Vejamos onde o título já é publicado, além de algumas opiniões sobre o anúncio da obra no país ^^

Vejamos onde o título já é publicado, além de algumas opiniões sobre o anúncio da obra no país ^^

Na tarde do dia 23 de setembro, a editora Panini anunciou a publicação de “Karakai Jouzu no Takagi-san”, obra de Soichiro Yamamoto que deve chegar ao Brasil em novembro sobre o título “Takagi – A Mestra das Pegadinhas”. Com isso, vamos fazer a nossa ‘tradicional’ postagem em que mostramos onde o título já é publicado ou foi anunciado, e no final eu (Alex) e alguns integrantes do blog irão comentar o que acharam do anúncio. ^^

Sinopse da obra: “Nishitaka, um estudante do ensino fundamental, sempre está sendo zoado pela colega da carteira ao lado, Takagi-san. Ela pode parecer inocente e ingênua, mas não se engane com a aparência dela. Com o orgulho ferido, Nishikata quer se vingar de Takagi-san. Ele utilizará de vários meios para tentar zoá-la e envergonhá-la, mas será que ele conseguirá a tão sonhada vingança?”

Imagem que a editora Panini usou para divulgar o anúncio da obra.

Japão

Antes de irmos ver onde a obra já é publicada, é interessante pelo menos ver como está a obra em seu país de origem ^^. “Takagi – A Mestra das Pegadinhas” é originalmente chamado “Karakai Jouzu no Takagi-san” (からかい上手の高木さん). É escrito e ilustrado por Soichiro Yamamoto. Está sendo publicado desde 2012 na revista Gessan da editora Shogakukan. A obra possui 14 volumes até o momento e segue em andamento. Em 2017 começou “Karakai Jouzu no (moto) Takagi-san”, um spin-off que mostra o futuro dos personagens principais casados e com uma filha – a Chi. O título ainda possui outras duas obras derivadas: “Ashita wa Doyoubi”, completo em 2 volumes, e “Koi ni Koisuru Yukari-chan”, que terminou recentemente com 5 edições.


México

Normalmente começamos a falar dos países do ocidente pela França, porém dessa vez começaremos pelo México. A obra foi anunciada pela Panini em junho de 2019 e sua publicação teve início em agosto do mesmo ano. A obra seguiu de forma bimestral até fevereiro deste ano, quando o quarto tomo foi lançado. Em março a editora interrompeu suas publicações em decorrência da pandemia de COVID-19. O título foi retomado em junho, quando lançaram o volume 5. Atualmente foram publicados 7 volumes, este último em agosto. O volume 8 deve ser lançado em outubro. Por lá a obra é publicada sob o título “Takagi – La Maestra de las Bromas”.


França

Na França a obra foi anunciada em junho de 2019 pela editora Nobi Nobi e começou a ser publicada 3 meses após o anúncio, em setembro. Ela seguiu sendo publicada de forma bimestral até março de 2020, quando foi lançado o volume 4. Após isso a publicação foi interrompida por causa da pandemia, sendo retomada apenas em junho, mês no qual foi publicado o quarto volume. O volume mais recente lançado foi o 6 em agosto. Os volumes 7 e 8 estão previstos para 7 de outubro e 9 de dezembro, respectivamente. Na França a obra atende pelo título “Quand Takagi me taquine”.


Espanha

Na Espanha ‘Takagi-san’ foi anunciado pela editora Ivrea no XXIV (vigésimo quarto) Salón del Manga e este evento ocorreu em novembro de 2018. A obra só começou a ser publicada em abril do ano seguinte, com periodicidade trimestral. Em março deste ano o volume 6 foi lançado e o sétimo tomo sofreu um atraso de 1 mês saindo em julho. O volume 8 deve ser publicado em outubro. Na Espanha a obra é publicada com o título “Takagi-San Experta En Bromas Pesadas”.


Alemanha

Na Alemanha a obra foi anunciada em janeiro de 2019, juntamente com outros cinco títulos que iriam compor o cronograma de Primavera da editora. O título começou a ser publicado em abril daquele ano sob o nome “Nicht schon wieder, Takagi-san”. Sua periodicidade é trimestral e mesmo com a pandemia, nenhum volume até o momento sofreu atrasos. Vale dizer que ao contrário da França, Itália, Espanha e outros países da Europa, a Alemanha foi um dos que melhor controlaram a doença, amenizando os impactos dentro do seu território. Atualmente seis volumes foram lançados e o último foi em julho. O volume 7 deve ser lançado em outubro 🙂


Coréia do Sul

Na Coréia do Sul a obra é publicada com o título “장난을 잘 치는 타카기 양” pela editora Daewon Si (pela tradução, é esse o nome da editora, porém não garanto). A obra é publicada desde de agosto de 2016, sendo o primeiro país a começar a publicar o mangá. Atualmente 13 volumes foram lançados. O décimo terceiro foi no dia 12 de junho deste ano e ainda não há previsão para o lançamento do volume 14.


