairu 3ª Temporada, comentando sobre o episódio 2 desse anime. Está sendo um pouco complicado discutir sobre a obra fingindo que não sei de nada e tendo que ficar alerta para não dar spoiler de nada xP. Fiquem com as nossas impressões, minha e do Alê.

EDIT: a lista de todos os episódios comentados junto com o post da review de toda a terceira temporada aqui. Para quem quiser, temos a review da primeira temporada (link aqui), da segunda temporada (link aqui)

RUB: Alê, retornamos mais uma semana para comentar sobre o episódio 2 de Oregairu. Novamente temos um episódio dividido em duas partes. A primeira metade é um flashback de como terminou aquela noite do encontro dos três e com a conversa da irmã da Yukino e finalizando com um momento mais “tranquilo” deles interagindo na sala do clube. E como sempre, os diálogos em Oregairu querem passar muito mais coisas que aparenta ser. Primeiro temos uma participação rápida do Hayato em demonstrar preocupação com a Yukino. Vem das outras temporadas, porém o anime dá muitas pistas que o Hayato tem um carinho por ela, justificando essa atenção toda. Esse começo foi para puxar novamente para o passado porque a Haruno não deixa passar uma. Ela sempre joga algum “fosforo” acesso, só para movimentar a situação. Quando a Yukino retorna para seu apartamente, até a Haruno pensou que a conversa iria para um outro caminho, porque o Hachiman e a Yui estavam juntos. Entretanto, e por um breve momento, ela é pega de surpresa que o tema da discussão era familiar. A Haruno chega a devolver: “Realmente não queria ouvir isso agora.”. Ela percebe que a irmã está crescendo e evoluindo para um aspecto que a própria não conseguiu prever. Tanto que a Haruno fraqueja, abandonando aquela pose de irmã distante/irônica e decide ajudar a Yukino em convencer a mãe a escutá-la. E dá para ver que a Haruno não sabe muito o que fazer ou que ela própria tentou alguns anos atrás quando ela fala para o Hachiman: “É triste, porém nos tornamos um adulto quando abrimos mão de algumas coisas.” Aos poucos vemos que as duas irmãs utilizam uma “armadura emocional” para se protegerem. Não deve ter sido premeditado elas criarem essa máscara de pessoas fortes e independentes. Só que a vida as levou para se blindarem de todos os problemas que as rodeiam. Óbvio que essa armadura vai quebrar em algum momento (Não somos robôs). A parada é que sempre precisamos de apoio para quando acontecer, não ficarmos perdidos ou desamparados.

ALÊ: Acredito que pelo menos mais alguns episódios devem seguir segmentados em duas partes (falo isso sem ter conhecimento algum dos eventos da light novel original). Hayato estava ali para ser o gancho que traria o flashback à tona. Gosto da Haruno por ela estar sempre com o fósforo preparado para atear fogo. Adoro esse espírito dela de sempre ser certeira onde quer atingir, mas dessa vez ela não esperava essa resolução da irmã. Antes de entrar a OP, quando a Yukino diz que quer conversar e ela vê o Hachiman e a Yui juntos, já afia o olhar e fazendo as provocações padrões dela (olhar, encarar etc.), se preparando para o que viria, imaginando que fossem falar do relacionamento dos três. Mas como vimos, não foi como ela esperava. Quando ela ouve que a conversa é sobre as elas e a sua mãe, a Haruno até muda de postura, “perde o interesse” no assunto e diz que não quer ouvir. Ela até manda um “né?” para a Yui, incitando o que ela realmente queria ouvir. Na posição dela, acho que perderia o interesse também. Falar sobre os três me parece bem mais interessante XD. A Yukino, enfim, decidiu que quer se mover por conta. E você ter falado de armaduras, acho que parte que revela esse detalhe é a Haruno ter dito que no fim das contas, ela é ainda é a irmã mais velha. Ela tem que apoiar a irmã. Posteriormente ainda fala para o Hachiman que queria um irmão mais velho. Nenhuma das duas teve uma figura paterna/materna para se apoiarem. A Haruno está agindo como a figura de apoio da Yukino, mas e quanto a ela? Ela não teve isso. A falta dos pais para as duas fez com que elas sejam do jeito que são e não há como negar que fez e faz falta ter esse apoio. Outro diálogo interessante dela, é quando diz que não ficaria bêbada só com aquilo e que talvez não consiga ficar bêbada, não importando o quanto ela beba. Uma parte dela está sempre calma e consciente. Penso que é pelas obrigações que ela tem que seguir, já que é obrigada a assumir os negócios da família. Sempre precisar ter uma postura nos negócios, ainda mais que se tem uma pressão quanto a não cometer erros ou deslizes.

