Catalogue sua coleção ^^

Catalogue sua coleção ^^

Bom dia, boa tarde, boa noite! Hoje teremos uma postagem um pouco diferente. Estamos aqui para divulgar um site que pode ser bem útil para você, caro leitor. Estamos falando do “Meus Mangás“, uma iniciativa do Danilo Camargo (@dnocamargo) que tem a proposta de ser um acervo/biblioteca dos mangás, novels e semelhantes publicados no Brasil. Apresentaremos um pouco mais da proposta na postagem ^^


Como dito na introdução, o “Meus Mangás” tem a proposta de ser “Um lugar onde você pode gerenciar sua coleção e atualizar-se do checklist das editoras”. O site está atualmente em desenvolvimento, porém já possui mais de 500 obras e mais de 5.000 volumes cadastrados, tais como “Jujutsu Kaisen“, a edição definitiva de “A Voz do Silêncio“, “Astra Lost in Space“, “Moriarty: O Patriota“, “My Hero Academia“, “Given” e outras que já podem ser encontradas. Títulos mais antigos lançados no Brasil também podem ser encontrados, como por exemplo as edições da Conrad de “Neon Genisis Evangelion” e “Paradise Kiss”. Há uma equipe trabalhando nele para aprimorar e registrar outros títulos no banco de dados ^^

Há algumas abas disponíveis. Na opção de “Checklists”, você pode verificar os volumes que irão sair em determinado mês, podendo até ser usado como uma prévia dos seus gastos, ou uma agenda do que você terá que adquirir. Em “Catálogo” estão registradas todas as obras. Você pode direcionar suas pesquisas e ir variando entre editoras, demografias, faixa etária, status de publicação, gênero, formato e outras opções disponíveis. Além de claro, poder pesquisar obra por obra individualmente por meio do campo correspondente.

O site é completamente gratuito e para ter acesso, basta possuir um e-mail. Estão prometidas pelo criador do site melhorias como personalização do seu perfil, definir sua fila de leituras, seção de comentários e de outros usuários sobre determinada série/volume, poder compartilhar sua coleção com amigos, dentre outras funcionalidade. Se alguém quiser ajudar a catalogar as séries, pode entrar em contato com o desenvolvedor (@dnocamargo) que será explicado como funciona. Pelo Trello é possível acompanhar o desenvolvimento do projeto.


Opiniões sobre o Site

ALÊ

Para finalizar a postagem, acho interessante colocar algumas opiniões do que achei nesse primeiro contato. Bom, eu adorei a ideia por si só! Não é a primeira vez que interajo com um site do tipo e quem acompanha o blog no Twitter deve ter visto que vez ou outra damos quote RT nas compras do Koda (@koda_manga), nosso querido amigo que mora lá na França. No ano passado, ele me apresentou ao site MangaCollec, que tem essa mesma proposta do Meus Mangás. Na época fiquei um tanto maravilhado com a funcionalidade e com o quão prático era o site. Tem a possibilidade de ver checklists, catalogar toda a sua coleção, divulgar para amigos… Era tudo muito bom! Lembro dele me perguntar se aqui no Brasil havia algo parecido e eu disse que não. Agora com o Meus Mangás, é um grande passo para termos algo bem parecido. Enfim, voltando ao que eu achei, pelo que experimentei hoje de manhã (07/06), o site está muito bom. Eu consegui catalogar uns 90% de tudo que tenho aqui em casa, faltando apenas alguns volumes únicos (alguns BLs da NewPOP) e obras não tão conhecidas (GAME – Jogo Proibido).

Estou bem animado para quando tivermos acesso aos recursos prometidos. Será uma boa plataforma para avaliar e comentar mais brevemente sobre leituras que tive. O site não travou, consegui achar tudo rapidamente e sem grandes problemas. Uma coisa que gostei é que temos até links para compra na Amazon, tornando o processo de localização um pouco mais fácil. Inclusive, uma sugestão é que coloquem um link para as lojas das editoras também, tendo assim dois pilares principais de pontos de compra para aqueles que estiverem usando o site. Recomendo leitores que façam um teste experimentando. É gratuito e para mim, foi divertido ficar fazendo o registro da minha coleção. Será ainda mais quando for possível compartilhar coleção e coisas do tipo ^^

Com o Meus Mangás também descobri que minha coleção passou dos 250 volumes, estava com preguiça de contar, rs

Quem quiser dar uma olhada no MangaCollec que mencionei, o Koda gentilmente deixou que eu compartilhasse a coleção dele nessa postagem. Vocês podem acessar aqui (aproveitem para passar um pouco de inveja de alguns dos mangás que tem na França, rs)

RUB

Darei uns pitacos também, porque adoro ajudar o pessoal em suas empreitadas por aí. Sendo bem direto, gosto da iniciativa e também adorei ter um portal como organizador das minhas coleções brasileiras. Muitas vezes me perco no que eu tenho, do que já li ou do que falta comprar. Nesse sentido, o Meus Mangás é uma mão na roda. Porém ainda acho meio crú o site como um todo. Nem estou falando de bugs ou funcionalidades incompletas e sim uma gama de conteúdos para me prender ao site. Explico.

