Alexsander perdeu neurônios, mas passa bem (por enquanto).

Alexsander perdeu neurônios, mas passa bem (por enquanto).

E cá estamos para comentar de “Kaifuku Jutsushi no Yarinaoshi”, ou “Redo of Healer” como é chamado internacionalmente. Sendo esse a pior coisa que poderíamos ter na Temporada de Inverno de 2021, sendo facilmente o primeiro lugar de coisa ruim que vai ser lançada nesse ano em termos de anime (posso afirmar isso com certeza), podendo ser até uma das piores coisas da década, isto se não for A PIOR animação realmente.

Sinopse: ” “Os mágicos de cura não podem lutar sozinhos”. Keare, que estava ligado a esse conhecimento comum, foi explorado de novo e de novo por outros. Mas um dia, ele percebeu o que poderia estar além da magia de cura, e estava convencido de que um mago de cura era a classe mais forte. No entanto, no momento em que ele percebeu todo o seu potencial, ele foi privado de tudo. Assim, ele usou magia de cura no próprio mundo para voltar quatro anos, decidindo refazer tudo…”

Antes de começar a falar do anime, acho importante responder a uma pergunta: por que estamos falando desse anime? Alguns (os sensatos) podem pensar que dedicar tempo para fazer uma postagem sobre essa bomba, é nada mais ou nada menos que dar palco para a obra e assim, talvez, dar mais visibilidade para a praga. E de fato, essa pode ser sim uma forma de propagação dessa merda, porém estou fazendo isso por um simples motivo: uma ‘enxurrada’ de canais e sites vão elogiar e fazer propaganda dessa coisa como sendo boa. Canais como “Desunidos dos Animes” e o “GÊNIO DA ATUALIDADE” são grandes entusiastas dessa coisa (principalmente o ‘GÊNIO’). E sabendo disso, eu simplesmente não posso ficar quietinho e vendo comportamentos errados difundidos por aí. Sinto que temos, pelo menos, ser aquele alguém que vai criticar. Até porque, pode muito bem ser uma forma de “iluminar” os olhos de alguém, ou até fazer com que pessoas se afastem do anime. “Kaifuku” seria um anime excelente para se comentar (xingar) semanalmente, mas aí sim estaríamos dando palco, então faremos duas ou no máximo três postagens sobre o anime. Essa de agora (primeiras impressões), uma review quando o anime terminar e um possível terceiro post, levantando e comentando os principais problemas do anime com suas passadas de pano, igual fizemos com “Murenase! Seton Gakuen” no ano passado. Só isso. E a quem interessar, o @rubnesio fez uma postagem sobre a light novel e o mangá de Kaifuku e você pode ler ela aqui. Lá tem spoiler e uma recomendação para você leitor fuja dessa obra.

Agora sim falando dessa estreia, ela foi horrível (e está longe do ápice que pode chegar). Já tenho que falar logo que a produção está extremamente limitada (yay!!). Até mesmo na abertura do anime – que poderia se esperar uma animação melhor -, dá para notar que eles possuem certa limitação de frames desenhados. Por vezes a animação dava pequenos ‘saltos’, ficando toda travada, evidenciando que precisaria de mais uns 2 ou 3 quadros para amenizar esses efeitos. E se na ABERTURA já está assim, o decorrer do anime não foi diferente. Foi até pior! As cenas de ação, novamente travadas. O character design altera a todo instante. Ora o protagonista parece mais novo, ora parece mais velho (sei do retrocesso de 4 anos do anime, mas mesmo assim, o char muda bastante). A direção é quase inexistente e muito pouco expressiva. Talvez seja um aspecto da própria produção caindo aos pedaços que limite o trabalho dele, ou talvez seja porque ele é ruim dirigindo.

Já comentei aqui em algumas muitas oportunidades, que odeio quando anime usa o recurso de alguma cena passada ou futuro para fazer sua introdução e no decorrer do episódio, o anime não chega naquele ponto inicial apresentado. Eu acho essa tentativa de chamariz um problema enorme, porque mostra que o roteiro não tem onde se agarrar para uma introdução interessante, então precisam pegar algo de lá do futuro para tentar fisgar sua atenção. A tentativa aqui foi colocar logo uma guria nua, com o protagonista com aquela cara de cu dele, provavelmente quase a estuprando (até porque, é basicamente isso que Kaifuku é). E vale ressaltar que ele está com uma barra de metal quente, pronto para marcar a pele da garota. Ao menos não gastaram minutos nessa péssima introdução e foram logo para a OP, dando prosseguimento com o andar da história.

No pós OP, temos uma longa contextualização, com os últimos momentos do Keyaru antes de voltar para sua “versão vingativa”. Assim, esse segmento é um tanto estranho, principalmente no que tange o poder do protagonista. Como nada é muito fundamentado inicialmente, é estranho que além de curar, ele absorva a experiência da pessoa e ele consiga imitar todas essas habilidades para quando chegasse o momento, ele matasse o Lorde Demônio, que é uma guria peituda que fica sem roupa. O estranho não estar nem nessa absorção de experiência. É estranho, mas enfim, o pior está no fato dele dizer que COPIA GOLPES DE LUTA. Tipo, toquei, copiei e agora eu sei tudo. Se fosse uma cópia de conhecimento, okay, é até aceitável, mas são habilidades de luta. Se ele fica acorrentado o tempo todo, sendo maltratado pelos outros heróis, de onde ele tirou tempo para testar/treinar essas habilidades?