RUB: Penso dessa forma também. Ela falar que bebe e bebe, porém não fica embriagada, mostra que ela está TÃO imersa nessa postura de “líder” da família, que jamais consegue relaxar. E também nessa conversa que ela tem com o Hachiman ela demonstra uma porrada de arrependimentos. “Eu vou apoia-lá em tudo, mesmo que ela esteja errada.” ou “Sempre tem uma parte de mim que está calma e consciente” vai mostrando que ela tomou tanta porrada nessa vida, que abdicou boa parte de um sentimentalismo familiar para ser a “Yukinoshita” principal da casa deles. E como você disse, ela também falar que queria ter o Hachiman como irmão, mostra muito essa carência de laço familiar que por exemplo Hachiman tem com a Komachi e que ela sente falta na sua família. Só que a Haruno deixa bem claro uma coisa: Não só gosta do Hachiman como se identifica muito com suas atitudes. Ela falar “Vou fazer uma suposição. Você também não fica bêbado.”, não é para mostrar que os dois têm uma resistência maior ao álcool e sim que não importa a situação, os dois sempre estarão CONVICTOS com seus ideais e modo de pensar. Óbvio que o Hachiman não gosta dessa fala, porque é justamente essa parada que ele quer abandonar e deixar para trás. Ele teve todo aquele crescimento nas temporada anteriores e o próprio Hachiman sabe que voltar a ser como era, não é uma boa opção. Como sempre, Oregairu é muito afiado em seus diálogos. Agora na segunda parte, um momento mais “calmo”, porque ainda sim, temos pequenas coisas acontecendo por baixo. Era nítido que tinha algo de errado com a Yui e que são jogados pequenas cenas dela hesitando com algo ou evitando a conversar abertamente. O primeiro sinal é quando o Hachiman vai tentar pegar a chave da sala e ela faz uma pausa, como se tivesse receosa em dizer algo simples, controlando o que iria dizer. Fica um pouco de lado essa questão, porque é mostrado o vídeo do baile que o conselho estudantil quer fazer (Iroha que quer fazer na verdade). E ver eles interagindo naquela sala dá um pouco de nostalgia, porque fazia um tempo que não tinha essas cenas mais descompromissadas ali, só com os protagonistas conversando, como era no começo do anime. Tem um gostinho especial todo esse pedaço do episódio.

ALÊ: A Haruno não pode ter aqueles momentos leves, seja apenas curtindo com alguém, ou até de descontração. A pressão familiar, sempre tendo que seguir uma linha, ainda somado ao ambiente de trabalho, porque sabemos como empresas são, cobras engolindo cobras, sempre tendo que estar alerta. É uma coisa complicada para a Haruno que são os arrependimentos que foram gerados por coisas que nem são culpa dela e sim o ambiente familiar merda que a fizeram ser como é. Ao menos ela quer fazer algo pela sua irmã, e fazendo dar certo, vai ser uma ajuda para a Haruno também. Hachiman progrediu MUITO como pessoa. Diria que ele é quase como uma nova pessoa, em vista de como era lá no começo. Mas acho que para a Haruno dizer isso mesmo agora depois de toda a progressão dele, é porque deve ter algo. E aquele final do episódio… Nossa! Que final maravilhoso!!!! Mas vamos por partes. Era perceptível que algo havia acontecido com a Yui, tanto é que lá na sala do clube, o Hachiman pergunta para a Yukino se ela havia acabado a mudança. A Yui já tem uma reação mais estranha. Falar na mudança era algo que mexia com ela, então era de se presumir que havia acontecido alguma coisa. De primeiro momento achei que tinha acontecido uma troca de conversa entre a Yui e a Yukino, mas estava estranho, porque a Yukino não esboçava nada além do habitual da personagem. Então fiquei com aquilo na cabeça. Não imaginava que já viria agora nesse fim de episódio. Pensei que seria algo mais à frente (Oregairu gosta de deixar peças para juntar tudo no futuro). Os momentos mais descontraídos na sala do clube foram muitos bons. Deu aquele sentimento nostálgico. E não tenho mais ranço da Iroha. Amém! Passei a gostar mais da personagem e de como ela age hahaha.

