
Hoje, dia 7 de Junho, começou a ser publicado no Japão “Hitorimi Desu” (ひとりみです), mangá da Akiko Morishima. A obra está sendo publicada na revista CandleA (Josei), da editora KADOKAWA. A obra nasceu como uma publicação independente e agora, passa a ter um lançamento ‘profissional’.
A obra é sobre uma lésbica de 60 anos que está “sozinha”, sem esposa ou namorada. Mesmo vivendo uma vida pacata, sem grandes novidades, ela às vezes pensa no tempo que lhe resta… E há mulheres ao seu redor que estão passando por uma encruzilhada em suas vidas… Segundo a autora, a obra não retratará apenas personagens lésbicas, mas também outras minorias sexuais de várias idades e origens.
O mangá será publicado de forma mais frequente nos seus primeiros capítulos, passando a ter 1 capítulo por mês a partir de Julho! O cronograma dos capítulos iniciais:
- Capítulo 2: 14/06 (sábado)
- Capítulo 3: 21/06 (sábado)
- Capítulo 4: 28/06 (sábado)
- Capítulo 5: 26/07 (sábado)

A CandleA é uma revista recente, foi criada em Outubro de 2024 pela KADOKAWA. Um aspecto muito legal da revista é que a proposta dela é ser uma revista de demografia feminina, mas que tem com coluna principal trazer histórias, personagens, relacionamentos e emoções que são social ou culturalmente considerados “inexistentes”. “Tsukuritai Onna to Tabetai Onna“, um dos Yuris mais populares da atualidade, passou a ter seus capítulos publicado nessa revista também (originalmente, a obra sai pelo selo da Comic it).
A Akiko Morishima é uma figura muito recorrente no mangá Yuri. Ela tem uma longa carreira no gênero, tendo iniciado suas publicações no final dos anos 1990 na revista Anise, uma revista volta para lésbicas e mulheres bissexuais. Ela possui várias obras e muitas delas são antologias de obras delas ou que ela participou, como a famosa “syrup“, da Comic Yuri-Hime (Ichijinsha).
