Captura de tela 2024-07-09 154128
Se cavar mais um pouco, você dá de cara com "Arifureta"

A Temporada de Verão de 2024 está rendendo estreias ótimas, outras muitos boas, algumas bem aquém do esperado e temos o caso de “Hazurewaku no ‘Joutai Ijou Skill’ de Saikyou ni Natta Ore ga Subete wo Juurin suru made” ou como está na Crunchyroll, “Failure Frame: I Became the Strongest and Annihilated Everything With Low-Level Spells” (sem condições para esses títulos enormes), que se ficar um pouquinho pior, fica perfeito!

Sinopse: “Touka nunca chamou atenção na escola. Quando ele é convocado para outro mundo com seus colegas, sua habilidade não muda. Eles adquirem novas habilidades de alto nível, exceto Touka, que é tido como um fracasso e mandando para as ruínas antigas pela deusa Vicius. Acontece que suas habilidades de baixo nível talvez não sejam tão inúteis, afinal. Agora ele busca vingança contra a deusa e sua verdadeira natureza é revelada.”


Para quem não sabe, ou é novo ou só desconhece, aqui no blog existe um meme interno chamado “Arifureta” (tem review aqui). Ele tem de tudo um pouco daquilo que a gente mais tende a detestar nesses tipos de obras: machismo, umas gurias que não servem para nada e ficam orbitando o protagonista e um Q de misoginia. PORÉM, ele é tão ruim, mas TÃO RUIM, que ele consegue dar a volta e fica maravilhoso, porque simplesmente não dá para levar uma vírgula do que é falado ali a sério. Eu sei que tem gente que adora ele porque adora a história, mas é uma produção tão desastrosa, com um texto inconcebível e uma direção que por deus(???), não tem como não rir enquanto assiste aquele suprassumo da NÃO qualidade de animação japonesa (procure vídeos com cenas da 1ª temporada no YouTube e não irá se arrepender). Por que estou falando de “Arifureta” em “Hazurewaku”? Bem, porque se você cavar mais um pouco e o anime ficar pior, você achará um alçapão que levará direto para Arifureta.

Praticamente um filme de terror

O texto é tããão absurdo e tão gratuito, que a certa altura, de início, cogitei que quem está escrevendo era o autor de “Mahou Shoujo Site”. Não era o caso. Mas brincadeiras a parte, é algo que vai escalonando e não para mais. O anime, com menos de 10 segundos de episódio, tem uma cena do protagonista, Mimori, ainda criança, apanhando do pai ou padrasto enquanto seu parente ri descontroladamente. A cena corta e vamos para o presente, em que toda a turma do protagonista está num ônibus (muito mal feito por sinal) indo para algum lugar, que não se sabe qual é, e tem um personagem completamente caricato (Shougo Oyamada) importunando a Ayaka (que com certeza vai ser waifu do PROTA) por, PASME, ela gostar de romances.

Quando eu falo que o texto é muito absurdo, é disso para pior. Porque além dessa cena completamente sem nexo, ainda dentro desse ônibus, em outro momento, o professor responsável da turma ainda diz para não incomodarem o aluno, porque seria um problema um suicidio de um jovem para ele depois. É um problema por ser um crime? Não! É problemático, porque depois ele que teria que responder por isso. Enfim, a turma toda é invocada para outro mundo, e lá eles conhecem a Deusa Vicius, que fala que eles foram invocados para lutar contra o demônio não sei das quantas, precisam deles, etc. E ali mesmo começam um teste para ver a aptidão dos personagens. O mais importante entre todos aqui são: a Ayaka,que fica no ranking S (o mais poderoso) e com certeza em algum momento vai se aliar com o protagonista; o Takuto Kirihara que também é ranking S e é meio que o ‘líder da turma’ sendo o cara esnobe; as irmãs Hijiri e Itsuki Takao, também ranking S, que arrisco a dizer que eventualmente ficarão do lado do protagonista; e o Tomohiro Yasu que despertou um poder maligno e não tenho dúvidas de que vai ser vilão.

O Mimori, por outro lado e sem surpresa, é ranking E e é enxotado pela turma. A Deusa o descarta e o manda para uma masmorra onde jogam bandidos e criaturas perigosas. Isso seria a chance dele de sobreviver, pois se ele conseguir retornar, ele é digno e está livre de quaisquer responsabilidades que teria naquele mundo. Ele então jura vingança contra o povo que estava lá e é isso.

Eu falei toda essa apresentação do episódio com a sinopse, e talvez possa estar te lembrando algo… pois é. É quase que exatamente a mesma premissa de “Arifureta”! Tirando a Deusa que não tem, nesse começo e o fato de quase toda sala já odeia o protagonista, é a mesma sinopse (copia, só não faz igual feelings). Eu até fui pesquisar para ver se quem assinava o roteiro e não era o autor de Arifureta. Mas quem publica a novel original é a mesma editora de Arifureta. Não duvido que eles tenham encomendado esse daqui, já que Arifureta, por muitos anos, foi a principal obra deles que teve alguma repercussão na sua adaptação animada.

O Rub detestou a Deusa, mas eu gostei, ela é meio descompensada.

O @rubnesio acha que o anime precisa piorar mais para chamar ele de “Arifureta 2.0” ou “Novo Arifureta”. Eu já estou mais propenso a pensar que está quase no mesmo nível. Mas independentemente disso, fato é que eu me diverti horrores. De um certo momento, até o final, não parei de rir. A animação é pavorosa e o CG pior ainda. Se seguir como eu espero e tiver cada vez mais criaturas complexas e maiores, essa animação em computação gráfica só vai ficar pior, o que é ótimo! Só faltou um jazz de trilha sonora. Aí ficaria perfeito!

Enfim, espero o pior desse daqui, para o meu delicioso entretenimento. Recomendo? Absolutamente não! Mas se quiser conferir algo MUITO RUIM e rir dos absurdos, é uma boa pedida. ^^

Êta CG bonito! CG bem feito!!!

Deixe um comentário