Vejamos por onde a obra de Taiyo Matsumoto já passou ^^

Vejamos por onde a obra de Taiyo Matsumoto já passou ^^

Na sexta-feira passada, dia 7 de agosto, a editora JBC divulgou mais um JBC Bits em seu canal no YouTube. No vídeo, além de atualizar o público sobre novas assinaturas de suas obras e comentar mais sobre “The Flower Pot” (você pode ler mais sobre aqui), a editota realizou no fim do vídeo o anúncio do aclamado mangá “Ping Pong”, obra de Taiyo Matsumoto. Dado o anúncio, viemos mostrar onde a obra já foi publicada e, por fim, dar a minha opinião sobre o título e se pretendo ou não adquiri-lo :).


Japão:

Antes de falar de qualquer outro país, eu sempre acho muito bom mostrar um pouco das edições lançadas no seu país de origem, ainda mais no caso de “Ping Pong”, que já possui 3 edições diferentes ^^. A obra começou a ser publicada entre 1996 e 1997 na revista Big Comic Spirits Special, da editora Shogakukan, sendo concluído em apenas 5 volumes. De lá para cá, outras duas edições foram lançadas, uma em formato Bunkobon reduzindo os volumes para 3, que foram lançados entre julho e agosto de 2012 no Japão, e no formato Soushuuhen, sendo completo em dois volumes, ambos lançados em abril de 2014.

Capas japonesas do volume 1 da primeira edição, volume 1 da segunda edição e as duas capas da terceira edição da obra.

França:

Na França, a obra foi publicada duas vezes pela editora Delcourt/Tonkam. A primeira ainda no começo dos anos 2000, seguindo o formato da primeira publicação japonesa com 5 volumes, e foram lançados entre janeiro de 2003 e janeiro de 2004. Anos depois, em 2018, a editora Delcourt anunciou a republicação da obra em uma edição de 2 volumes, semelhante a Soushuuhen lançada no Japão. O primeiro tomo dessa nova edição foi lançado em fevereiro de 2019, e o segundo foi publicado 3 meses após o 1º, em maio. A termos de curiosidade, cada volume dessa nova edição tem quase 550 páginas, com páginas coloridas, um pôster, além de no volume 1 estar incluso o capítulo 0, que até então era inédito na França.

Capas dos dois volumes da segunda publicação do título na França.

Espanha:

Na Espanha a obra chegou em 2016 pela editora ECC Ediciones, que anunciou a publicação da obra em junho de 2016. A editora optou por seguir a edição normal da obra – completa em 5 volumes. O primeiro volume foi lançado no mês seguinte do anúncio, em julho. A obra seguiu sendo publicada de forma mensal até o volume final, sendo concluída em novembro daquele mesmo ano ^^. A termos de curiosidade, a edição espanhola tem sobrecapa, e a editora ECC Edicione parece estar tendo sucesso com as obras de Taiyo. Naquela época eles já haviam publicado “Gogo Monster” e “Sunny” (em publicação no Brasil pela Devir), e no ano seguinte (2017), a editora publicou “Tekkon Kinkreet” (publicado no Brasil pela Devir).

Volumes 1, 3 e 5 da edição espanhola.

Itália:

Na Itália, a obra foi anunciada em fevereiro de 2017 pela editora 0001 Edizioni e foi publicado sob o selo Hikari, dedicado à publicação de obras orientais. A edição italiana, assim como a espanhola e a primeira edição francesa, é completa em 5 volumes. O primeiro tomo foi lançado um ano após seu anúncio, em fevereiro de 2018. Os demais volumes foram sendo lançados de forma mensal, até o quinto ser publicado em junho daquele ano. Não achei grandes informações sobre os detalhes da edição italiana :(.

Volumes 1, 2 e 4 da edição italiana.

Estados Unidos:

Os Estados Unidos foi o país que publicou a obra mais recentemente. O mangá foi anunciado em outubro de 2019 pela VIZ Media e começou a ser publicada em maio desse ano. A edição estadunidense é semelhante a segunda publicação francesa, completa em dois volumes e com mais de quinhentas páginas. O segundo e último volume está previsto para setembro. A edição estadunidense tem páginas coloridas que não estão presentes nem na edição japonesa *_*.

Capas dos dois volumes da edição estadunidense.

O mangá ainda é inédito na Alemanha, Polônia, Argentina e México.

Passando para o Brasil, a obra não tem previsão de lançamento por enquanto. Junto ao anúncio, foi dito que detalhes da edição nacional serão dados em breve. Segundo a fala da JBC, a nossa edição será especial (seja lá o que isso signifique de fato). De minha parte, eu comprar ou não a obra vai depender de uma série de fatores, indo desde formato, a preço e periodicidade. Como a editora não especificou se a edição deles será em 5 volumes, em 3 volumes ou em 2, eu não consigo pensar em uma estimativa de preço. A JBC adora inventar moda com seus títulos. Casos de mangás como “Saint Seya The Lost Canvas” com sua capa com laminação metálica e “Fruits Basket”, com a sobrecapa e soft touch.

Além de preço, se o mangá vier na edição de 5 volumes, é muito capaz da editora lançar em blocos de 2 e 3 volumes, finalizando a publicação em muito pouco tempo. Não é de hoje meu ódio por esse sistema horrível, desde o momento que ele começou já olhei torto para ele. Não é atoa que até hoje não comprei “A Rosa de Versalhes”. Esse sistema atrapalhou todo meu planejamento, mas sinto que ainda esse ano eu conseguirei (finalmente) adquirir os volumes da obra.

Apesar de nunca ter adquirido uma obra do autor, o nome ‘Taiyo Matsumoto’ causa muito hype. Não é algo só aqui, mas no mundo em geral. O autor é extremamente aclamado, com diversas obras sendo publicadas nos grandes mercados de mangás do Ocidente. Então de primeiro momento, eu tenho sim interesse em comprar a obra, porém, se a editora lançar e eu estiver entre “Sunny” da Devir (que eu quero MUITO) e o Ping Pong da JBC, eu vou com a Devir. A JBC vêm pisando muito na bola com o público geral e me desagrada muito. Então eu darei prioridade para a outra editora, e digo mais. Se tiver outro mangá que eu esteja mais interessado saindo na mesma época, Ping Pong terá que esperar, quero dizer, se a JBC não mandar outro “Você que lute para comprar no lançamento” hahaha.

2 thoughts on “A publicação de “Ping Pong” no ocidente e algumas opiniões

Deixe um comentário