Depois da piscina, vem um baita de um episodio.

Mais uma semana com “SSSS.Dynazenon” e mais um post. Bom, semana passada não teve comentários do episódio 5 então devo a vocês um esclarecimento. Peço desculpas pela demora. Eu não estava muito disposto, mas então aqui está as minhas impressões e para não deixar acumular, vou comentar o 6 também. Adianto que foi um episódio muito bom.

Episódio 5

Teve episódio de praia(no caso foi de piscina, mas detalhes, detalhes). Em “SSSS.Gridman” também no episódio 5. Havia alguma chance de ter aqui uma queda. O de “SSSS.Gridman” foi facilmente o pior da série, mas esse daqui foi bem mais interessante.

Pra começar o episódio nem foi 100% piscina. Teve mais de 7 minutos de cenas antes de irem para lá, e entre elas tem duas legais de comentar. A primeira é da Yume em sua busca para conhecer melhor a irmã, e assim como o Yomogi no episódio passado, se surpreende ao ver o lado brincalhão da amiga(em um diálogo um tanto artificial). A Yume se surpreende por a irmã que ela vê no vídeo ser bem diferente da pessoa que ela conhece.

Logo em seguida tem o Koyomi bebendo com a sua amiga de infância, não teve tanta coisa nesse momento, mas o que teve de interessante de comentar e que ela falou que não sabe porque se casou, isso claramente deve ter dado esperanças para o rapaz, já que claramente ele gosta dela, veremos a repercussão disso no episódio seguinte. Mas então depois do silêncio que teve depois dela falar isso voltamos para o flashback da janela quebrada, bem não tenho muito o que comentar só que eles pareciam ser mais próximos do que eu imaginei.

Ambas as cenas do Koyomi foram bem simples, mas a direção foi bem cuidadosa em criar enquadramentos bem interessantes, então vou fazer algo diferente e comentários.

Para começar o plano acima é mais fechado do que o do reencontro deles e demonstra que eles estão mais próximos do que antes. Continuando, essa cena foi enquadrada de forma que mostre os dois presos pela parte de fora da loja, indicando que tem algo que está os prendendo junto, ainda que há uma barreira os separando. Não só como ambos estão presos em suas próprias prisões, no caso da Inamoto ainda é pior, pois as caixas atrás delas estão posicionadas de forma que indique que ela está mais limitada e sufocada em sua própria casa. No caso do Koyomi, não há nada atrás dele. Agora o que está os prendendo? O passado deles? O casamento dela? Só o futuro dirá. Bom, isso é tudo para essa cena, mas é bom esclarecer que eu posso estar errado e tenha uma outra interpretação.

Agora a cena do flashback. Não tem tanta coisa nessa cena comparado a outra, mas desde aquela época já tinha algo ali. A Inamoto está posicionada de forma que as cadeiras a estejam segurando. A parte do Koyomi não é tão óbvia quanto a dela, mas está lá. No caso também são as cadeiras que está o aprisionando e de novo ele está mais livre que ela. Por último, havia algo os separando naquele tempo. Eu não sei o que está acontecendo, e diferente da cena anterior, aqui eu não faço a menor ideia.

E finalmente a piscina. Aqui foi mais comédia do que fanservice. Claro, teve ângulos. Foi bem bobinho, mas bem divertido, principalmente esse momento. Uma das piadas foi sobre correr na piscina, ou não no caso, porém em um momento ela é usada de forma interessante. O Galma, um dos mocinhos, é advertido por correr e o Sizumu um dos antagonistas fala para o Yomogi não sair apressado. Quem deveria ser do bem fez a coisa errada e a pessoa oposta, fez a coisa certa. É mais uma vez a série nos fazendo questionar sobre quem é mocinho e vilão. De resto, a piscina serviu para aproximar mais ainda a Yume e o Yomogi.

Já no final do episódio, a Yume descobre que a irmã pode ter cometido suici-

Episódio 6

Enfim o episódio 6, chegamos na metade da série e nada mais justo para marcar esse momento do que um episódio com tudo que o anime tem a nos oferecer, ou seja drama de qualidade e briga de bicho gigante.

Vou tentar dar um mind blowing em você meu caro leitor(ou pelo menos vou tentar). A informação que a irmã da Yume pode ter se suicidado com certeza é bem chocante, mas se eu te falar que há indícios disso desde o primeiro episódio? Especificamente no comecinho depois de aparecer “SSSS.Dynazenon” na tela quando o Yomogi e seus amigos estão andando e começam a falar sobre um festival, citando que uns alunos há anos atrás que sofreram bullying se mataram. Conhecendo o jeito que a série funciona, é bem provável que eles estejam falando da irmã da Yume. Essa informação mesmo ela não transparecendo muito, acabou abalando-a bastante e ficou ainda pior depois dela ver o vídeo da irmã sofrendo a pegadinha. 

O Yomogi ao tentar ajudar a amiga acaba agindo de uma forma um tanto evasiva, que acaba desagradando-a. Como consequência, ela o afasta. Aí entra o Sizumu que age de forma a dá-la o devido espaço e meio que aproxima os dois, ação que desagrada o Yomogi.