Montei toda a minha coleção lá e está tudo 100% adicionado. Qual o meu motivo para retornar ao site amanhã, por exemplo? Na teoria vou retornar no momento da compra de um novo volume e cadastrar ele na minha conta. No meu caso, é sempre no começo do mês que compro as parada e somente lá que eu gasto. Então tem quase 1 mês inteiro que não irei entrar no site. Passará a ser ocasional a minha visita no portal e como eu sou PÉSSIMO de lembrar das coisas, há uma boa chance que eu esqueça de entrar só pela falta de hábito. Até hoje eu entro no MAL, no ANN, no Anilist para ver noticias dos animes e mangás que irão lançar ou estão em andamento. Virou uma rotina, pois mesmo eles que tem uma parte dos sites voltados para organização do que foi assistido/lido de cultura otaku, existem outras funcionalidades que fazem o “internauta” frequentar aquele ambiente para usufruir dessas opções disponíveis. Basicamente, tenho que ter motivos para ir ao MM além de só cadastrar o mangá comprado do mês

Eu sei que o site ainda está em desenvolvimento, mas eu estou dando um feedback sobre a situação atual. Já criei um conta na primeira tentativa do Kaneda em fazer os Meus Mangás há anos atrás. Só que eu esquecia de entrar ou da existência do mesmo, que acabou entrando no limbo da minha mente agitada e maluca. Aí o Kaneda não conseguiu dar continuidade e pausou o desenvolvimento na época. Fui recordar do site quando eu vi o tweet do próprio Kaneda em retornar ao projeto de recomeçar a desenvolver o site semanas atrás. Como estou tendo a possibilidade de sugerir melhorias, vou falar algumas de acordo com o que eu aprendi na cadeira de Interface e Usabilidade no curso de Ciências da Computação (vou ter o meu diploma de conclusão daqui 2 meses, graças a Deus. xP)

A primeira sugestão para implementação seria alguma área de noticias do mercado editorial brasileiro no site. Além de organizador, faria com que o Meus Mangás também fosse um agregador sobre as novidades da JBC, Panini e NewPop. Ao menos criaria um mentalidade de sempre ter algo novo regularmente, criando a necessidade e o interesse dos colecionadores para saber o adiamento, cancelamento, pausas ou reimpressões do título buscado no MM (Vou simplificar e escrever MM para Meus Mangás).

A segunda sugestão, que já até vi que no Trello está como ideia, seria uma área de comentários para cada volume lançados por aqui. Muitas vezes tenho que recorrer a amigos ou a grupos de Facebook para saber como está a qualidade de tal volume lançado. Como não compro nada na pré-venda (inclusive, recomendo a todos fazerem isso), prefiro deixar os “ponta de lança” se fuderem ou avisarem sobre algum erro na produção, evitando dores de cabeça minhas por trocas ou recall ou uma nova impressão com o defeito corrigido, para assim comprar o produto. Se tivesse tudo isso de feedback em um só local, já faria uma “marca” mental em mim para momentos como esse que estou na dúvida de comprar algo ou não, ir em um espaço onde terei/lerei experiências de várias pessoas compartilhadas sobre o tal volume que tenho interesse em adquirir.

Terceira sugestão seria um módulo para as vendas dos mangás na Amazon, só que focados em promoções. Aí estou falando sem conhecimento prévio, porque não parei para ler e aprender as funções da API da Amazon, mas fica como possibilidades para implementações. Todo mundo gosta de comprar barato e em promoções. Apesar da Home ter no topo da página os últimos lançamentos do mês, seria uma boa ter mais uma lista, só que focado nos volumes em que estão com maior percentual de desconto, tanto na Amazon quanto nas lojas oficiais da editora (a JBC sai perdendo nessa, porque enrolou demais para lançar uma loja online própria). Seria também mais um “adereço” chamativo para criar a rotina do usuário em acessar o MM todo dia, para ver se tem alguma oportunidade em completar a coleção enquanto navega no site e interage com os demais usuários. Também seria uma fonte de rendimentos para manter o MM operacional em relação aos custos dos servidores.

Falando de experiências de usuário, uma parada que aconteceu comigo e que eu creio que seja apenas reajustes específicos foi a navegação em volumes recém-cadastrados. Para acessar as informações, não é possível clicar nas miniaturas, somente nos links abaixo delas. Todo o site está configurado para tanto a miniatura quanto os links te redirecionar para página alvo. Mas nos volumes recentes só tem a opção nos links e múltiplas vezes eu clicava na miniatura por costume e nada acontecia. Foi uma parada que chamou minha atenção e estou repassando.

Agora indo para o lado mais apelativo (ou comercial, dependendo do ponto de vista) para chamar a atenção, uma funcionalidade que também daria engajamento seria algo como um ranking com os melhores mangás avaliados no site. Se até hoje é discutido se é justo ou não Fullmetal Alchemist: Brotherhood ser o “melhor” anime para os usuários do MAL, imagina, sei lá, HOTD ser o mangá mais bem avaliado do Brasil de acordo com o MM… seria engraçado e triste ao mesmo tempo. É uma forma que gera discussão e que por consequência o MM será citado. Se está buscando algo para chamar a atenção… xP

Acho que seria isso. A minha principal reclamação mesmo é na falta de motivos para retornar ao site depois de cadastrar toda a minha coleção. Quanto ao uso e navegação, exceto as paradas das miniaturas, o resto está tranquilo, sem bugs evidentes. Para o pessoal que já usa o Meus Mangás, quais dicas ou sugestões querem que o site tenha no futuro? Podem deixar nos comentários ou falar com o Kaneda no Twitter diretamente, porque é uma forma de dar feedback e tornar a sua experiência mais agradável enquanto usa o MM.

Deixe um comentário