Confira os resultados da pesquisa.

Confira os resultados da pesquisa.

Nesta manhã de quarta-feira, dia 9 de dezembro, a editora Panini por meio de suas redes sociais, divulgou o resultado da sua pesquisa sobre formatos de mangás, realizada no começo do mês de julho.

Os resultados da pesquisa foram:

  • O formato 13,7 x 20 cm obteve 70,1% dos votos;
  • Miolo em offwhite com páginas coloridas em couché conseguiu 52,3% dos votos;
  • E os títulos lançados com sobrecapa obtiveram 61,3% dos votos.

Opinião

Se preparem para títulos ficarem mais caros! Simples assim. A editora até pode conseguir segurar valores inicialmente, mas o futuro está tão incerto, e com o governo atual, estamos todos no escuro. A economia está indo para o buraco e não sabemos se vai melhorar ou se vai piorar (o mais provável). Essa pesquisa mostra como otaku só pensa no próprio interesse, porque ele pode gostar do seu couché (que é super caro) e da sua sobrecapa (que também é cara), mas na hora que o preço subir, é o mesmo otaku que vai chegar e atacar a editora dizendo que ela é mercenária, que é ladra.

Não sabemos (AINDA) se essa pesquisa vai refletir em todos os futuros títulos da editora, ou se serão só alguns, ou se será só um ou outro mangá. Todavia, já é notório que essa mentalidade está sendo aplicada nas próximas publicações, dado que recentemente a editora informou que “Jibaku Shounen Hanako-kun” terá páginas coloridas no papel couché. O preço padrão atual da editora é de R$ 29,90, mas até quando? Não irá demorar para vermos esses preços subirem para 32, 35, quem sabe 40 reais. É isso. Cada vez mais caro, cada vez mais restrito a uma pequena parcela. O nicho que já está dentro de um nicho, vai se fechando cada vez mais.

E é deveras preocupante que essa pesquisa foi feita para um público de Facebook. A editora não divulgou em outros canais, ouvindo apenas uma parcela do público que pode muito bem ser privilegiada (monetariamente), ou apenas sem noção mesmo… Pesquisas de mercado são feitas em gamas maiores, com o máximo de público possível… Enfim, apenas nos resta esperar e ver que futuro nos aguarda 🙁

14 thoughts on “Editora Panini divulga resultado da sua pesquisa sobre formatos de mangás

  1. Que excremento!!!!

    Público tá lascado (menos os defensores da Panini, que são ricos, podem pegar na pré venda e não se importam com firulas que possam encarecer o produto pq eles só pensam em si mesmos).

    E assim o mercado de mangás será ainda mais de nicho…

  2. A Panini foi buscar idéias com os fãs de Naruto, Dragon Ball, CDZ etc, obras que atingem mais crianças e adultos saudosistas. Talvez esse nicho não se importe em pagar caro pela única coleção que comprarão na vida. Não é errado ouví-los, mas se a Panini se apegar nisso como uma verdade absoluta, é suicídio editorial.

    O público com potencia de consumo em massa hoje pede mais acessibilidade e pluralidade. São pessoas que estão inseridas em um contexto cultural de uma mídia como um todo, não focados em uma obra específica. São jovens brasileiros que em seus 90% não tem grandes condições financeiras para arcar com um intrenimento tão caro.

    1. Concordo contigo. Ainda tem o fato da pesquisa em si ter sido feita de maneira errada com questionamentos dúbios que não respondem realmente o que o público deseja. Só respondem se é papel A ou B que preferem e não se preferem acessibilidade na hora das compras ou qualidade nos produtos tendo um preço mais elevado.

    2. Que viagem foi essa de ouvir só um recorte do público para algo tão importante?

      Espero muito que não levem isso ao pé da letra. A principal preocupação devia ser como tornar as obras mais acessíveis e não menos ={

  3. Gente, lembrando que o preço de capa de Sakura Clear Card já está por 30,90 pelo preço de capa
    Vi hoje que a página da loja da Panini já atualizou os preços, rapidamente
    Pois é, nem esperaram o ano Virar

    Enfim, é o que está no isso do texto de opinião que vocês fizeram aqui
    Já podem esperar esses mesmo otakus que pedem por materiais mais caros indo lá no post da Panini reclamar de preços…. não vou esperar ingenuidade da dessa galera foi nas recentes lives da panini reclamar dos preços anunciados, e que assistiram a galeras das comic subir a Hastag #QueremosFusca. Ao meu ver foi burrice e má fé mesmo. NO Please, NOOO

    Bom, ano que vem o mínimo que houver de coleção da Panini eu estarei colecionado
    Alguns vou demorar para pegar os novos volumes
    E vai ser isso, ou eu terei de ir para as Scanns mesmo. That’s okay

Deixe um comentário