Um começo excelente para o pior arco de SNK.

Um começo excelente para o pior arco de SNK.

Olá pessoas! Um post de primeiras impressões no começo de dezembro? Pois é. A produção conturbada do anime fez com que sua estreia fosse adiada diversas vezes, resultando que o lançamento fosse marcado para perto do final dessa season. E como eu sei o que vai acontecer no enredo daqui para frente, vou fazer esse post mais com o intuito de AJUSTAR a sua expectativa (que não leu o mangá) quanto a essa temporada (sem spoiler, claro) para que pelo menos você curta esse fechamento do anime, de alguma forma. Quero te ajudar você a gostar desse encerramento de SNK, porque no meu caso, eu ODEIO esse arco final de Shingeki.

SINOPSE: Eren Jaeger jurou eliminar todos os Titãs, mas em uma batalha desesperada ele se torna aquilo que mais odeia. Com seus novos poderes, ele luta pela liberdade da humanidade, combatendo os monstros que ameaçam seu lar. Mesmo depois de derrotar a Titã Fêmea, Eren não consegue descansar – uma horda de Titãs se aproxima da Muralha Rose e a batalha em nome da humanidade continua! (Fonte: Crunchyroll)

Uma bela apresentação enganadora

Semelhante ao que aconteceu no primeiro episódio da primeira temporada do anime em 2013, o recurso utilizado para chamar a atenção dos espectadores na estreia dessa season final de SNK foi o choque de exibir cenas fortes com o foco no impacto e brutalidade de uma guerra. O resgate do soldado Ryan (aliás, baita filme) também usa o horror em colocar o espectador para ser um mero peão dentro do campo de batalha, em que predomina a desolação acompanhado do clima fúnebre de perder seus companheiros e amigos em 1 segundo por causa de uma mina ou de uma bala perdida que ceifou aquela vida. Os minutos iniciais dessa temporada de SNK estabelece muito bem essa ambientação agoniante e sem esperança de um confronto militar armado. A desorientação do Falco em estar ferido, os eldianos suicidas que são forçados a correrem em direção as metralhadoras .50 para explodir um trilho de trem, o exército de Marley que oprimem racialmente um grupo supostamente inferior… tudo muito típico de obras que abordam e focam nos conflitos dessas proporções para estabelecer a dualidade entre o certo e o errado acompanhando um dos lados na guerra. A primeira metade tem a finalidade em passar essa mensagem, porém não acerta com perfeição em sua execução.

A primeira coisa que não curti nessa estreia é a comédia. O Isayama é péssimo em criar situações cômicas e todos esses momentos sempre eram salvos pela equipe de produção dos animes das seasons anteriores em mudar a ordem ou retirar acontecimentos que quebram o tom geral da cena. Rolavam adaptações e o timing cômico eram melhores construídos nas adaptações se compararmos com o original. Ainda tem o agravante que o autor queria estabelecer um tom mais pessimista e triste nessa parte inicial, entretanto é totalmente quebrado quando temos 4 adolescentes fazendo piadinhas e apelando para o humor físico fora de contexto para servir como espécie de alivio na tensão da situação triste que se encontram. Essa mudança brusca é contraproducente, pois nem graça tem aqueles comentários feitos por eles, como também poderia ser retirado todos esses diálogos que não fariam falta alguma para o andamento do episódio.

Teve outra parada que não gostei e que VAI FAZER PARTE DURANTE TODA ESSA TEMPORADA FINAL DE SNK que são os diálogos EXTREMAMENTE EXPOSITIVOS. O autor conseguiu fazer uma história bacana até esse ponto (tirando o arco político que foi uma barriga gigante no enredo). Uma das virtudes em SNK era o mistério e a curiosidade de entender o que caralhos está acontecendo naquele universo. Apesar do Isayama usar umas técnicas safadas de ocultar certas respostas chaves, todo o mundo construído até ali era coeso e interessante em apresentar uma riqueza de detalhes dentro dessa temática steampunk em sua essência, e que era uma das coisas que me atraia para obra. Porém ele precisava dar resoluções para as perguntas que ele mesmo levantou anteriormente. Aí quando o autor começou a explicar diversos pontos, foi que começou a desandar totalmente. Não vou falar o que são esses pontos, porque vocês leitores irão ver nos próximos episódios do que me refiro. Mas já posso adiantar que as resoluções para a maioria dos questionamentos não vão satisfazer boa parte do público. Será a mesma parada que aconteceu com a série LOST, em que quando o seriado era bom era justamente nos momentos que o mistério predominava. Em seguida que apareceu as respostas, a merda foi espalhada no ventilador e só restava o sentimento de decepção e desgosto por a história estar caminhando para um final tão ruim assim. Estou tentando ajudar para quem não sabe de nada, até para ir com as expectativas baixas e NÃO PENSAR SOBRE O QUE ESTÁ VENDO. Se começar a questionar o motivo que aconteceu tal parada, fudeu, porque vai ficar uma merda a história para ti. Até eu digo que o Isayama é um excelente ilusionista, porém um péssimo MISTER M em revelar seus truques. Ainda tem o lance dele querer passar uma mensagem social e crítica sobre ser contrário as guerras e governos autoritários (nazismo, fascismo, comunismo…) na história de SNK. Porém como ele faz para criticar esses pontos citados??? É afirmando que as ideologias nazistas são os ideais a serem seguidos. O autor entra em contradição de pensamentos, que fica meio difícil de defender sua visão bem limitada e preconceituosa das coisas. Em resumo, não veja Shingeki pela história nessa reta final e não pensem muito sobre o que ao autor quer passar, porque ele mesmo apoia o que está criticando. É um negócio totalmente sem sentido e contraditório.

