Uma estreia BEM melhor do que eu esperava!

Uma estreia BEM melhor do que eu esperava!

Estamos nos aproximando da fase final das postagens de primeiras impressões (graças aos céus, não aguento mais)!!! O @rubnesio, @khonshu99 e o @tinyygiant já finalizaram suas postagens de primeiras impressões, restando um total de 6 postagens para euzinho aqui haha. E bem, nesta falaremos de “Moriarty”. Então vamos ver o que o anime nos apresentou de bom nesse primeiro caso.

Sinopse: “O protagonista da história é James Moriarty, o famoso antagonista da série Sherlock Holmes de Sir Arthur Conan Doyle. No mangá, ele é um órfão que assume o nome William James Moriarty quando ele e seu irmão mais novo são adotados na família Moriarty. Quando jovem, ele procura remover os males causados ​​pelo rigoroso sistema de classes da Inglaterra.”


“Yuukoku no Moriarty” ou como é chamado em português “Moriarty o Patriota”, nos apresentou um caso sendo resolvido nesse episódio inicial. Ele não será o primeiro a fazer isso, pois recentemente “Ikebukuro West Gate Park”, que mostrou uma investigação para introduzir sua história, ambiente e personagens. Assim como em Ikebukuro, Moriarty fez um trabalho maravilhoso nesse começo e eu inicio essa postagem elogiando a ambientação e direção que foram impecáveis aqui! As cenas mais tensas, juntamente com a fotografia e uma trilha sonora excepcional, sabem o que precisam fazer para dar impacto. A cena pós abertura é fabulosa por isso. Totalmente em vermelho, a névoa, os takes em estátuas horripilantes e uma criança correndo desesperada enquanto foge de algo/alguém ficou perfeita. Foi um dos meus momentos favoritos do episódio.

Todo esse segmento que serve para o caso é muito angustiante. Por ele você já consegue ter uma noção do que aquela criança passou. Não mostram quase nada do ato e isso é ótimo. Eles conseguem de deixar enojado com o cara, agoniado (…), sem usar de ações explícitas. Adoro quando obras conseguem provocar essas emoções sem evidenciar a brutalidade. Depois vem otaku defender estupro de mulher sendo mostrado de forma sugestiva e eu que sou o lacrador (Na verdade sou hahaha). Eu mereço… Eu não tenho palavras para descrever o quão maravilhosa é essa sequência. O encerramento dela é de deixar com o c* na mão. Um amigo comentou que ficou se sentindo um tanto mal com o que viu, porque ele não esperava por aquilo. Eu nem sonhava que Moriarty fosse conter cenas do gênero. As poucas coisas que sabia é que a obra focava no antagonista do Sherlock e que tinham mistérios nela, mas nada tão cru como eu encontrei aqui. Foi chocante e satisfatório pela forma que foi retratado (ao menos aqui).

À respeito do restante do caso, ele é muito bem conduzido. Toda a linha de pensamento é muito bem apresentada pelo Moriarty. A investigação feita por ele é muito palpável e gosto dos recursos visuais usados para exemplificar e esclarecer a linha de pensamento seguida por ele. Aproveitando, o caso usado para dar início a história é muito bom, porque ele mostra um pouco do que vamos encontrar aqui e como é aquela realidade dos anos de 1900. As divisões sociais e os abusos que ocorrem por esses lados distintos.

Falando dos personagens, conseguiram introduzir o Louis e o Albert, mas sem dúvida alguma, o destaque foi para o próprio Moriarty. Gosto do personagem e dessa perspectiva diferente que a obra trabalha com ele. Uma das únicas coisas que sei sobre “Sherlock” é que o Moriarty é o antagonista e essa obra ter a perspectiva dele, é muito interessante, fugindo daquilo que estamos habituados, que muito ver essa visão do mocinho. O Moriaty considera o mundo distorcido e ao que tudo indica, ele seguirá investigações e ‘concedendo’ a oportunidade de vingança para vítimas de outros crimes, assim como foi neste episódio. O personagem demonstra ser muito perceptível com as coisas que acontecem, dado que rapidamente conseguiu ligar todos garotos vítimas do assassino e traçar uma rota de entendimento para a situação.