RUB: Falando na Iroha, ela também demonstra que quer ser uma líder (ou pelo menos aparentar ser uma Presidente Estudantil eficiente). Depois de tudo que passou, quando ela coloca algo na cabeça, a criatura vai até o fim para conseguir aquilo que deseja. E apesar que ela afirma que está organizando todo o baile por causa de motivação própria, tem um pouco de segundas intenções ali também. Ela comenta que não pode ser ano que vem, mesmo a Yukino dizendo que ela ainda teria dois anos para fazer aquele baile. O negocio é que também não pode ser no próximo, por justamente o trio principal também vai terminar seu período letivo nesse período. Por isso que ela comenta: “Vão inventar desculpa também que não teremos tempo novamente.” A Iroha quer fazer agora por justamente ter todos participando da organização para ser uma lembrança tanto para ela que está no 1°ano, quanto para eles que estão no 2°. Como vestibular é importante para os japoneses, pode-se dizer que realmente um baile de formatura daqueles não iria rolar no ano que vem. A Iroha começou a gostar passar o tempo naquele clube e também como cresceu como personagem, visto o que ela era na segunda temporada. Toda a cena também é engraçada demais, com Hachiman assustado que ela gastou toda a verba do conselho para comprar um mini-projetor e se vangloriando, ou como é manipuladora para conseguir o que deseja. Todo esse trecho termina com a Yukino tentando provar que pode fazer as coisas sozinhas. Ela sempre fez tudo sozinha, porém estava seguindo os passos da irmã. Agora, a Yukino terá que se descobrir com seus pensamentos e atitudes, que pode ajudar a Iroha nessa organização do baile. Vai ser bem interessante. Só que Oregairu tem que terminar no gostinho de “Quero mais!”, quando revelam que a Yui descobriu uma foto escondida da Yukino e Hachiman juntos no parque da temporada passada no quarto da amiga. Ela já sabia dos sentimentos da outra, entretanto, como ela própria afirma, ELA AINDA QUERIA VIVER NA MENTIRA. E como essa parte final evidencia uma parada. A Yui foi a primeira a querer dar o passo. O negocio é que ela não está pronta para ouvir uma resposta. O medo dela de não ter seu desejo correspondido é pior que viver na farsa. Agora começa a fazer sentido do motivo dela pressionar a Yukino em se abrir antes da hora no último episódio da temporada passada. Naquele momento ela ainda teria chance por causa da confusão de sentimentos da amiga. Entretanto, com a intervenção do Hachiman, a Yukino foi para uma decisão diferente, prolongando a resposta definitiva para os três. E ela percebe que conforme a amiga percorre essa jornada de autodescoberta, mais distante a Yui está do seu “objetivo”. A felicidade da amiga, vai ser sua infelicidade também. Todo esse trecho final é excelente porque mostra essa disputa interna que a personagem está passando.

ALÊ: Ao menos ela tenta parecer responsável XD. Prefere ver a novela na sala do clube do que na sala do conselho, para não passar uma impressão ruim do trabalho dela. Ela é determinada e faz de tudo um pouco para conseguir o que quer. Eu gosto disso nela. Ela faz aquela voz mais “inocente” ou chega como quem não quer nada para conseguir ajuda com o baile de formatura (que por sinal, eu odeio essas comemorações). Essa impressão que ela tenta passar de primeira, como sendo apenas um desejo próprio de querer ser a rainha do baile, porém, só quer ter uma recordação maior com eles. Tem toda a questão do vestibular e vemos até casos de japoneses desmaiando de exaustão de tanto estudar por causa da pressão, e mesmo nos animes, nós vemos que as preocupações dos terceiranistas se voltam para as escolhas de faculdades/universidades. Tanto é que o pessoal que está no terceiro ano não pode ser do Conselho Estudantil em várias escolas por ser tarefas e preocupações demais. A organização de um baile com eles no terceiro ano, provavelmente não daria tempo mesmo. Essa decisão tão abrupta e tão em cima da hora, deve ser porque ela pensou nisso de última hora, como um “último” momento que eles poderão ter. Dá para ver que ela gosta de passar tempo lá e gosta dos três. Quantos episódios você acha que dura esse baile? Eu lembro que você comentou que tinha um spoiler na OP… Tem a ver com a Yukino com o vestido e o baile? Eu gosto de animes que sabem quando terminar para te deixar ansioso para o próximo episódio e Oregairu faz isso excelentemente! Passando para a parte da Yui, faz muito sentido, porque naquele momento, ela poderia tirar proveito da fragilidade da Yukino e sair na frente, ainda mais que no final ela disse que sabia que havia um lugar que não conseguia entrar. Eu imagino como ela deva se sentir e o medo de receber um “não” deva ser bem pavoroso… Mesmo que a Yui tenha esse sentimento de que não encaixava ali, como ela mesma disse, só podia ver de longe e ouvir atrás da porta. Mesmo com a “preparação”, deve ser difícil e é muito compreensível que ela queira fugir dessa realidade. Já disse uma vez, mas nesses casos, o clima deve ficar estranho entre eles e por isso eles fingiam que nada estava acontecendo. É uma escolha difícil. Fiquei com dó, mas Yukino é a best girl, então um lado meu estava “”comemorando””.

RUB: Bem Alê, como mostrou na preview do episódio que vem, algumas cenas da OP vão começar a fazer sentido no próximo episódio. Vai descobrir um pouquinho na semana que vem durante a preparação do baile. Se seguir a linha que estou pensando como eles estão adaptando a novel, a Iroha deve ganhar um destaque maior no próximo episódio. Estou evitando ao máximo os spoilers, porém ainda teremos alguns diálogos e surpresinhas no episódio 3. Então pessoal, podem ficar tranquilos que algumas respostas para certas dúvidas estão vindo nas próximas semanas. Agora minha ansiedade volta ao máximo até chegar quinta-feira da semana que vem. Vou ficar nesse loop pelas próximas dez semanas. Vai ser difícil. xP

ALÊ: Hummmm, ansioso então. Sigo com altas expectativas e sempre esperando o melhor de Oregairu. Só 7 longos dias (ou não) pela frente XD.

1 thought on “Yahari Ore no Seishun Love Comedy wa Machigatteiru. Kan (Oregairu) #2 – Comentários Semanais

Deixe um comentário