E finalmente a melhor parte do episódio para mim, o Koyomi e suas desventuras amorosas. Mais uma vez vou fazer uma análise desse momento.

Dessa vez a câmera está mais próxima do que a última vez, indicando que estão mais íntimos, consequentemente o Koyomi consegue ultrapassar um pouco a barreira que o separavam. Provavelmente ele consegue fazer isso, porque acreditava que ela estava insatisfeita com o casamento por causa do que a própria havia falado no episódio anterior. Quando ele finalmente está conseguindo, aparece outra barreira, o marido dela. Do outro lado da moeda com a Inamoto, o marido não só tá a bloqueando como prendendo-a também. Além disso, essa cena usa de forma brilhante os guarda-chuvas. No início da cena eles tão posicionados de modo que pareçam um coração, representando o amor por sua amiga de infância. Mas quando o marido dela chegar, os guarda chuvas se separam

O melhor de tudo é que a direção usa essa construção em volta do guarda chuva para desenvolver a trama. O Koyomi acaba esquecendo e proporciona o encontro com a Mujina que termina numa bebedeira entre os dois. Vou abrir um parêntese aqui para falar sobre ela. Desde o episódio 3, um dos antagonistas vem visitar os personagens para bater um papo agradável e quando chegou a vez dela,. não teve esse momento. Me deu a sensação que ela foi esquecida e parando para pensar, ela sempre fica de lado ou no cantinho da tela quando aparecia. Depois dessa conversa que eles tiveram ficou bem claro o porquê disso. Ela nunca tinha destaque, porque estava indecisa consigo mesma e atuava de forma mais passiva. Voltando a cena, o Juuga e o Sizumu visitavam os protagonistas sempre a direção dava um jeito de criar um enquadramento com uma barreira entre eles. E quando acontece, o que é falado na conversa é que eles são iguais, sacou? Como eles são parecidos, a barreira que normalmente os separava, não estava mais aqui.

Agora pulando para a batalha final, provavelmente tudo que aconteceu com a Mujina no episódio deve ter dado mais confiança para ela e acarretado em um kaiju mais forte. Assim que ele aparece, começa a causar uma destruição avassaladora sendo provavelmente o kaiju mais poderoso até então.

Agora entra o papel da aliança Dynazenon(nome provisório) que chega para salvar o dia. Por causa dos acontecimentos do episódios, os pilotos estão, como posso dizer, no fundo do poço. A Yume atormentada com a possibilidade da irmã ter se suicidado, o Yomogui que se distanciando da pessoa que ele gosta e o Koyomi que também tá na mesma de sofrer por amor. E diferente de seus oponentes que estão no ápice, os jovens heróis tão mais desunidos que nunca. Resulta neles tomarem uma surra bonita. Aí do mais absoluto nada, vem a coisa mais agonizante do episódio.

Do nada aparece A PORRA DO GRIDKNIGHT. Vou admitir que não esperava por isso(aposto que ninguém esperava também). Fiquei de boca aberta ate o final dos créditos. Isso abre espaço para tantas teorias. Para começar(spoilers de “SSSS.Gridman” à frente), o Gridknight é meio que a materialização da evolução que o Anti teve em “SSSS.Gridman”, ou seja, não tem como ser outro Gridknight. Então implica que “SSSS.Dynazenon” se passa mesmo no mundo simulado da Akane, já que o Anti é uma existência que só existe no mundo virtual, a não ser que ele tenha arranjado um jeito de sair de lá(que também é uma hipótese plausível pelo andar da carruagem). Se for mesmo a realidade virtual da Akane, explicaria porque a série constantemente utiliza os cenários de seu antecessor, e com a aparição do Gridknight, quer dizer que a série se passa depois de “SSSS.Gridman”. Explicaria porque quando eles foram para as nuvens no episódio 3, havia espaço e não circuitos como apresentado no antecessor. Também tem a possibilidade de ser uma realidade simulada de outra pessoa, porque os cenários reutilizados são levemente diferentes. Seria algo mais plausível para a aparição do Gridknight. São muitas possibilidade, mas para finalizar, acho que li em alguma entrevista que esse anime foi feito para pessoas que não viram “SSSS.Gridman”. Estou muito curioso para ver como aquela aparição no final vai influenciar nisso.

Bom, por enquanto esse foi o melhor episódio da série com folga. Muito por causa do storyboard e da direção do episódio do Yoshiyuki Kaneko. Eu cheguei a comentar um pouco sobre ela durante o texto, mas não bem o suficiente para representar toda a sua magnitude. Vou deixar esse texto do Sakuga Brasil que fala muito melhor sobre o assunto.

Escrevi bastante sobre esses dois episódios, né? Um foi mais ou menos e o outro foi simplesmente fantástico. Se a qualidade dos próximos continuar nesse nível do atual, aquilo que eu disse de ser o melhor do ano terá chance de ser verdade. O hype está lá no teto para o próximo episódio, que pelo ritmo que as coisas estão indo, vai sair no dia seguinte que esse texto for pro ar, bom até lá.

Deixe um comentário