Lute pela sobrevivência da humanidade em um robô gigante!

Sendo um fã novato em animes de mecha, tendo muitos programas que ainda não vi, Gunbuster foi um deles. Até que tomei vergonha na cara e fui ver.

“Top Wo Nerae! Gunbuster” ou só “Gunbuster”, são um conjunto de OVAs de 6 episódios. Foi uma das primeiras animações feita pela lendária “Gainax” e dirigido por Hideaki Anno, ambos dispensam apresentação.

Sinopse:“Noriko Takaya é uma jovem aspirante a piloto de mecha. Ela perdeu seu pai ainda nova em uma batalha com alienígenas. Isso fez com que ela quisesse se tornar piloto, tanto para proteger a Terra quanto para se vingar daqueles que lhe trouxeram tanto sofrimento.

Apesar das boas intenções, Noriko é preguiçosa e sonhadora, e não leva os treinamentos tão a sério, e por isso sendo alvo dos ataques das colegas que dizem que ela está ali apenas pela fama do pai.

Um dia surge Kazumi Amano, considerada a mais brilhante aspirante a piloto, ela é um exemplo para todos. Vendo o seu comportamento perante os treinamentos e o dia a dia, Noriko passa a se esforçar mais. Assim temos uma constante rivalidade e amizade entre as duas.”

A história do anime é bem ágil (afinal são 6 episódios). Começa bem simples em uma escola feminina para pilotos de mechas e rapidamente vai evoluindo até chegar no grandioso final de seu enredo. Mesmo sendo bem rápido na sua narrativa, as suas transições entre os eventos do anime são bem naturais. 

A própria física ajuda nisso. A relatividade geral diz que quando algo chega mais perto da velocidade da luz, mais devagar o tempo ao seu redor passa, só que um objeto com massa não pode chegar nem perto dela. Como a ficção não tem amaras com a realidade e isso se torna algo possível. É Gunbuster utilizando muito bem esse conceito. As naves tem uma capacidade de aceleração que as aproxima da velocidade da luz, fazendo passar meses em dias. É muito bem usado para dar uma agilidade e senso de novidade na história, pois o tempo é um fator determinante.

Como dito antes, a história começa pequena e rápido vai para uma luta pela sobrevivência da humanidade(chega a ser impressionante quanta coisa acontece em cada episódio). Mesmo tendo como temática essa luta, o foco principal da série ainda e na protagonista, os outros personagens são legais e tudo mais só que pouco explorados(tadinho do Smith que foi só um recurso de roteiro).

A quem diga que Gunbuster foi uma das inspirações para Neon Genesis Evangelion, também dirigido por Hideaki Anno. Eu não entendo o suficiente de Evangelion para dizer se isso é verdade ou não, mas eu compreendo(ou quase) de Tengen Toppa Gurren Lagann e posso dizer que vejo mais de Gunbuster aqui do que em EVA. Talvez por ambos terem inspirações em Getter Robo, porém o que mais eu vejo em comum entre os 2 é o fato da luta da humanidade contra uma força maior e o jeito como a história segue.

(Pequeno spoiler) Mas para a frente nos é revelado que os alienígenas são uma espécie de antivírus do universo que veio destruir os humanos, só que eles se reproduzem através das estrelas. Ao meu ver uma raça que usa estrelas é um problema maior do que a espécie humana. Não sei se tem algum significado profundo nisso ou se é só coisa da minha cabeça.

No quesito técnico a animação é muito boa, principalmente para a época em que os visuais são muito característicos dos anos 80 e nos dá uma apresentação visual muito bonita.

Gunbuster foi uma experiência boa com uma história redondinha e uma animação de bastante qualidade. Com certeza recomendo para quem gosta do gênero mecha e para quem quer ver as origem da Gainax.

2 thoughts on “Review de Top wo Nerae! Gunbuster

  1. Ver um anime de Mecha nunca é demais. Principalmente ver animes antigos !!!
    por um tempo, depois desse retorno aos animes em 2019 se tornou um dos meus gêneros favoritos.
    Gosto quando animes de Mecha mesclam politica e sociedade, algo feito em Gundam 96, Evangelion ( sim , posso comprovar) e Gurren Laggan.

    Esse com certeza entrará para minha lista de animes por ver.
    Grato pela recomendação

Deixe um comentário