Um rápido relato do que ocorreu e o que faremos daqui em diante...

Olá pessoal, boa tarde! Espero que estejam todos bem.

Esse post é mais como uma declaração de repúdio e revolta com o que aconteceu hoje com relação ao blog e a editora NewPOP. Eu vou fazer uma linha do tempo explicando tudo o que houve e ao final, comentando a decisão que tomamos.

O que aconteceu: na última quinta-feira (dia 14), a NewPOP fez a última live do ano da editora. Fizemos o post de resumo e publicamos normalmente. Quem faz esses resumos é a Débora (vão ter duas Deboras citadas no post. Uma é que faz os posts do blog, nossa amiga, e a outra que trabalha para NewPOP) e eu só os leio depois para me informar. No sábado, eu decidi colocar a live para ouvir enquanto fazia outras coisas, porém, por volta do minuto 13 da live, o Junior sem querer acabou anunciando a continuação de “Hidamari ga Kikoeru” (no Brasil, saiu como “Ouço os raios de luz”). Ele achou que já tinha sido anunciado e não lembrava o nome que ficaria a sequência. Até pediu para a Débora (a que trabalha na editora) que estava presente na transmissão para falar o nome, o que ela fez: “Ouço os raios de luz: Teoria da Felicidade”. Na sequência, ela lembrou o Júnior que não tinha sido anunciado e ele disse (é uma citação direta): “Então pronto, eu anunciei agora”.

Como reação normal, eu editei o post que estava nos rascunhos e publiquei (isso ainda no sábado à tarde). Seguimos e chegamos a segunda-feira (18) de manhã. Às 10:52 horas, a NewPOP lançou um comunicado no grupo de imprensa em que eles diziam o seguinte (sem tirar nem pôr, incluindo os erros de português presentes na mensagem):

“Bom dia, como alguns de vocês já sabem, durante a live de quinta, o Junior acabou admitindo estar trabalhando em uma série que ainda não foi anunciada. Deslizes do tipo acontecem às vezes em lives e vocês estão no direito de divulgar o acontecimento. O que é muito complicado são páginas e canais divulgando como “A NewPOP anunciou”, quando claramente foi apenas um deslize sem quaisquer outras informações. O anúncio é um compromisso que a editora faz de lançamento, é um distinção muito importante de um vazamento ou ISBN. Embora para o cliente final essa distinção seja de pouca consequência, é algo que deveria ser deixado claro pelas páginas.
Sendo assim, a NewPOP vem reiterar que não anunciou um novo lançamento na live de quinta e agradece a todas as páginas que tiveram esse cuidado.”

Eu não cheguei a procurar de forma minunciosa, mas tirando o BBM que fez um post intitulado “Novos mangás pela DarkSide e pela NewPOP?“, eu não vi mais nenhum outro site ou canal comentando o anúncio além do blog. Mas independente disso, é notório o tom passivo-agressivo da mensagem e principalmente, querendo responsabilizar quem divulgou o “anúncio” do mangá.

A editora diz na nota que não foi anunciado e que foi apenas um “deslize”. No entanto, como comentei no Twitter do blog, há o trecho em que o Junior diz com todas as letras que se tratava de um ANÚNCIO, conforme o tweet abaixo:


Já tem algum tempo (um ano, talvez) que venho comentando vez ou outra que o mercado nacional me deixa muito triste por uma série de fatores. Isso que aconteceu hoje não foi um aspecto isolado. Já teve outras vezes que a editora mandou indiretas para o blog e seus colaboradores durante suas lives, mas até então, relevei tudo porque pensava na integridade da coisa, de noticiar o máximo que a gente pudesse e o mais rápido que fosse possível sem prejudicar a qualidade que prezamos (não é à toa que temos mais de mil posts de anúncios nos rascunhos). Sempre dediquei muito tempo, amor e carinho ao site para ele ser o que é hoje. E dada essa situação, hoje vou pensar em algo que fundamentou o blog em partes: é um blog, sou o dono e de quem escreve para ele, são comentários de assuntos otakus (animes , mangás, novels… ) de temas que NÓS queremos escrever ou falar.

Se nosso trabalho está sendo descredibilizado dessa forma e é um trabalho que fazemos com muito cuidado, acho que chegou o momento de só parar de noticiar e fazer os resumos das lives da NewPOP. A Débora é quem faz a grande maioria dos posts, sempre com muita agilidade e para algo que no fim, beneficia, em especial, A EDITORA. Nos tratar dessa forma é um desrespeito ao blog e aos demais sites que cobrem o mercado, mas é especialmente desrespeitoso com a Débora (a nossa Débora, no caso)!

Iremos continuar comentando aquilo que gostamos e dando visibilidade para aquilo que mais defendemos, mas sem se humilhar por isso. Chega disso. Para quem acompanha o blog, vocês sempre poderão ver notícias do mercado na totalidade lá no BBM, JBox e @pride_anime, por exemplo. Gostaríamos de agradecer aos colegas e amigos que demonstraram apoio ao blog nessa situação.

Espero que entendam e até o próximo post.

Deixe um comentário