ENTRA NO ROBÔ YOMOGI.

E o segundo episódio de “SSSS.Dynazenon” está entre nós e eu estou muito feliz em estar aqui em mais post para comentar as minhas malucas interpretações sobres esse fantástico anime.

TIVEMOS A ABERTURA. Como no primeiro episodio só teve o encerramento(que é bem legal por sinal), fiquei bem animado, pois finalmente poderia vê-la para saber o que de interessante ela poderia nos entregar e bem, ela tem uma vibe bem parecida com a de “SSSS.Gridman”. Tanto que quem a canta é o mesmo vocalista da banda da abertura do seu antecessor. Agora o que realmente me interessou foram as cenas da Chise. No episódio anterior todo mundo entrou no robô menos ela e a abertura dá muito mais destaque a eles, tendo mais de uma sequência os mostrando. Ela sempre é deixada de lado, mas quando finalmente se tem uma cena a destacando, é possivelmente o momento mais sombrio da abertura. É ela de frente com uma versão de uniforme escolar de si mesma num lugar todo laranja. Pode representar que ela tem um trauma por causa da escola e por isso “escolhe não ir” como ela fala no primeiro episódio. Depois temos A CHISE SORRINDO COM DOIS OLHOS VERMELHOS DE KAIJU ATRAIS DELA. Pra quem não está ligado, em “SSSS.Gridman” todo mundo que é bom tem olhos azuis e quem é mal são vermelhos. Mesmo que aqui os personagens tenham cores mais variadas, ainda está presente esse aspecto. O Dynazenon que seria a representação do bem tem olhos azulados, já os Rugenicistas que representa o mal, quando controlam os kaijus, ficam com olhos avermelhados(falo a minha teoria maluca mais para a frente). Detalhe que nesse momento a música está falando S.O.S.

Terminado a abertura o episodio começa onde o anterior acabou. Na verdade é um pouco antes, mostrando de novo o clímax da batalha só que pela visão do Yomogi. Eu adorei o detalhe que quando a câmera mostra a cabine dele, continua tocando a insert song que estava tocando naquela hora na batalha só que abafado, como se a música estivesse realmente tocando naquele momento para eles. Também é um bom jeito de não enjoar o público, pois é a mesma música que tocou segundos atrás na abertura.

O Yomogi é o foco do episodio de hoje. Não é a toa que a primeira coisa que vemos é ele. Basicamente nos é mostrado como ele quer ser uma pessoa madura, mas não percebe o quão importante é entrar no robô por, sei lá, achar algo infantil, afinal são brinquedos que ficam gigantes. Pensa comigo. O garoto está trabalhando e ninguém atua no ramo profissional sem motivo. De acordo com os amigos dele é porque ele quer ser independente. Então é posto a escolha de ir trabalhar ou treinar e o jovem mancebo escolhe trabalhar, provavelmente porque é mais “responsável” do que ficar brincando por aí com bonequinhos gigantes. Aí entra o papel da Yume que mostra os estragos na cidade por causa da luta para tentar fazê-lo se ligar que aquilo é importante. MAS A PORRA DO YOMOGI NÃO ENTENDOU E AINDA ESCOLHE O TRABALHO. Felizmente no final da luta contra o kaiju ele finalmente compreende o quão importante isso é. Gostaria de ressaltar que de novo a direção faz um excelente trabalho em mostrar tudo isso sem falar diretamente nada.

Um detalhe que achei interessante sobre o Yomogi é que ele usa óculos, mas só vemos isso quando ele está em casa. Pode ser um indicio que do que eu falei dele querer ser uma pessoa mais madura, escondendo os óculos por achar infantil. Falo isso, pois já vi parecido antes, mais especificamente no episodio 3 de FLCL onde tem uma personagem que faz exatamente a mesma coisa.

A Yume também teve seu momento de destaque. Quando o Gauma marca para treinar no dia seguinte ele a faz prometer aparecer amanhã e olha só, contrariando as expectativas ela realmente vai ao local e também demonstra estar mais feliz como se tivesse encontrado um lugar que faz a sentir a vontade, ou algo do tipo. Provavelmente não vai ser só isso o desenvolvimento dela, então estou muito interessado no que isso vai dar.

Mas sabe o que eu realmente estou interessado? Na Chise. Depois da abertura fiquei apreensivo com ela, que mesmo não tendo muito destaque no episódio, teve coisas MUITO INTERESATES. Para começar tem a pedra que ela acha depois da batalha contra o primeiro kaiju, que é a mesma mostrada sendo jogada na cidade no primeiro minuto do primeiro episódio. Esse negócio não deve ser coisa boa. Então a minha teoria maluca é o seguinte: durante o episódio vemos a Chise se interessando pela aliança Dynazenon(nome provisório), mas ela não tem um robô pra ajudar eles e que pode criar um ressentimento de não poder estar participando da coisa. O que me faz mais acreditar nisso é um momento depois de derrotarem o kaiju onde ela comemora sozinha a vitória em uma estação de trem. Mesmo ela estando feliz, essa cena tem uma carga tão melancólica. Continuando, em um momento os antagonistas falam que o kaiju se desenvolveu com eficiência, dando a entender do que eles são feitos. E se aquela bolinha for tipo uma semente que pega os ressentimentos das pessoas e transformam em kaijus, a Chise será mais uma vitima desse mal. Aí aquela cena na abertura faria bastante sentido.

Falando nos antagonistas, tivemos a apresentação formal deles nesse episódio. Mas antes de tudo quero apontar o fato que o Juuga tem a cara do cantor da abertura Masayoshi Ooishi.

Então a Rugenicistas são controladores de kaiju igual ao Gauma. Se for comparar os 2, é interessante ver que o Gauma tem mais visual de vilão do que os demais. Não acho que seja um detalhe qualquer e provavelmente seja uma indicação para um plot futuro. Não sei dizer com certeza, mas talvez esteja relacionado com um questionamento que episodio levanta do Dynazenon ser um kaiju ou não. Veremos no futuro.

E chega ao fim mais um post de impressão de mais um episódio de “SSSS.Dynazenon”. Vou admitir que de inicio achei um pouco mais fraco que o anterior. Porém vendo agora depois de refletir, digo que foi tão bom quanto. Consegui levantar coisas bem interessantes e continuou com sua fantástica direção de “não fale, mostre”. Eu não tenho dúvidas que irá continuar com essa qualidade ate o final. Mas então até semana que vem.

Deixe um comentário