Tailândia

Na Tailândia a obra é publicada desde abril de 2018 pela editora DEXpress. Por lá, o título foi adaptado para o idioma local, sendo chamado de “แกล้งนัก รักนะ รู้ยัง?”. No país, a publicação está sendo muito irregular. O segundo volume foi lançado em maio, o terceiro em setembro de 2018, os volumes 4 e 5 só foram lançados, respectivamente, em setembro e outubro do ano seguinte. Neste ano, até agora, só mais um volume da série foi publicado, o sexto em fevereiro.


Vietnã

O penúltimo país que iremos comentar aqui é o Vietnã. Por lá a obra é publicada pela editora Kim Đồng desde setembro de 2019, sendo publicado de forma mais ou menos mensal no país. Eu digo isso, porque pelo site que usei como base para ver as datas, em alguns meses consta que tiverem 2 volumes sendo lançados no mesmo mês. Outros foram ‘só’ um. Vou deixar o site linkado aqui para quem quiser conferir :). O volume publicado mais recentemente foi o 11, lançado neste mês. O título usado lá é “NHẤT QUỶ NHÌ MA, THỨ BA TAKAGI “.


Estados Unidos

O último país da lista é os Estados Unidos. O título é publicado desde julho de 2018 pela Yen Press com o título “Teasing Master Takagi-san”. O lançamento dos volumes nos EUA se deu de forma bem irregular também. Alguns saíram com 2 meses de diferença, outros 3 e já tiveram até 7 meses de espaçamento entre um volume e outro ^^. O volume mais recente foi lançado em agosto deste ano.


“Karakai Jouzu no Takagi-san” é inédito na Itália, Polônia, Finlândia e Argentina.


Opinião

Muita gente achou o anúncio da obra “do nada” e até que é, mas eu imaginei que a editora Panini traria apra cá. Por eles já publicarem no México (isso não é uma regra). Eu achava que “Takagi-san” só viria para cá se fosse pela Panini. Todavia confesso que já estava desistindo da vinda da obra por estar demorando demais e ficando cada vez mais longo… Mas fiquei muito feliz com o anúncio da obra.

Eu AMO Takagi-san. Conheci o título pela animação e sou apaixonado pela obra (e pelas outras do autor). Desde então é um título que tentarei comprar, só não sei se irei conseguir, porque o lançamento já deve acontecer em novembro e não terei tempo para me planejar. Farei um esforço para conseguir pelo menos o primeiro volume. Torço para que venda bem, porque quero o “Moto”, que eu particularmente acho melhor do que a obra principal (Tenho um fraco por obras de casais com filho(s)). E estou torcendo/orando desde já para que os volumes não sumam com 3 meses pós lançamento, embora seja quase certo que vá acontecer, afinal, estamos falando da Panini haha.

Sobre o preço, eu acredito que será o padrão de R$ 22,90. Eu comentei ontem no Twitter do blog que achei a edição mexicana linda, mas que esperava que a nossa não tivesse sobrecapa, porque só iria encarecer o produto ainda mais. Por sorte, segundo uma fonte minha, a edição nacional não terá sobrecapa. Acredito que deve vir no formato padrão, custando os ‘básicos’ 22,90. Complicado também é que a obra já está longa e provavelmente será bimestral e irei sofrer muito para manter o título em dia :(. Por fim, gostei muito da adaptação do título e combina muito bem com a ideia central do mangá 🙂

RUB: acho que já passou o tempo de publicar Takagi por aqui. Além de já ter mais de uma dúzia de volumes publicados lá no Japão, ainda está nas mãos da Panini por aqui, em que se não comprar no lançamento, você vai se fuder para achar uma edição do mangá a preço de capa posteriormente. Com essa ideia, eu vou deixar passar o mangá. Se a Panini não tivesse essa mentalidade de não reimprimir seus mangás, até poderia pensar em adquirir. Só que não é o caso, então prefiro guardar meu dinheiro.

Deixe um comentário