Quanto aos outros dois, William e Albert, eles me vendem carisma, por mais que tenham sido pouco explorados no episódio. A única coisa mais certa é que ambos possuem algum laço com o Moriarty, seja de parentesco ou amizade. Todavia, ainda é cedo para dizer qual é a função deles, o que eles pensam e suas visões de mundo. A princípio, seus ideais de solução para crimes parecem ir de encontro com seu amigo, porém, quero conhecer mais deles e sente diante disso. Ainda teremos mais personagens sendo introduzidos, como o Sherlock e me deixa animado. Fico curioso para como será essa interação, ainda que estaremos vendo o lado oposto ao do ‘mocinho’ da história. E não posso esquecer de comentar o character design, que trouxe muitos homens lindos para serem apreciados e estou sedento esperando Doujinshis deles *_*

Voltando a falar da ambientação, gosto do trabalho de cores que houve aqui. Já mencionei a cena usando vermelho, mas outra de destaque é quando o Albert visita o alfaiate. O ambiente todo é trabalhado em tons acinzentados, cores mais frias e sólidas, dando um ar de tristeza, desespero, solidão. É somado ao quão abalado o alfaiate está pelo assassinato do seu filho. A direção fez um trabalho incrível em conseguir passar esses sentimentos na cena em questão e posteriormente, voltam a fazer takes maravilhosos com a vingança do cara. Ele pegando a tesoura, os tons de vermelho vibrante, destoando do restante das cores, é fabuloso.

Na parte técnica eu não tenho o que reclamar, mas não posso deixar de demonstrar preocupações, dado que a Production IG está com outros dois animes nessa season: “Noblesse”, que já deve estar com a produção concluída, e “Haikyuu!!”. É aqui que mora o perigo. No momento que essa postagem for ao ar, já foi lançado o segundo episódio dessa temporada de Haikyuu!! e vocês devem ter se deparado com alguns prints de quadros do episódio que estavam tortos, bugados e/ou mal desenhados. Pois bem, esse episódio 2 de Haikyuu!! foi terceirizado para outro estúdio. Para a Production IG ter que fazer isso, é porque não devem estar com um calendário bom. Eu não estranharia se do nada algum episódio de Moriarty ficar com a animação terrível, ainda mais que vão ser 20 e tantos episódios divididos em 2 cours. O medo reina hahaha.


Para quem não sabe, o mangá da obra é publicado no Brasil pela Panini desde julho do ano passado. Fiquei sabendo da existência do título depois da Panini anunciar a obra em março de 2019. Na época eu até tinha criado interesse nele, porém não tinha dinheiro e sabia que não iria demorar muito para os volumes começarem a esgotar, afinal estamos falando da Panini. Depois dessa estreia, fiquei interessado em conhecer o original, entretanto o volume 1 já está esgotado sendo vendido à preços exorbitantes -_-… Sassuga Panini, NUNCA DECEPCIONA XP. De toda forma, como não poderei ir para o mangá, seguirei acompanhando a animação e vendo para onde ela vai. Espero que pelo menos a qualidade do roteiro se conserve durante sua exibição ^^

EDIT: Na verdade, os volumes de “Moriarty” estão disponíveis no site da Panini, não vou apagar o trecho do texto para não alterá-lo em sua forma. De toda forma, peço desculpas pelo equívoco.

Amo uma referência!

8 thoughts on “Yuukoku no Moriarty (Moriarty the Patriot/Moriarty: O Patriota) #1 – Primeiras impressões

  1. Eu posso dizer que simplesmente adorei a animação e a forma com que a fotografia foi trabalhada. Porém, estranhei muito o fato de diferentemente do mangá, a animação já introduzir os personagens principais já formados e adultos. No mangá a introdução se dá aos poucos, mostrando os personagens em suas infâncias e tendo suas personalidades sendo moldadas no decorrer da história. Isso faz com que seja possível entender melhor as características psicológicas e os motivos da repulsa pela nobreza que move o protagonista.

    1. Me falaram que esse primeiro episódio é original. Eu adorei a introdução que a animação fez, é bem instigante e a forma que procede os episódios seguintes, encaixa muito bem. Acredito que seja mais estranho para quem leu o mangá primeiro e foi para o anime, de toda forma. Eu amei hahaha.

Deixe um comentário