O outro problema seria a apresentação dos novos personagens. Tenho um amigo que comentou comigo que achou bizarra essa transição do final da temporada passada para essa. Somos jogados em um momento tenso qualquer e tem pelo menos uns 8 personagens novos que não sabemos quem são. Como eu li o mangá, não senti essa estranheza por todos esses personagens já serem familiares para mim. Porém pensando por esse prisma, realmente é difícil engolir nesse primeiro instante essa alteração de perspectiva que o roteiro propôs. Também um outro amigo falou que podia morrer todo mundo nesse episódio que não faria diferença, porque ele não faz a mínima noção do que está acontecendo e que não consegue comprar a ideia de torcer pela sobrevivência desse novo grupo de protagonistas visto que desconhece quem são eles. Também é um ponto válido, pois essa desorientação apesar de ser proposital, jamais foi trabalhada devidamente e chega em um determinado ponto dessa estreia, que o espectador só está torcendo para ver alguma cena de ação ou assistir algum titã pelado comendo pessoas. E realmente é isso que acontece na segunda parte do episódio para ‘acordar’ o espectador sonolento.

Agora sim é o SNK que eu queria ver

Depois desse marasmo no meio do episódio de estreia, a sequência final realmente é digna de elogios. Nem falo dos trechos de ação irados para um caralho que teve no episódio e sim na montagem/direção desses segmentos. A começar pela fotografia. De longe a mais bela entre todas as temporadas. Esses 10 minutos finais foram dignos de animações feitas para cinema. Plano holandês, câmera tremula, contra-planos destacando os cenários e iluminação, planos detalhes, panoramas dos cenários… tudo foi bem casado para dar um dinamismo incrível nessas sequencias de lutas entre gigantes bombados contra canhões medievais. O CG também está muito bom. Vi muitas pessoas criticando esse aspecto, citando até Arifureta como EXEMPLO de animação em computação gráfica. Porra, ai não tio! Ou nego está ficando cego, ou perdeu a memória, ou viu pelo celular com tela de 240p de resolução os animes, só pode. Quando trocaram de estúdio pensei que rolaria a discrepância entre os estilos de animação, no entanto a MAPPA conseguiu manter um grau de fidelidade com a temporada anterior junto ao traço do original (mangá). Na parte da animação (nesse primeiro momento em que a MAPPA aguentou sem decair na qualidade e consistência dos frames) não tenho do que reclamar.

Outro ponto a ser exaltado é a direção e edição. Desde o momento quando começam a cair titãs do céu, até ter o titã bestial atirando balas em direção aos navios de combate (mesmo não fazendo sentido nenhum, cientificamente falando, as balas funcionarem daquela maneira), tudo é muito envolvente e com clareza na ordem que acontecem os fatos, sem aquela confusão visual que diversos animes apelam para poupar dinheiro na animação. Também outra coisa que gostei é como estabeleceram que o restante do mundo está se adaptando para combater os titãs de Marley, criando tecnologias e armamentos para inibir essa vantagem na “força” daquela nação. São esses momentos que o autor acerta em estabelecer certos alicerces, sem a necessidade de 30 linhas de diálogos entre pessoas falando obviedades. Ainda rola um gancho de um futuro “pessimista” para aqueles personagens apresentados nesse presente em episódios futuros. Foi realmente um bom fechamento. A trilha sonora continua excelente, só não gostei da nova OP e ED do anime. Depois da primeira abertura de 2013 e de SASAGEYO, todas as outras aberturas posteriores ficam abaixo dessas duas em todos os quesitos.

Conclusão

Eu fico bem decepcionado com SNK. Não estou falando da sua estreia e sim o que vem a seguir. Lembram daquele arco político que teve na terceira temporada e que foi CHATA PARA UM CARALHO!? Então… esse próximo arco vai ser 10 vezes pior e ainda vai ter o Isayama tentando passar uma lição de moral, sendo que ele próprio é o alvo de suas críticas. Desejo boa sorte para quem ainda está confiante com Shingeki no Kyojin e espero realmente que você tire algum proveito dessa reta final, pois o autor fez de tudo para cagar com a obra manchando a imagem dela permanentemente. Então fiquem com esse gosto dessa estreia como, talvez, um último respiro de uma coisa boa vindo dessa história.