Uma coisa que é deveras estranho e que (ainda) não foi explicado, e acho que nem será, é que quando o protagonista ativa a magia para retornar ao passado (que sequer faz sentido, vale dizer), uma voz do além, vulgo a dele mesmo no modo “DARK”, fica sussurrando para ele no começo do episódio algumas frases como “fique mais forte”. Tipo, como isso aconteceu? Por que está acontecendo? É quase como se o eu dele do futuro tivesse morrido e ficasse alertando o passado dele, até que esse eu dele mais que possui o corpo dele e inconscientemente vai até o presente, ativa aquela magia e fica sabendo do trágico destino dele. E além dessas questões, ele vê o futuro e nunca questiona sobre o que viu. Esse espírito do futuro realmente entrou no corpo dele? Porque não são apenas memórias. Logo após isso ele já compra que: “Ah, preciso e vou me vingar muahahaha”. Talvez seja só uma desculpa fajuta desse roteiro precário e ofensivo para criar uma situação em que as atrocidades futuras que ele cometerá serão “””justificáveis””””. Ainda mais que o personagem diz que irá CURAR a CORRUPÇÃO DO MUNDO. E qual o plano dele para isso? Estuprar garotas!!!! Olha só, que maravilha!!! (Leia-se: sarcasmo)

E além de tudo isso, o anime forma um puta paradoxo, porque quando chega a brecha dele, o Keyaru diz que esperou por aquele momento e, aparentemente, ele conhecia a guria Demônio. Logo, ele já viveu tudo aquilo, ou pelo menos alguém contou para ele. E como ele preservou todas essas lembranças quando retornou? Se o anime explicar isso – coisa que duvido, pois ficarão entretidos em criar justificativas para estupros e homofobia – vai ser ok nessa parte, porém caso não expliquem, só será mais um buraco nessa trama rasa e vazia.

Na parte do meio-final, o Keyaru possui magicamente suas lembranças e todo o seu plano maléfico de vingança arquitetado em sua mente. Seguindo passo a passo, ele consegue se infiltrar lá dentro do reino, possuindo resistência à drogas e alerto que não é comendo cogumelos aleatoriamente e sem dosagem que se ganha resistência à venenos. Temos uma grande parte de explicações que pouco importa aqui, até que ele sendo esse grande herói gostosão da porra, é atacado pelas empregadas que desejam seu pau. E elas ficam maravilhosamente revisando quem vai dar para ele à cada noite, se deleitando deste incrível herói bom de cama. UAU, que homão! Ai sério, esse negócio nem se esforça para ao menos disfarçar o que ele realmente quer ser, porque claramente mulheres vão desejar ele e vão atacar, porque é sempre a mulher a submissa!

O final do episódio acaba de uma forma bem anticlimática eu diria. O problema não está na cena em si, que poderia muito bem servir como um gancho, mas a direção e a montagem da cena não ficaram muito boas. Não pareceu que ele estava acabando e até achei que teria outra cena depois do encerramento, o que não aconteceu. O que tivemos nesse final foi o PROTA curando o braço da irmã da guria de cabeço rosa. Em seguida ele fingindo ter tido um desmaio, a guria de cabelo rosa revelando sua verdadeira face e como despreza curandeiros (muahahaha). E ainda ele está com aquele sorriso de merda na cara. Fim. Até a próxima semana. Eu já odiei esse negócio, mas nem nas cenas mais básicas essa coisa consegue acertar (merecia um trabalho bem pior, na verdade).


Por fim, o que posso trazer de considerações finais é que haverá aquele(s) otaku(s) que irá (irão) dizer: “Ah, mas é um anime de vingança. Fizeram X, Y e Z com o prota. Ele tem DIREITO”. Meu amor, o problema não está necessariamente em ser vingança. O problema está NA FORMA que é feito. Porque o anime é sim, criminoso. Não há o que dizer. Além de ser um abismo de machismo, ele vai reduzir mulheres, vai generalizar gays a um bando de estuprador. Kaifuku é machista, será misógino, será homofóbico e com certeza muito mais! E isso porque estou falando desses assuntos só por cima! A experiência disso tudo com toda certeza será muito pior. Eu não sei dos detalhes, mas vai ter uma cena que irá provar esse meu ponto de vista. E claro, voltarei aqui para dizer tudo!

Irão me xingar, mas eu sinto que tem todo um encontro de ideais em quem defende esse lixo. Não vou generalizar a todos, mas eu percebo que quem gosta disso, é quem diz que o mundo está muito “mimizento”, reclama de feminismo. É aquele que diz que não é homofóbico, mas na primeira oportunidade está cometendo tal crime.


Esse episódio 1 funciona perfeitamente como uma degustação da radiação que está por vim. Se você achou qualquer coisa ou que não foi tão ruim assim, calma que o pior ainda está por chegar. Quando eu disse que seria a pior coisa lançada do ano, não estamos exagerando! Eu não sei muito bem o que virá à seguir, além de algumas coisas mais pontuais e de preconceito, mas segundo o Rub, o pior deve começar já no final do episódio 2. Dali para frente, vai ser ladeira abaixo (havendo um clímax por volta do episódio 3 ou 4). Sempre piorando e descendo mais e mais fundo… Obviamente não recomendamos o anime, o mangá, a light novel… Essa coisa sequer deveria existir. Contudo, já que existe sites/anitubers famosos não só elogiando, como defendendo as atrocidades, estaremos aqui criticando essas atrocidades!

Aguardem as próximas postagens e vão ver coisas melhores da temporada, porque está cheio de animes que o investimento de tempo parece mais promissor.


Mano, essa produção haushaushaus. Que frame mal desenhado do caralho!